Rasboras na Pradaria


Miguel Silva

Recommended Posts

Finalmente...

 

Espero virem criticas desse lado

 

SetUp:

Montagem- Junho 2006

 

Dimensões- 100x45x45= 202

 

Filtragem- Eheim 2215 (620l/h)

Percurso da água ao ser filtrada

 

-Mecânica

Cerâmicas Eheim

1 Esponja Azul

 

-Biológica

Massas Porosas “EHEIM”

Esponja tipo lã de vidro

 

Iluminação (made by Ramirezi - aqui o homem aplicou-se :twisted: )

- 2x70w HQI - (Osram 4200K)

- 2x39w T5 - (Osram 6500K)

 

Co2- injecção de botija com válvula solenóide – 2 bolhas por segundo, distribuida através de 1 difusor com pedra cerâmica.

 

Aquecimento- 1x150w-Jager

 

Substrato-

1ª Camada - 2L Power Sand

2ª Camada - 25L Akadama (granulometria baixa)

 

Parâmetros da Água

Temperatura 27º

PH- 6.8

KH- 3.36

GH- 3.36

NH4- 0.00

No2- 0.00

No3- 5.00

Po4- 0.25

 

Manutenção: trocas de água semanais de 20%

 

Fertilização :

Dia 1-2-3-4-5-6

N-P-K (DIY), TMG da Trópica, Ferro da Seachem

Dia 7

TPA

 

Fauna

-10 Caridina Japónica

-40 Rásboras Arlequim

-3 Crossocheilus Siamensis

 

Flora- Eleocharis Acicularis

 

Decoração- Pedras Basalto

 

 

Desculpem a qualidade das fotos

 

O primeiro dia (o mais divertido)

Pic_9774_23.jpg

 

Passados 10 dias (altura das dores de cabeça e paciência quase esgotada, reparem bem nas algas filamentosas :twisted: )

Pic_9774_24.jpg

 

Actualmente e depois de muito trabalho e paciência

Pic_9774_25.jpg

Pic_9774_26.jpg

 

 

Coloquei estas três fases para quem nunca montou um Iwagumi aperceber-se do quanto se sofre até ele ficar bom e mesmo agora tenho que andar sempre em cima, OK, tenho alguma culpa com tanta luz não posso pedir milagres :twisted: , mas aprendi bastante e é isso que interessa :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parabéns ta-se a compor. quando tempo é que andaste de volta das pedras ate ficares satisfeito?eu agora costumo começar os layouts as 9 da noite e acabar por volta das 4 da manha (é assim que me saiem melhores) :twisted:

com essa altura de aquario podias beneficiar o layout com rochas ligeiramente mais altas. ficava bem aí um fundo de 2 tons azul e branco

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente. Era mais ou menos isto que estava a pensar fazer na minha próxima montagem com preocupações. (Em vista um iwagumi) (Já tinha comentado até com alguns membros.) A única diferença é que as pedras vão estar dispostas de outra maneira (óbvio), graças à 'Natureza' do hardscape (basaltos). Em termos de flora também tinha pensado em algum muito dentro desse género, à excepção da adição da Calitrichoides (no plano mais chegado) e ao domínio da Eleocharis mínima no último plano.

 

Quanto à montagem, é o estilo que mais gosto. 'Simples' e arrumado.

 

Forte abraço,

Fábio Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando tempo é que andaste de volta das pedras ate ficares satisfeito?eu agora costumo começar os layouts as 9 da noite e acabar por volta das 4 da manha (é assim que me saiem melhores)

 

Por acaso tive bastante sorte nas pedras disponiveis aliado á quantidade que tinha, ter bastantes é o ideal para definir bem o Layout caso contrário nunca ficas satisfeito

 

ah, está escondida mas tem lá "uma" rocha da :twisted: , o que ajuda bastante na projeção mental da perspectiva :twisted:

 

 

com essa altura de aquario podias beneficiar o layout com rochas ligeiramente mais altas. ficava bem aí um fundo de 2 tons azul e branco

 

Sim também pensei nisso mas como não tinha pedras altas :twisted: , mas olha que agora que o referes e estando a olhar para ele acha que ia ficar desproporcional pois apenas tem 1m de comp.

 

O fundo: gosto dele assim, sem nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

O layout está agradável. Com tanta luz, o desafio é grande para manter isso limpinho e saudável. Já dominas a ciência das algas. É preciso é não desesperar. Elas vão tal como vêm. Tem que se dar tempo ao aquário para equilibrar.

 

Concordo com o Clint no que diz respeito à altura das pedras e reforço um pouco mais a sugestão com a adição de calhaus mais pequenos espalhados em roda dos grandes. Mas fica para o próxima. É preciso é ir tentando até encontrarmos o ponto quase perfeito. A Eleocharis para mim é das plantas mais bonitas que temos à nossa disposição. É sempre bom vê-la em destaque em aquários deste estilo.

 

P.S.: as fotos estão com problemas em aparecer. :twisted:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio-

é isso mesmo, há que tentar, não é fácil mas garanto que um gajo fica com outra "estaleca" nas dosagens de Nutrientes.

 

 

Boas André

 

Dominar a ciência das algas tem muito que se lhe diga, mas sim posso dizer que as apanho quase antes de elas aparecerem :twisted:

 

Concordo com o Clint no que diz respeito à altura das pedras e reforço um pouco mais a sugestão com a adição de calhaus mais pequenos espalhados em roda dos grandes.

 

Essa do Clint :twisted::twisted::twisted:

Eu tinha bastantes calhaus pequenos mas a Eleocharis é bastante alta para o efeito, se soubesse tinha colocado a minima :twisted:

 

Quanto ás fotos: porque será???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao deve ser. eu também nao vejo. pode ser o servidor onde estao as fotos que esteja em baixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, gosto bastante, especialmente a disposição do basalto... Porque é que eu não fui para o basalto, porquê?...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Aqui vem o gajo do costume apontar defeitos :lol:

Acho que pecaste num ponto, o espaçamento entre o volume das pedras. Se o volume da esquerda não estivesse tão encostado ao vidro, darías uma noção maior de equilibrio e não deixavas a zona do centro tão vazia.

Eu sei que vai ser trabalhoso mas uma tesourada nessa eleocharis daria um aspecto mais limpo e evidenciavas mais as pedras. Tenta podar da frente para trás, mais curta à frente subindo gradualmente até meio do áqua. Atrás não cortava, deixava-a crescer o máximo possivel.

 

Vai actualizando :lol:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André:

Obrigado

 

Mendez:

é fácil, desmonta tudo e volta a montar :lol:

 

Filipe:

a tua 1ª frase é a pura das verdades mas isso é um dos motivos que eu continuo a frequentar este excelente fórum é para ouvir "gajos" como tu :lol:

 

acredita que quando eu acabei de montar o LayOut disse para um membro aqui do Fórum, "quando o FAAO vir isto vai vir com a história do enquadramento, triangulação e etc,etc..." :lol:

 

quando o montei experimentei colocar a zona esquerda mais ao centro mas dava uma sensação de um Aqua bem mais pequeno, quando o configurei assim reparei que este Aqua de 1m parecia os 6500Km do braço amazónico

 

quanto á poda: sim tenho a mesma opinião, cortei ao inicio para icentivar e agora só a corto quando tiver a área toda preenchida pois a altura dela para já está a ajudar-me a controlar os niveis de nutrientes (não tem sido fácil)

e cortar de baixo para cima é já minha intenção e por isso rampeei a Akadama

 

continua a criticar, alíás gosto de te ouvir, (ver "escrito")

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acredita que quando eu acabei de montar o LayOut disse para um membro aqui do Fórum, "quando o FAAO vir isto vai vir com a história do enquadramento, triangulação e etc,etc..."  :lol:

 

Triangulações e enquadramentos é mais para "treinadores de bancada", não se aplica ao teu caso! :lol:

 

Abraço e continua a dar-lhe com força... ou será de força! Bem... :lol:

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara parabens seu aqua ta maravilhoso, posta mais algumas fotos ai pra gente!

 

Meu sonho é montar um aqua so de rasboras, ja tentei ter umas no meu aqua comunitário mas perdi todas, acho que umas 10.

 

Mas quem sabe futuramente monte um.

Parabens novamente, nao esqueça das fotos.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

João Machado: podemos inverter as coisas e proceder-mos á troca de casas, não te quero ver :)

 

Leonardo: eu também gosto muito dos Rásboras e melhor ainda, são dos mais baratos :D

Quanto ao resto :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Estava bastante curioso para ver este Iwagumi. Como sabes tenho pena de teres desistido da Pogostemon helferi porque achava que isso dava um toque de originalidade neste tipo de aquascape. Mas por outro lado, pela expriência que tenho com essa planta, acredito que não seja fácil mante-la em óptimo estado para um Iwagumi a longo prazo.

Mesmo assim acho que está muito agradável, gosto particularmente do "monte" do lado esquerdo, se bem que as pedras mais pequenas vão ficar abafadas pela E. acicularis se te descuidares nas podas.

Já pensaste em E.minima para a parte da frente?

 

Quanto ao fundo, concordo com o Pedro. Talvez uma coisa em "degradé" fosse o ideal para um efeito de céu/horizonte.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a ver que nunca mais amostravas isso,

eu acho que esta um aquario muito simples e giro ´so falta ai uma podazita e as pedras podiam ser um pouco mais altas como já disseram, mas é complicado arranjar, nè?

 

parabens

 

P.S. então o de 150cm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaoavo:

... um dia tinha que ser ;)

 

Não é problema de manter as Helferi, pois até acho que são bastante fáceis o problema mesmo é elas crescerem demasiado rápido e interferirem na área da Eleoc.

 

Sim pensei na minima mas não ia resultar pelo menos agora, porque não consegues separar uma da outra, elas crescem e vão-se misturando, como já disse atrás deveria ter metido desde inicio a minima.

 

Quanto ao fundo vou o deixar assim, pode não parecer nas fotos mas ao vivo o facto de não ter o fundo fica a parecer que o Aqua tem mais profundidade.

 

Pedro Joel:

quanto á poda não me chateio muito, faço-a de vez em quando, senão dou em maluco de tanto ter que podar

 

não é complicado arranjar pedras mais altas o complicado é tentar que um Aqua de 1m pareça ter 1.5m :D

 

Quanto ao de 150cm, actualmente está com discos, acabei por não fazer o Malawi, o gosto pelas Solhas fala mais alto :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguelinho, Miguelinho...demorou mas está muito bom sim senhor...

para ficar melhor só te digo uma coisa..."espei"...

E quando vêm as fotos do aqua dos discus??

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

O aqua do nosso amigo está excelente, digno de se ver.

Ao vivo é um verdadeiro espectáculo ver os rasboras (Que são muitos) naquele belo relvado.

 

Fica bem

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Silva

Se te lembras quando estive ai em casa com o Pedrojoel ja tinhas esse aqua em montagem claro so tinha o areao e as pedras e se nao me engano estavam tal iqual como estao agora ,na altura adorei a disposição delas e agora ainda gosto mais ! :roll:

Parabens esta espectacular.

 

P.S. Quando é que metes ai umas fotozitas do 150 cm com as solhas para nós vermos?

 

Abraço

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.