Recommended Posts

Boas,

Não sei se vos interessa mas aqui vai:

Recentemente, com o auxílio da internet, e por ser uma novidade barata e fácil de fazer, o injector caseiro de CO2 tornou-se uma verdadeira coqueluche. Há quem diga até que ele é "fundamental para quem quer ter plantas no aquário". Por isso, há muita gente a usá-lo sem ter a menor ideia de como realmente funciona, para que serve, e qual a relação com os outros itens do aquário. Baseiam-se apenas no conceito simplista de que "o CO2 ajuda no crescimento das plantas". Parece que dá status dizer: "EU INJECTO CO2", e todo o pessoal quer aprender a montar um. Afinal o CO2 é necessário?

A confusão já começa com a própria pergunta. Se quer saber se o CO2 é necessário para ter plantas no aquário, a resposta é simples: SIM! O CO2 é um item fundamental para a fotossíntese das plantas, um processo onde elas consomem o CO2 e, com ajuda de luz e alguns outros nutrientes, transformam-no em açúcares, carbohidratos e outros compostos vitais, libertando oxigénio no final. Sem o CO2 as plantas são incapazes de realizar este metabolismo normal e morrem rapidamente. Acontece que o CO2 é um composto que faz parte da nossa atmosfera (todos já ouvi-mos falar do "efeito estufa" que é causado pelo excesso de CO2 no ar), e além disso ele dissolve-se muito facilmente na água. Por isso toda água tem algum teor de CO2 dissolvido. A pergunta correcta então é: "Afinal é necessário INJECÇÂO EXTRA de CO2 para as plantas crescerem no aquário?" E a resposta para esta pergunta também é bastante simples: DEPENDE! :cry:

Como já dissemos, toda água tem um pouco de CO2 dissolvido nela, que vai ser usado pelas plantas para realizar fotossíntese. Mas, dependendo dos outros itens da sua montagem, esta quantidade pode ou não ser suficiente para que as plantas realizem a fotossíntese a uma taxa mínima necessária para ficarem saudáveis e bonitas. Alguns itens muito importantes são:

1. Os níveis de pH, dureza e temperatura da água

2. A quantidade e o tipo de filtragem

3. A quantidade e o tipo de plantas

4. A quantidade e o tipo de luz

5. A quantidade e o tipo de nutrientes

Basta olhar para a lista acima para perceber que a questão é muito mais complexa. A química da água influi porque ela determina directamente qual a quantidade de CO2 dissolvido que consegue ficar em equilíbrio com o CO2 gasoso na atmosfera. A filtragem e a circulação da água também influem directamente no teor de CO2, porque da mesma maneira que ele dissolve facilmente na água, também se escapa com igual facilidade. Podemos pensar no aquário como uma grande garrafa de refrigerante, porque o "gás" do refrigerante é justamente o CO2. O que acontece quando se "agita" o refrigerante? Sai todo o gás, certo? O mesmo acontece com o aquário...quanto mais a água for "agitada" por causa da filtragem e circulação, mais CO2 escapa e menor é o teor dele dissolvido. A quantidade e o tipo de plantas também influi porque quanto mais plantas, mais CO2 vão consumir e, se este começar a faltar elas vão competir entre si. Aí as espécies mais resistentes e adaptáveis começam a prejudicar o crescimento das espécies mais sensíveis. A luz e os nutrientes influem porque elas também fazem parte da fotossíntese. Como dissemos, existe uma taxa mínima de fotossíntese para que elas fiquem saudáveis, mas se aumentarmos equilibradamente a oferta do trio LUZ/NUTRIENTES/CO2, as plantas irão alegremente acelerar a taxa de fotossíntese a níveis anormalmente altos e crescer como loucas.

Chegamos então à seguinte conclusão: se se quer ter uma quantidade média de plantas bonitas, saudáveis, com as folhas bem verdinhas, e a montagem é tal que iluminação e nutrientes são adequados e o teor de CO2 dissolvido é suficiente para garantir o mínimo necessário de fotossíntese, então a resposta é: NÂO! Você não precisa nem deve injectar CO2 extra. Agora, se você quer um aquário super-plantado, super-iluminado, com dezenas de espécies variadas que cresçam super-rápido, soltando bolhas de oxigénio no fim do dia, daí sim vai ser indispensável injectar CO2.

Mas o que faço então?

Bom, acima de tudo NUNCA, se deve acreditar que é só injectar CO2 e as folhas vão parar de amarelar e morrer, e que as plantas vão começar a crescer que nem loucas. Isso está completamente errado...CO2 não resolve o problema de plantas que estão a morrer! Estaremos apenas a por em risco a qualidade e estabilidade do aquário, a vida das suas plantas e principalmente a dos seus peixes. Se as plantas estão mal, primeiro vamos ter que equilibrar todos os outros itens do aquário:

• Ter uma iluminação adequada.

• Usar fertilizante para o substrato, e tenha uma camada de substrato adequadamente espessa (as raízes precisam crescer, em muitas espécies são elas que absorvem a maior parte dos nutrientes);

• Usar também um fertilizante líquido (em outras espécies os nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelas folhas);

• Ter uma filtragem correcta, nem muito forte e nem muito fraca, nunca esquecer de limpar o filtro e das trocas parciais. Evitar compressores de ar e filtros que agitem demais a água.

• Manter preferencialmente o pH entre 6,2 e 7,4, dureza média baixa, e temperatura entre 20 e 27°C.

Fazendo isso, a maioria das plantas mais comuns muito provavelmente estarão saudáveis e com um bom crescimento, pois a fotossíntese estará funcionar normalmente. Não se engane, nem se deixe enganar, pensando que o crescimento está muito lento, pois na natureza, em geral o crescimento também é lento. Se e quando tudo isso estiver funcionar bem, pode pensar em estimular as plantas com CO2 extra (aumentando a fotossíntese), fazendo com que elas cresçam anormalmente rápidas, soltem bolhas de oxigénio etc. Porém quando injectar o CO2, você vai ter que aumentar os outros nutrientes e a iluminação também, senão estará apenas desperdiçando CO2. Muitas vezes já foi dito que a falta de um dos três elementos principais, para a fotossíntese (nutrientes, iluminação e CO2), vai limitar o crescimento das plantas. Mas isso também não é completamente verdade, pois o excesso de apenas um elemento (ou de um nutriente) pode simplesmente parar com o crescimento das plantas e/ou favorecer o crescimento de algas.

Como montar o injector

OK, se já leu e entendeu tudo que foi discutido acima, então agora está preparado para aprender a montar e usar correctamente um injector caseiro de CO2, que como já dissemos é extremamente simples.

Material para a garrafa:

• 1 garrafa de plástico de 2 litros, com tampa;

• 1 mangueirinha fina de plástico (dessas usadas em aquários com bomba de ar);

• 1 pedra porosa (opcional);

• Silicone para aquário.

Procedimento: Faça um furo na tampa da garrafa, de modo que a mangueira passe bem apertada por ele. Insira a mangueira até ela entrar cerca de 3 cm abaixo da tampa, e depois passe silicone em volta do furo para selar. Deixe secar por 1 dia. A mangueira deve ser comprida o suficiente para ir da posição da garrafa até o fundo do aquário. Coloque uma pedra porosa na saída da mangueira se quiser bolhas mais finas.

Material para a mistura:

• 1 colher de chá de fermento BIOLÓGICO (preferencialmente em pó);

• 20 a 30 ml de açúcar;

• ½ colher de chá de Bicarbonato de Sódio;

• 1,5 litros de água (preferencialmente de filtro, sem cloro).

Procedimento: Dissolva bem o fermento, o açúcar e o bicarbonato na água. Despeje dentro da garrafa e feche bem. As bolhas em geral levam cerca de 1 hora para começarem a sair. Um injector bem montado vai ficar produzindo bolhas por cerca de 10-15 dias.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.