Crise num aquário de Discus!


mbatuca

Recommended Posts

Boa noite senhoras e senhores,

 

Estou de momento com um grave problema entre mãos, ao qual queria pedir alguma ajuda a quem tem mais experiência que eu.

 

Vou descrever os episódios da última semana:

- Domingo passado tinha um aquário de 360L em recente crescimento (+/- 8 meses) com 1 discu adulto, 2 discus juvenis, 1 ancisterus, 2 corys e 4 comedores de algas siameses. Todos aparentemente sem problemas.

- 2ª feira comprei 2 discus juvenis leopard green numa conceituada casa de aquariofilia.

- 3ª feira comprei 3 pequenas corys panda, aqui meã culpa, cometi aquele velho erro de ter mais olhos que barriga. Neste dia já notei um dos discus novatos um pouco acanhado, escondido, mas a comer.

- 4ª feira fiz a minha troca de água semanal, cerca de 70 litros (40 da torneira com dois dias de descanso e 30 retirada do equipamento de osmose). O mesmo discu continuava a ter o mesmo comportamento.

- 5ª e 6ª feira comecei a notar algum comportamento estranho nos dois discus novos, os dois parados, escondidos, se bem que continuavam a comer sem problemas.

- Durante a madrugada de sábado desliguei a cabeça motorizada (que é a maior fonte de oxigenação da água no meu aquário) devido ao barulho que fazia na sala (tinha visitas a dormir na sala). Sábado ao meio-dia quando as luzes ligaram tinha os discus todos escuros, com a respiração ofegante juntos à superfície, escuros, parados, as corys panda pareciam doidas a ir à superfície. Liguei imediatamente a cabeça motorizada, para oxigenar mais a agua e comecei nesse dia a dar flagyl juntamente com a comida. Comecei a preparar a agua para uma nova mudança.

- Domingo de manhã o discu adulto parecia estar normalizado, o snakeskin e um dos novos pareciam estar a recuperar. O marlboro e um dos novos pareciam estar a piorar, o marlboro inclusive andava “deitado” no fundo, enquanto o outro começava a ficar com o muco que lhes cobre o corpo um pouco esbranquiçado. Os corys panda “desapareceram”.

- Domingo à noite o marlboro tinha recuperado bastante, andando já com o seu comportamento territorial bastante normal nele e voltando a comer com bastante voracidade. Por outro lado o snakeskin, estava escuro e parado, começando também a apresentar o muco esbranquiçado.

- Hoje tenho os dois discus novos e o snakeskin escuros com o tal muco esbranquiçado e praticamente todos eles a esfregarem-se em alguma coisa e a fazer as tais corridas desenfreadas. Troquei novamente 70 litros de água.

 

O meu diagnostico continua a ser parasitas externos, no entanto continuo a dar-lhes flagyl e hoje deitei VITAZIN na água.

 

Gostava de colocar 2 perguntas:

- A primeira é obviamente que sugestões me têm a dar para esta crise?

- A segunda é uma pergunta que eu faço a mim próprio ao algum tempo, numa situação de crise como esta, uma troca de água é uma boa ou má ideia? Da minha experiência não tiro grandes conclusões, porque algumas das vezes obtive bons resultados, outras nem por isso.

Agradeço desde já qualquer ajuda vossa.

 

Obrigado.

Miguel Batuca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Lamento o sucedido.

Caso a àgua da TPA seja "boa" é sempre uma boa medida.

Na minha opinião como os peixes comem podes continuar a fazer o flagyl na comida (em toda durante + - 1 semana).

Deverás fazer uma desparazitação contar "bichinhos" externos.

O praziquantel o sterazin são boas opções.

Segundo tenho ouvido os discus (de algumas lojas) são peixes criados em condições muito diferentes das nossas e as mudanças "radicais" enfraquecem-nos o que abre as portas a tudo o que sejam ataques oportunistas.

Boa sorte com os peixes.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Fizeste uma boa descrição do problema, mas convinha dizeres os parâmetros químicos da água e a temperatura e já agora se tens injector de CO2, nesse aqua.

Sabes a origem dos discus recentes, tipo se vieram da Ásia ou da Alemanha? E as corydoras eram de origem selvagem ou de cativeiro?

Na minha opinião, (que pode mudar consoante as respostas às minhas perguntas acima), o problema é bacteriano e não sei se o “Flagil” tem algum efeito nesse tipo de parasitas externos…pelo sim pelo não eu fazia um tratamento com um anti bacteriano, eu uso nesses casos o “Myxazin” ou furmol (2ml/100lt), ou mas se tiveres CO2 tens que o desligar…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas rápidas respostas.

 

Os valores do aqua andam normalmente por estes valores:

PH: 7,5

KH e GH: anda no limite de água macia a media dura

Nitritos, Nitratos e Amónia: ZERO (tenho poucos peixes para os litros do aqua)

 

Os discus são “alemães” e os corys vêm de um importador nacional, do qual não sei mais nada para trás.

 

Não tenho CO2.

 

Os anti-bacterianos que referes são de farmácia ou de compra em lojas de aquariofilia?

 

Possíveis problemas com corys ou ancisterus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

pH 7.5, se metesse os meus discus em ph 7.5 de um dia para o outro…morriam de certeza…os meus estão em pH 6 e se me esquecer de fazer TPA semanal…vai para os 5…se os discus pequenos que compraste estavam habituados a pH ácidos, era motivo mais que suficiente para eles se encostarem a um canto e ficarem vulneráveis ao ataque de bactérias e de outros parasitas.

A pergunta sobre as corydoras se eram selvagens é porque normalmente quando se introduz peixes selvagens com discus de cativeiro, o mais certo é eles apanharem parasitas, para os quais não têm defesas naturais…sempre que se adquire peixes novos devesse fazer uma desparasitação a eles antes de irem para o aqua, mas se forem selvagens é obrigatório, se não queremos ter problema futuros…Para quarentenas uso o Sterazin e o Myxazin, são da WaterLife, o Formol compras nas farmácias, também dá para quarentena, mas o aqua de quarentena deve estar bem oxinado…mas com pouca agitação da superfície.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Status da crise:

 

O dia de 3ª feira trouxe algumas boas noticias, a troca de água trouxe uma melhoria significativa nos Discus. Embora o snakeskin e um dos leopard green ainda estivessem meio escuros, estavam bem mais activos e aquela espécie de veludo começou a desaparecer.

 

Passei pela loja do sr. Rui na Damaia ele ajudou-me no diagnóstico, não foi preciso explicar-lhe muito (quem sabe, sabe!!) e o resultado foi Oodinium. Pelos vistos não fui o 1º a passar por lá a queixar-se do mesmo. Pela explicação do sr. Rui estamos na altura dela, princípio do Outono e princípio da Primavera.

 

Por essa razão aqui vai uma dica a quem possa vir a passar pelo mesmo: tratamento com eSHa EXIT e sal de cozinha na agua.

 

Confesso que a parte do sal custou-me um bocado e acabei por não colocar a quantidade aconselhada e coloquei apenas uma colher de sopa cheia por cada 100 litros. Desta vez a coisa não correu mal, pode ser que para a próxima leve um pouco mais.

 

Vou hoje fazer o segundo dia do tratamento e todos os Discus estão activos e da crise resta apenas um snakeskin ainda entre o escuro e as suas cores normais e um dos pequenos com um dos olhos meio esbranquiçado.

 

O tratamento dura 3 dias, darei mais notícias no fim.

 

No entanto obrigado pela ajuda de todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Espero que o problema se resolva dessa maneira, mas ...não vou discutir aqui esse diagnostico, e muito menos o uso de sal para combater o Oodinium…

Espero que os teus peixes fiquem bons

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o mesmo problema com um dos meus casais de Discus e foi com sal que os curei, usando também o Formol!

 

Eram ataques bacterianos fulminantes do tipo, à noite, estavam 5* e no outro dia de manhã estavam cheios de muco e já com algumas barbatanas a desfazerem-se!

 

Tive este problema 2 vezes com o mesmo casal e agora parece que está ultrapassado de vez. Mas foi como digo, a margem de tempo foi muito curta!

 

Se era oodinium, não faço a mais pálida ideia! Que não era parasitas das guelras nem internos, disso tenho a certeza! Era de certeza um ataque bacteriano forte, fulminate, vindo do nada e altamente contagioso, pois apanhou os 2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para ataques bacterianos o sal resulta, (apesar de eu não concordar com a maneira como já foi descrito aqui o tratamento com sal para os discus...), os meus, (???), é em relação ao diagnostico, e ao facto de se usar sal para combater o oodinium, pois isso é um parazita que tambem ataca em água salgada...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse, não sei se é oodinium!

 

Sei que fiz tratamento de Formol durante 3 dias e não houve resultados! Ao 3º dia e em desespero de causa, adicionei sal na proporção de 1 colher de sopa de sal grosso para cada 50 litros e o que é certo é que na manhã seguinte os peixes já não eram os mesmos da noite anterior.

 

Sempre curei os meus Discus com um pouco de sal e nunca tive problemas a não ser a condutividade subir e ter que fazer umas TPAs com àgua destilada misturada para baixá-la novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, eu não digo que o sal não seja um bom remedio para algumas infecções, eu é que não gosto de fazer esse tipo de tratamento nos meus discus(mas tambem já o fiz...), uso esse método noutros peixes e muita vezes é a solução mas eficaz para algumas doenças...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu receio neste caso nem foi bem com os discus, pois à muito tempo que ouço de pessoal que usa sal com discus. O meu receio era mesmo qual iria ser a tolerância do ancisterus e dos corys, pois também sempre ouvir dizer que estes não toleram bem o sal. Até agora não houve grandes stresses!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite senhoras e senhores,

 

Parece que a crise acabou sem graves percas. Infelizmente acabei por perder 4 peixes durante esta semana, mas todos os discus parecem ter voltado ao que lhes é normal (comer e nadarem atrás uns dos outros!!).

 

Vou dar ao aquário mais uns tempos de descanso e dentro em breve vou voltar a acrescentar uns novos moradores ao dito. Estou particularmente interessado em adquirir ciclideos anões e corys, de preferência criação nacional. Portanto se houver interessados na zona de Almada/ Seixal estejam à vontade para deixarem umas mensagens.

 

Cumprimentos,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Como é que fizeste a entrada de novos peixes no teu aqua ???

 

É que depois do descrito, dá-me ideia que um dos teus novos hóspedes contaminou o teu aqua !!

 

Sugiro uma quarentena aos putos novos, antes de os colocares com os teus !!

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pois é..... tou com umproble ma idêntico e já fiz Formol, Esha 2000, e neste momento estou a fazer Flagil, pois encontro um muco o boiar, alguns deles esfregam-se no que podem, abanam a cabeça... contudo penso ser impossivel ser parasitas guelrras, pois já foi feito Formol, embora de nada tenha servido. Vou terminar o Flagil e depois tentar com sal e Exit !!!!!!

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

 

Fizete o primeiro grande erro com discus, Nunca e repito Nunca se juntam discus recem comprados aos discus que temos em casa sem primeiro fazer uma quarentena de pelo menos 15 dias o ideal é 30 dias, Os discus que compramos nas lojas estão sujeitos a tudo por isso mais importante é fazer a quarentena.A melhor maneira para os livrares de Parasitas externos e internos sem os sujeitar a medicamentos porque os medicamentos tambem fazem mal aos peixes e quantas mais vezes usares os medicamentos mais resistentes ficam os Parasitas, como estava a dizer a cura melhor que é usada por todos os grandes criadores é o seguinte elevar a tempratura ate aos 35º durante 7 dias os discus aguentam bem ate aos 37º depois baixas a temp para os 29 a 30ºC durante 7 dias, Voltas a subir a temp para os 35º durante mais 7 dias, depois disto baixas a temp para os valores normais, vais ver que acabam as fezes brancas e os Parasitas externos, Demora mais um bocado mas não usaste medicamentos e o Flaygl faz muito mal ao figado dos peixes, Uso sempre este remedio desde que me fui ensinado Pelo Wayne e resulta Sempre

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar ao aquário mais uns tempos de descanso e dentro em breve vou voltar a acrescentar uns novos moradores ao dito. Estou particularmente interessado em adquirir ciclideos anões e corys, de preferência criação nacional. Portanto se houver interessados na zona de Almada/ Seixal estejam à vontade para deixarem umas mensagens.

Viva,

 

Só um alerta. Muito cuidado na aquisição das corys. Das já cerca de 300 especies catalogadas, há muito poucas adaptadas a viver em temperaturas entre os 28º-30º. Pandas, julli, schartzii, aeneus... é tudo para esqueçer. São bichos de 22º.

As corys que podes adquirir para esse fim, se as encontrares, são: Sterbai, Grossei, Seussi e Adolfoi (há uma muito parecida que é a duplicareus, mas essa não dá)

Todas as outras, vão morrendo aos poucos e vão libertando bacterias, que é um horror.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Já estava esquecido deste tópico.

 

Gil,

 

Espero que a minha mensagem te sirva de alguma ajuda.

 

 

BAZO,

 

No que respeita ao aquário de quarentena eu sei, minha culpa minha máxima culpa, mas as condições logísticas lá em casa na altura não eram as melhores e tive que viver com o que tinha. Optei por convencer os vendedores a guardarem-me os peixes por uns 5 ou 6 dias na loja como alternativa. Actualmente já tenho um aquário montado em caso de necessidades para quarenta e hospital.

 

Foi a primeira vez que ouvi falar de um tratamento só à base de temperatura, não me vou esquecer desse! Sempre fui contra as drogas nos discus, mudanças de água sempre foram um bom remédio. Mas desde que me mudei para a Charneca da Caparica e montei um novo aquário com novos discus estou a ter todos os problemas que não tinha tido no meu primeiro (tive um aqua durante 5 anos com 4 discus saudáveis sem qualquer problema!!) e tive que me render às evidências.

 

 

Luís,

 

Da minha experiência pessoal com corys em aquas de discus:

 

Corys que se dão bem: Schwartzi, Sodalis, Paleatus, Sterbai

 

Corys difíceis de manter: Julii, Panda, Adolfoi

 

Estas ultimas, se sobreviverem o primeiro mês aguentam-se tão bem quanto as outras, mas o primeiro mês é uma luta para elas.

 

No entanto de todas as corys que consegui comprar a criadores nacionais, nunca tive qualquer baixa. Só nunca consegui perceber a razão das diferenças no crescimento das mesmas, chego a ter corys da mesma ninhada que são triplo de outras (fêmeas – machos? , dominantes – dominados?). Ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão.

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho dois corys aeneus há 3 meses com temperaturas que rondam os 29ºC e não houve crise!

 

mas também é verdade que uma delas tem problemas de identidade e come com a restante peixeirada no meio do aquário...

 

abraço

 

nuno almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

O conselho que recebi de quem “mexe” com discus há algumas dezenas de anos foi uma colher de sopa cheia de sal por cada 50 litros de água. Eu pessoalmente nunca usei mais do que uma colher de sopa por cada 100 litros, com resultados razoáveis.

 

Abraço,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais