aquário rachado...(o pesadelo de volta)


Recommended Posts

o meu aquário de 60cm deve ter uma racha no fundo, não sei de que tamanho é, mas vejo sempre água a aprecer no fundo do aquário, já andei a ver dois tópicos com o mesmo caso que o meu e fiquei confusa, porque não sei o que será mais indicado fazer:

-comprar um aquário novo, se aquele já não tiver solução

-substituir o vidro

-colar um pedaço de vidro em cima

sinceramente eu gosto mais da ultima opção mas tenho medo que depois hajam problemas...o que é que acham???de que espessura me aconselham a comprar o vidro????(afinal sempre é verdade o que dizem sobre os aquários da aquapor...)

já agora vou fazer uma pergunta que pode parecer muito estúpida: os aquários não têm garantia?????

preciso de uma solução rapidamente, para já vou tirar os peixes e a água do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Quando compras-te o aqua, o mesmo vinha com alguns documentos e um deles trás um número de série. É essa a tua garantia. Telefonas para eles e logo vês o que te dizem.

Tive no passado um problema com um aqua que perdia água, telefonei para os senhores da Aquapor e o mesmo foi reparado, sem custos. Problema resolvido.

 

Agora outra questão.

Consegues ver a racha do aqua? De certeza que perde agua pelo fundo?

Porque se for ao centro, a racha pode ter acontecido quando o montas-te. Colocas-te alguma pedra com um pouco mais de força, no fundo? E o transporte do aqua, ele bateu em algum lado?

Parece-me que a ser assim, podes perder a garantia do mesmo.

No entanto poderás sempre entrar em contacto com eles, que quase de certeza eles reparam o aqua caso seja possível. Vê possíveis custos sobre reparação fora da garantia.

Ou então considera a compra de outro aqua, caso a reparação do mesmo seja muito dispendiosa.

Informa-te sempre.

 

Mais uma séria de questões:

A agua perde-se mesmo do fundo? Não será por um dos lados do aqua?

A onde? Por baixo? De certeza? (desculpa estas perguntas, pois quando tive o problema com o meu aqua, pensava que a água é debaixo do áqua, mas o mesmo estava a perder água, ou seja humidade, pela tampa)

É que a agua pode estar a passar pelo caixilho de plástico da tampa do aqua, verifica se na parte de trás existem marcas de escorrências de água.

 

Tem atenção igualmente ao seguinte. Repara/arranja apenas aquilo que sabes que conseguirás fazer, pois a racha poderá aumentar ou então o aqua estoirar, sendo os prejuízos ainda maiores.

 

O que é que te posso ainda dizer:

Se não tens, compra um aqua mais pequeno para colocares os teus habitantes e vê o que realmente se passa.

Ficarás com um aqua quarentena para o futuro e não correrás o risco de chegares a casa e não teres água no aqua ou o mesmo estar estoirado.

 

Fica bem e boa sorte.

 

Vai dando noticias.

 

Desculpem o texto longo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo no fundo porque o aquário está numa mesa de vidro e se eu olhar por baixo consigo ver água no fundo, mas não vejo nenhuma racha...eu já tenho o aquário há mais de 4 meses e não tenho pedras no fundo, apenas areão e umas plantitas...tenho de ver se encontro esses papeis e assim ligo para lá, espero bem que isto se resolva porque só tenho 16 anos e os meus pais não estão com muita vontade de me comprar um aquário novo.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só tenho 16 anos e os meus pais não estão com muita vontade de me comprar um aquário novo.....

 

penso que se falares com os teus pais...eles compreendam o problema... :roll:

 

pelo menos os meus compreendiam... :roll:

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma.

Se não vez nenhuma racha, então apenas estás a perder água por condensação da água, por teres o aqua com a tampa fechada.

Pesquisa bem, procura bem, vais ver que é algo muito simples.

Vê se não tens marca de água escorrida na traseira do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roll::roll:

Martita, já reparaste que és mesmo azarada??? Tudo te acontece neste hobby...é peixes doentes, é aquário...

Eu até ia aí dar-te uma mão, mas estás muito longe. Pode ser que algum membro mais perto se disponibilize. Senão, vais mesmo ter de ir à bruxa!! :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão sérgio, tive quase 4 meses sem problemas no aquário, tava tudo óptimo(os unicos peixes que me adoeciam eram os que eu já comprava doentes) mas desde que voltei de férias está tudo um pesadelo!!!!!! peixes doentes, e mais doentes e doentes outra vez, aquário rachado, plantas a morrer.....isto está um caus, mas não vai ser isto que me vai fazer disistir, o aquário vai ficar bom e os peixitos também(espero eu, mas no que depender da minha persistência.....).agora estou a esvaziar o aquário, meti os peixes num alguidar(+/- 30litros) com termostato e o filtro, já só valta tirar o areão e a turfa para ver o que se passa com o aquário...espero que não seja uma racha muito grande, mas já volto a dar noticias

ricardo, os meus pais são absolutamente contra o facto de eu ter um aquário, dizem que só dá prejuizo e trabalho, nunca se esforçaram para perceber as coisas de que eu gosto, por isso estou por minha própria conta, tenho cerca de 250€ que andei a juntar nos ultimos meses para por no banco (ia depositar o € na próxima semana),mas se não tiver solução e tiver mesmo de comprar um novo, la´terei de o comprar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ponto da situação: após ter provocado uma inundação no meu quarto com mais de 10 litros de água (chão de madeira), ter descoberto que a minha mãe deitou o talão do aquário fora, ter sujeito os peixitos a um enorme stress com esta mudança e ter perdido horas do meu tempo, descobri.....

 

QUE O AQUÁRIO NÃO TEM NENHUMA RACHA!!!!!!!!!!!!!!

 

para tentar explicar isto suriram-me agumas hipotesses:

1.estou maluca/doida (depois disto é assim que eu me sinto)

2. a agua acumulou-se debaixo do aquário vinda não sei de onde

3o aquário deita água pelos cantos (não vejo nada de anormal no aquário)

 

de onde vem a agua na vossa opinião?????

para compreenderem melhor:

há cerca de uma semana atrás reparei que a mesa do aquário estava sempre molhada, mas limpava e não ligava importância (pensava que tinha sido eu ao fazer as tpa´s)

ontem comecei a desconfiar, peguei numa lanterna, pus-me debaixo da mesa e comecei a observar o aquário, mas não via nehuma racha apenas uma manchinha de água infiltrada lá debaixo, então decidi esperar por hoje para ver se aquela água desaparecia ou continuava a deitar água, hoje de manhã tinha a mesa inundada e o chão á volta também todo molhado, ai não me restaram margens para duvidas de que o aquário estava a verter água, mas sempre pensei que fosse de uma racha, esvazie-o e para minha surpresa não encontro nada do que esta a espera e os cantos parecem estar todos bons e bem vedados afinal de contas o aquário tem 4 meses e o silicone ainda é novo... estarei doida?! o que é que eu faço????? só quero voltar a montar o aquário quando tiver a certeza de que tudo está bem, mas como consigo saber isso??ou descobrir o problema do aquário???

 

ah, e respondendo ao membro FinwePalintir, a tampa costuma estar aberta, por isso duvido muito que seja essa hipótese, além disso isto nunca me tinha acontecido e já tenho o aquário há mais tempo, e estamos a falar de uma quantidade generosa de água, duvido que tivesse vindo toda da condensação da água do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que o aqua não esteja mesmo rachado.

Espero igualmente que consigas resolver a situação, vai dando notícias.

Quanto aos teus pais terás de lhes demonstrar que manter peixes não é caro e extremamente gratificante.

Os peixes não precisam de ir à rua, nem preciso de um caixote de areia.

(atenção que não sou contra outro tipo de animais domésticos, pois também tenho outros).

Explica-lhes igualmente que ter um animal dá trabalho a manter independentemente da sua espécie.

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então????não há ideias???sugestões???hipóteses?????

eu preciso de fazer qualquer coisa, não quero manter por muito mais tempo os peixitos no alguidar....acham que monto outra vez o aquário????mas primeiro gostava de ter uma explicação plausivel para o aparecimento daquela água porque eu não quero montar o aquário e amanhã descobrir que está novamente a deitar água!!!!!!

vá lá ajudem-me!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Olha (espero que não leves a mal tratar-te por tu) :roll: eu tive o mesmo problema com o meu aqua de 60cm. E sabes que mais? o problema era a falta de uma placa de esferovite em toda a base do aqua. Simples não? Pois é mas eu não sabia... :roll: Quando a coloquei deixei de ter problemas com o aquario.

Tens uma placa de esferovite por debaixo do teu?

Aguardo resposta.

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, não....

sabes que mais, és um génio, acabaste de descobrir o problema (acho eu.... :?: ) mas o teu deitava água por onde?????era só por causa da placa de esferovite??? :roll: e deitava água logo no princípio uns dias depois de estar a funcionar ou só depois de algum tempo é que o problema surgiu????? é que sinceramente parece inacreditável que uma placa de esferovite faça tanta diferença :roll: pois, vou tentar com a placa de esferovite, talvez resulte.... mais alguém acha que o problema pode ter origem na falta de uma placa de esferovite???????????preciso de opiniões, se mais alguém achar que o problema é esse vou já montar o aquário, porque o que eu não quero é montá-lo hoje e depois ter de tirar tudo outra vez amanha....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, a placa de esferovite serve como amortecedor do aquário. Por exemplo, com as pedras, decoração, etc, o aquário acaba por ficar mais pesado nuns locais do que em outros provocando uma distribuição desigual do peso pela área o que provoca pequenas fendas. Com a esferovite esse peso é distribuido na totalidade pela esferovite evitando assim as fugas. Espero ter explicado bem...

 

É assim, se não tens mesmo esferovite, de certeza que era a falta dela.

 

 

Fica bem e boa montagem do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sabias isso da esferovite, sabia para que é que servia, mas eu não vejo fendas nenhumas no aquário, por onde é que ela saiu???e se a ausencia de esferovite tivesse provocado algumas fendas eu teria de as descobrir porque senão mesmo depois com o esferovite posto as fendas continuam lá e a água continua a sair não é????o teu ficou com fendas???tiveste de o remendar???por onde saia a água do teu????

 

cada vez mais confusa... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fendas? Não faço a minima... :shock: a única coisa que sei é que a água saia mais do lado direito que do esquerdo mas quando coloquei a placa nunca mais tive problemas com a água.

 

Mas é assim, tens bom remédio, colocas o aqua no local que queres com uma placa de esferovite por debaixo, depois enches todo com água (só água) e esperas para ver se deita água ou não. É só uma ideia...

 

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não será uma fuga por uma colagem deficiente dos vidros com silicone?

 

 

Tenta descobrir essa fuga, e põe um bocado de selicone a tapá-la...

 

 

Abraço

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marta,

A Aquapor é em Alverca. Porque é que não vais lá ou telefonas, a expor a situação.

 

O mínimo dos mínimos que eles podem fazer é reparar-te o aquário de borla. Fala-lhes da fama que já têm...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, isso até era uma boa ideia... o problema é que eu não sei o que é que o aquário tem, não quero chegar lá pedir para arranjarem o aquário se nem sei o que é que ele tem, e se não encontrarem nenhum problema ainda vão achar que eu sou maluca!!! pode haver outra explicação para o aparecimento da água, pode ter sido erro meu e não do aquário e é isso que estou a tentar descobrir. agora vou exprimentar o método da placa de esferovite, se não resultar terei mesmo de tratar do assunto de outra forma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é....

nem sinais de água fora do aquário, isso significa que a esferovite resolveu o problema ou que a esferovite absorveu a água ou que o aquário não tinha problema nenhum..mas o que me interessa é que está tudo bem... Nem tudo foi mau, ao montar o aquario outra vez le ficou mais bonito (dentro do vergonhoso :lol: ) mas o mais estranho é que os peixes que estavam doentes ficaram bons com esta grande dose de stress (pelo menos aparentam isso) :):cry::( que coisa mais estranha :( mas o que importa é que se curaram (já nem o bactericida estava a fazer efeito :? ) :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D :D Curaram-se.

Fica atenta, com o stress pode aparecer mais alguma coisa. Aposto no Ictio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora está tudo bem, tenho os andado a observar com atenção e já andam por todos os cantos do aquário, os pequenotes então foram os que se adaptaram melhor, quando desmontei o aquário coloquei-os num aquário de 5 litros mas para minha grande surpressa reagiram muito bem e andavam lá todos contentes a nadar no pequeno aquário e quando os mudei para a "casa grande" foram os que reagiram melhor e começaram logo a explorar todos os cantos. Já os grandes assustaram-me um pouco, andavam todos colados uns aos outros, mal se mexiam, mas hoje já estão de volta ao normal!!!Por isso agora espero bem que não apanhem nenhuma doença, pelo sim pelo não tenho a temperatura a 29º e sal na água...(mais vale prevenir que remediar :wink: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

incrivel, passados 20 dias o pesadelo voltou.....estava tudo a correr tão bem até que hoje chego a casa e vejo o chão do meu quarto cheio de água, o aquário perdeu pelos menos 5litros...mas isto não é normal!!!!!! o aquário não tem rachas!!o silicone dos cantos está em optimo estado!!! e ate tinha posto uma placa de esferovite debaixo do aquário!!!!!

parece impossivel...........

hoje já não tenho tempo, mas amanhã quando voltar da escola vou desmonta-lo e ver se está rachado por baixo (o que duvido muito) e se não tiver rachado o que me aconselham a fazer???? (comprar um está quase fora de hipótese). como descubro por onde é que a água sai????

o mais estranho é que esteve 20 dias sem verter um pingo de água, e agora.....se tivesse rachado ou outro problema eu penso que não tinha tado tanto tempo sem verter agua :D :cry::cry: cada vez entendo menos!!!!

por favor ajudem-me!!!

 

acho que vou comecar a ficar conhecida como a azarada do forum :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas marta...

 

Faz uma coisa ... já que vais esvaziar o aqua de novo... secas completamente o aquario, e pões um cartão por baixo do aqua e começas a encher.... quando o cartão ficar molhado vais ver em que zona do cartão foi e vais inspecionar nessa zona do aqua... eu apostava numa fuga da silicone... o meu aquapor á coisa de 1 ano e meio fez a a mesma coisa e era a siliocone....

 

ja agora diz-me uma coisa, mexeste nalguma zona do areão recentemente?'?'? ...

 

Cumprimentos e espero que resolvas isso :( ...*

Alexandre Saraiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.