Escalares desde pequenos com Tetras.... Há problema??


Tiaago

Recommended Posts

Olá!!

 

Depois de alguns problemas iniciais com o meu aqua de 240l (200uteis), como algumas mortes (que ainda acontecem, mas sem frequencia) como foi o caso de uma corydora e uma guppy femea que não os encontro nem vivos nem mortos... eis que me parece que tenho o aquario minimamente estavel... tenho já há 3 semanas (colocados em varias fazes) 1 pleco, 8 cardinais, 6 neons, 5 guppys macho, 1 femea (coitada) e vários (15 talvez) guppys mto pequenos que já comem e anda por lá no aquario sem problemas de maio.

 

Não costumo fazer TPA porque diariamente deito cerca de 5 a 7 litros de agua tratada com anti-cloro, o que faz 50 litros 10 em 10 dias (25%). Acham que mesmo assim devo fazer algumas TPA?? só fazia quando via lixo no fundo, algo que n tem acontecido desde que tenho corydoras.

 

A razão para tar aqui a postar é para perguntar , se posso colocar "de rajada" uns 14 Tetra? e talvez umas 2 corydoras?

 

 

Todos os tetra são "afectados" pelos escalares? e os cardinais? é que também quero por 3 ou 4 escalares, mas muito pequenos (3 a 4cm) para se habituarem à ideia de não comer os tetra...

 

Já agora, que aconselham? colocar primeiro os tetra todos que quero e mais tarde os escalares ou coloco ja os escalares e ponho depois mais alguns tetra?

 

O aquario tem algumas plantas, dá para os mais pequenos se esconderem.

 

Obrigado desde ja pela ajuda.

 

Abraço a todos.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tetra que lá tenho são NEONS e tenho também alguns cardinais.

 

Quero aumentar o numero dos Cardinais e quero por uns Tetra novos (ainda não sei bem quais) mas talvez uns Tetra Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) e/ou Tetra Limão ;

 

 

Ou seja, quero pelo menos 2 cardumes. 1 de Neons e outro de Negro ou Limão.

 

Realmente só me tinha referido aos Neons.

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo quando habituados com os tetra desde pequenos? e acontece com todos os tetra?

 

 

é que queria comprar os escalares muito pequenos. estive no outro dia numa loja e tinham lá com uns 4/5cm....

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas foram todos ou só alguns??? :wink:

 

 

é que já li por ai que não havia grande problema, mas agora não sei que fazer... queria muito por os Escalares, mas tou com medo..

 

O problema mantem-se com cardinais? ou é so mesmo com tetras? falaram-me que os cardinais não era tão atingidos...

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tiaago
!!

 

Essa questão de juntar escalares com tetras, é quase tão velha como a aquariofilia!!!

 

É preciso realmente muito espaço... e na maioria das vezes, a resposta é NÃO!

 

Os escalares, quer queiras, quer não, vão acabar por crescer para aí do tamanho da palma da tua mão... e com uma boca tão grande e um instinto tão apurado, os neons e os cardinais são uma tentação muito grande!! Agora, depende também muito de outras questões... Se os tetras têm locais de fuga e esconderijo, se têm espaço para sair da frente dos escalares, e principalmente do temperamento dos escalares!! sim, porque se forem mesmo predadores, não há muito a fazer... mas colocar uns 4 ou 5, pode ser a melhor opção, porque acabam por andar entretidos entre si!!!

E eu digo isto, porque sei, que se estás a pensar nisso, vais acabar mesmo por comprar os escalares, mais cedo ou mais tarde!

 

E aí eu preocupava-me mais com os guppys... São demasiado vistosos e chamativos para os nervos dos escalares!!!

De qualquer forma, manter os escalares bem alimentados ajuda!!

 

Voltando à resposta... eu disse que a maior parte das vezes a resposta é não... mas também vai haver casos em que a resposta é sim!!! Eu decidi arriscar! Tenho um aqua de 90 lts, com 2 cory, 2 bótias palhaço, 2 escalares, 6 nariz de bêbado e 4 neons. E há um ano que não tenho uma baixa, e os escalares já estão no aqua há um ano e meio com os neons e nariz de bêbado (que são espectaculares em cardume!!). Inclusivamente os escalares desovaram umas 4 vezes (sempre sem maternidade) e na última consegui mesmo que nascessem os alevins e ainda aguentaram uma semana ao cuidado dos pais... Da próxima já os transfiro para um maternidade a tempo e com condições....

 

Mas isto para veres, que apesar de NÃO, às vezes, até podes...

 

Depende... também da sorte... Mas é um risco... além de as características necessárias da agua para cada peixe serem diferentes... informa-te bem, e pensa que queres correr o risco.

 

Boa sorte!

 

Cumps,

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.