Novo aquariofilista (julgo eu)


morton

Recommended Posts

Boa noite, primeiro post aqui no forum :wink:

 

A uns dias no meu aniversario deram-me um aquario, algo que eu ja queria a muito tempo!

 

As medidas dele sao 80 * 30 * 45 e tem 90 litros.

 

Ja levou o anticloro e mais outro produto que me deram na loja para criar ambiente. Esta assim a 72 horas.

 

Tenho varias duvidas, o sr da loja disse para mudar a agua de 6 em 6 meses (nao totalmente claro mas faseado), tenho visto aqui no forum pra fazer regularmente algo como de semana a semana.

 

Outra coisa é que aqui dizem que para esperar de 15 a 30 dias para colocar la peixes (e alem disso fazer todos os testes de ph, amonia, nitratos, nitritos etc...) na loja disse-me que 24 a 48h "espetar" la com os peixes!! (nao falei a sr da loja ke tipo de peixes tava a pensar)...

 

Penso em por plantas mas disse-me na loja que os ciclideos dao cabo de tudo, tenho ke pensar bem nisso, porque fica muito mais bonito!!

 

Quanto as pedras posso por qualquer uma? Desde que devidamente lavada? Ainda nao fiz testes a agua mas o sr da loja aconselhava para ciclideos uma pedra calcaria...

 

Entretanto se for tendo outras questoes coloco cá.

 

Mais...

 

Como sou novo nisto embora ja tenha preferencias por alguns peixes (em termos de beleza) gostava que me aconselhacem mais ou menos quantos peixes por, em quanto tempo (faseado, ou nao??!), e quais os peixes!!

Por acaso gosto de Oscars, guppys, o limpa vidros, o papagaio (embora ja li devidamente a sua origem nao deixo de achar piada), escalares, ciclidios.....

Sem ter em conta estas minhas preferencias ate porque ja li bastante sobre limitaçoes de adaptaçao entre eles, espaço etc etc... gostava que me recomendassem o que por e porque (se nao for pedir muito claro) :lol:

 

Depois conforme gostar ou nao vou decidir-me :P

 

Ja nao me alongo mais, para 1º post ja chega :D

 

Obrigado antes de mais pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas e bem vindo,

Em relaçao a meteres os peixes se compraste acondicionador (anticloro), podes meter os peixes de imediato, se nao terias que espera 24h, para o cloro desaparecer da água, quando se monta o aquario pela primeira vez convem esperar, 24 a 48h para se ir afinando, a temperatura etc.

Em relaçao a o areao o de silica normal, e depois podes decorar com pedras, que nao te alterem o PH da agua.

Em relaçao aos peixes, acho que se é o teu primeiro aqua deverias começar pelos vipiparos que sao os mais faceis de manter e criar, tipo espadas molys , gupys. depois entao, ires avançando para peixes, mais problematicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro G?

E o ciclo...fica para quando?

 

Não te esqueças que se tem de fazer o ciclo do azoto.

 

Os acondicionadores podem acelarar... mas não é por agora...anticloro e acondicionador...e pimba já ta...

 

A que ter paciencia...

 

Esse lojista é simplesmente mais um que anda ai, porque não lhe deram trabalho em mais nenhum sitio.

 

Devem se fazer tpa´s de 3 em 3 dias... pa i de 20% de água...mas isso depende dos peixes...

 

Mas podes fazer de semana a semana....

 

Essa dos 6 meses é que me matou...

 

Pensa bem em que peixes queres por...le bem... procura aqui nos subtopicos...

 

vais encontrar muita informação...

 

LE bem as fichas sobre os peixes...

 

quando te decidires...ve o ambiente para esse peixe ...e tenta lhe dar uma boa vida...

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior é que ele disse de ano a ano! LOL de mais....

 

Eu é que disse, não é melhor mudar antes? E pronto ele disse que se preferir podia ser 6 em 6 meses. Ja agora essas TPA's como faço, tiro a quantidade de agua com a bacia/magueira (o que for) e introduzo agua nova? Com ou sem algum tipo de tratamento?

 

Gosto muito de coridoras albinos e de guppys!! Penso que estes sao para cardume certo? Acham que devo por uns quantos? E posso por todos de uma vez? Acham que é sao bons peixes para serem os primeiros a ser colocados no aquario?

 

Desculpem tantas perguntas, mas é que sou realmente novo nisto e gostava de aprender tudo direitinho.

 

O ciclo do azoto como sei quando está concluido? Tenho que comprar aqueles testes todos pa ph, amonia, nitritos e nitratos!! Alguem sabe algum sitio barato e anda a volta de que valores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por cory com guppys :wink:

 

ao mesmo tempo...

 

Mas olha por que nao fazes só um de guppys..?

assim farias criaçao..

punhas plantas de criaçao boas para guppys, nem te davas ao trabalho...e iria sempre aparecer guppys novos ... lol.

 

é uma ideia.

 

Os tpas sao recompensadas com agua tratada..ou agua descansada, ou seja agua com produtos...ou agua que esteve uns dias previamente a repousar...de modo a não ter cloro :D

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que plantas sao essas? So se encontram em lojas da especialidade ou em qualquer horto?

Como penso ke ja disse o sr da loja disse ke os ciclidios iam dar cabo das plantas! Dao ou nao dao?

 

Quanto as TPA's quer dizer que me basta por um pouco de agua numa bacia em repouso devidamente protegida pa não apanhar lixo, basta o repouso ou preciso deitar algum produto?

 

Mais uma duvida :wink: (desculpem la)

 

Tenho ideia de ter visto aqui no forum, que mesmo com o aquario vazio deitar la um pouco de comida, para criar ambiente??? É verdade isto ou é informaçao errada?

 

Os guppys sao bons para primeiros peixes e para um aquario comunitario?

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cicledeos vs plantas ?

Penso que não façam assim tanto mal a plantas...

Mas isso depende dos cicledeos...

 

Os americanos não fazem...

Os africanos já são capazes de estragar um pouco ( MAS AVISO JÁ QUE NãO Sei ao certo)

 

Comida para ajudar no ciclo... penso que não...porque só vais aumentar a amonia..porque a comida vai se degradar no fundo...

 

Podes acondicionar água...sem produtos

ou com produtos...

 

com produtos...metes no momento...

Sem produtos...deixas repousar e metes depois de um previo repouso.

 

Eu retiro o cloro de uma maneira simple... manda para um garrafao com alta pressão ( o que faz dissipar o cloro) e depois agito :wink:

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Bem vindo ao fórum e a este fantástico hobbie.

As TPA’s podes arranjar algum um garrafão de água (vazio) colocas a água e com uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar pões a mesma a funcionar um dia. Essa agitação permite-te livrar-te do cloro.

Quanto ás mudanças, se puderes compra daqueles sistemas de limpeza de fundo (aspirador), assim enquanto mudas a água sempre limpas o fundo de detritos que se irão acumular durante o funcionamento do aqua. Os peixes com os seus detritos e a sua alimentação sujam sempre a água, o que de vez em quanto convém que mudes a água.

Conheço pessoas que nunca aspiram o fundo do aqua e que apenas adicionam água. Eu pessoalmente mudo e limpo o aqua todas as semanas.

É uma questão de aprendizagem e com o tempo de certeza que irás tendo essa sensibilidade.

 

Quanto ao ciclo esse demora sempre tempo, existem aceleradores do processo á venda, bactérias, etc. mas tens de pensar no equilíbrio. Esse equilíbrio apenas é conseguido gradualmente, e por fim apenas com paciência.

Tu poderás colocar uma série de peixes, poderás ter sorte, poderás ter azar. Agora tu e apenas tu terás que avaliar se estás disposto a passar por isso.

Não quero que te assustes, mas conheço imensas pessoas que compraram aquas, colocaram peixes e passados uns meses já acabaram com tudo. Deixo-te a reflexão.

 

Quanto aos peixes deves ver realmente o que queres: aqua comunitário ou um aqua com determinadas espécies? Aqua plantado, com poucas plantas ou sem plantas?

 

Aconselho-te a tentar saber qual é o tipo de água que tens (PH e essas coisas todas) assim avalias melhor que tipos de peixes colocas. Não cedas à compra por impulso, pois são os animais que sofrem, matam-se uns aos outros ou destroiem as plantas que tens no aqua.

 

Quanto às plantas segue sempre no sentido da iluminação que tens.

 

Agora para o início coloca um peixe resistente e vai gradualmente aumentando a população e que essa população seja compatível. Lembra-te que existem peixes que vivem melhor em cardume e por isso terás que prever com antecedência o que vais adquirir, só assim poderás ver comportamentos naturais nos animais que mantém e não sintomas de nervosismo ou então do peixe estar sempre escondido.

 

Outra coisa: errar é humano, mas se pudermos reduzir os riscos de erro conseguiremos evoluir mais depressa neste hobbie

 

Boa sorte e vai dando actualizações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em cima falas nos guppies. Porque não experimentares esses?

Podes manter em cardume, reproduzem bem...

Uma corydoras. Algumas são bonitas e para mim são peixes muito engraçados. Tinha um pequeno cardume, mas morreu uma :( , já tinha 3 anos. Tenho de comprar mais algumas, para completar o cardume.

Fica bem e escolhe bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, desculpem, o ciclo esqueçi.

Em relaçao ao ciclo, sera, teres o minimo possivel de peixes, para este começar (as bacterias começarem a fixar-se), depois, ires adicionando mais peixes, mas devagarinho.

Em relaçao ao Escalar, nao sei se será boa ideia de incio, se vais ter peixes de pequeno porte, quando ele crescer, vai lhes chamar um figo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora para compreenderes melhor, o que o ciclo:

 

Os peixes, libertam excrementos, a comida, estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos

 

O "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos.

 

 

Um abraço

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora para compreenderes melhor, o que o ciclo:

 

Os peixes, libertam excrementos, a comida, estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos

 

O "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos.  

 

 

Um abraço

 

Pedro g

 

 

:arrow::(

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gosto de Oscars, guppys, o limpa vidros, o papagaio (embora ja li devidamente a sua origem não (palavra corrigida) deixo de achar piada), escalares, ciclidios.....

 

O óscar é impensável para um aquário desse tamanho. Quanto ao papagaio...achavas piada não conseguires fechar a boca porque se tinham lembrado de fazer um cruzamento entre ti e outra espécie? Quem compra sem estar informado ainda tem desculpa, agora quem já sabe...

 

Espera algum tempo antes de começares a colocar os peixes. Lê bastante e coloca aqui as tuas dúvidas.

 

Começa por ler isto: http://faq.thekrib.com/pt/

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo já agora...consegues arranjar uma boa fixa sobre os papagaios...

 

Tenho interesse em informar-me sobre a especie :D

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gosto de Oscars, guppys, o limpa vidros, o papagaio (embora ja li devidamente a sua origem não (palavra corrigida) deixo de achar piada), escalares, ciclidios.....

 

Quanto ao papagaio...achavas piada não conseguires fechar a boca porque se tinham lembrado de fazer um cruzamento entre ti e outra espécie? Quem compra sem estar informado ainda tem desculpa, agora quem já sabe...

/

 

Alguem falou em comprar papagaio? Onde? Apena disse que achava piada.

 

Entretanto hoje estive a ver, e vou começar por corydoras albinas, e depois um peixe limpa vidros!

 

Posteriormente guppys e gostava de saber se mollys, neons cardinais se dao bem todos juntos.

 

Ou seja em resultado, corydoras albinas, guppys, mollys, neons cardinais e o limpa vidros!

 

Depois disso, quais os peixes de porte maior que sao compativeis sem os comer!! É que gosto muito de Oscars e escalares mas ja sei que estao fora de questao, ora, sem ser esses quais posso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz por aqui uma pequena pesquisa.

Guppies e Neons são peixes de águas destintas.

No entanto tenho lido aqui no fórum que alguns membros têm mantido as duas espécies juntas.

Um conselho: não compres tudo de uma vez. Vai devagar mas firme.

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser que sirva para qualquer coisa...

 

AQUA-O Começo.

 

Uma Filtro Externo, comprem um bom pois vai facilitar a vida, tipo só precisam de lhe mexer 1 vez por mês.

1 ou 2 aquecedores, tipo o aquário é de 100L dois de 75W, a velha filosofia de se um avariar têm o outro, luz, se o aqua não tiver, têm várias opções, desde suspensas até dentro da caixa do aqua se a tiver

 

Montagem do aquário, até ter peixes demorará certa de 3 semanas a colocar o primeiro, logo tudo isto é para se fazer com calma...

 

desenhar o layout que se vai pretender,

qual o fundo, que plantas, que peixes, pedras e afins

 

depois de escolhido é mãos à obra

 

Dia 1

 

comprar as plantas

coloca-se solo fertil ver produtos da sera, ou outros, coloca-se as pedras por cima e pelos lados solo africano ou outro ...é o que se está a usar agora e fica bonito, coloca-se os aquecedores e as tubagens das bombas encher o aqua aí um palmo e colocar as plantas encher até a cima e colocar a filtro a funcionar, para começar a limpar a água e a ciclar colocar acondicionador de água e nitrivec para as batérias colocar e programar o temporizador para a luz e colocar a luz também a funcionar a partir daí

 

Dia 2 até dia 15

 

Colocar o primeiro peixe.

ir limpando o filtro até a água ficar +/- cristalina, isto para a água ficar mais rapidamente cristalina, e as batérias irão se formando no filtro mudar 20% de água por semana, não esquecer o acondicionador

 

Dia 16

 

Se tiverem optado por peixes pequenos de cardume, coloquem aí um cardume de uns 5 peixes por semana/quinze dias

 

ao fim de um mês após o inicio têm o aqua com plantas naturais e dois cardumes de peixes,

 

escolham plantas resistentes, as de rápido crescimento no fundo, tipo egéria densa e afins e tapetes à frente tipo riccia, glosso e pelo meio ficam as anúbias e afins

 

a partir daqui e se seguirem o plano já estão familiarizados com o equipamento, já fazem podas às plantas e alimentam diariamente os peixes,

 

Trabalho de manutenção

 

mudar água 1 vez por semana duração da tarefa 10 minutos alimentar/diariamente 5 minutos para poderem vê-los a comer, ou colocam alimentador automático duas vezes por dia podar as plantas só quando necessário para aí 10 minutos cada 15 dias limpar o filtro 1 vez por mês se for dos exteriores e com boa capacidade, tipo 2222 ou 2224 devem chegar para o vosso aqua, duração 20 minutos

 

Investimento maior - bomba, flora, fauna e iluminação se não tiverem

 

claro que se tomarem o gosto pela coisa os valores apresentados crescem enormemente...pois querem ajustar o layout, e mais plantas e mais peixes e mais criações e mais ...

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que comprar as plantas!! E pedras que me aconselham? Ir procurar na praia?

 

Sim, fica mais barato :) . Mas antes de tudo, deves saber quais as características da água que utilizas. A escolha dos peixes deve ir ao encontro da água que tens para lhes dar (espécies de águas macias e ácidas ou duras e alcalinas). As rochas calcárias aumentam a dureza e pH da água. Por isso, podem ser (ou não) prejudiciais...

 

 

 

O filtro estava a pensar num interno! Um eheim 2010 ou um 2210!! Que acham...?

 

Para a litragem do teu aquário, seria muito melhor um filtro externo. Sempre te dava mais margem de erro e menos dissabores

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podia fazer 1000 litros hora... O problema é o volume de matérias filtrantes que leva, ou seja, a sua capacidade de filtragem biológica: espaço onde se fixam as bactérias benéficas.

 

E os dissabores podem vir mesmo daí. Uma elevada carga biológica (muitos peixes + muita alimentação) pode levar a picos de amónia e envenenamento dos peixes, se a filtragem não estiver à altura...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.