malditos caracois


-OLIVEIRA-

Recommended Posts

boas pessoal. tenho lido varios testemunhos relativos aos caracois e falavam de alface ,botias e outros afins. acontece q tenho 3 botias, comem tudo menos os caracois,ja experimentei alface ...nada, ja pus gastr-opex os gajos desaparecem ,mas ao fim de algum tempo reaparecem ,n penso q seja excessos de detritos e comida pq controlo isso, agradecia q me dessem sugestoes tendo em conta q e um comunitario com discus e q a maioria dos produtos anti caracois mata me os botias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estava a pensar se devia ou não dizer alguma coisa...

Não me contive e aqui vai:

O teu problema não são os caracóis antes pelo contrário, se eles aparecem é porque existem condições para isso (muita matéria orgânica, excesso de comida ou aquário super povoado).

Estou a imaginar esses botias com 20cm a brincar com os desgraçados dos discus e aí sim passas a ter um problema grave comparado com os caracóis que se vão evaporando á medida que o aquário fique equilibrado e limpo.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estava a pensar se devia ou não dizer alguma coisa...

Não me contive e aqui vai:

O teu problema não são os caracóis antes pelo contrário, se eles aparecem é porque existem condições para isso (muita matéria orgânica, excesso de comida ou aquário super povoado).

Estou a imaginar esses botias com 20cm a brincar com os desgraçados dos discus e aí sim passas a ter um problema grave comparado com os caracóis que se vão evaporando á medida que o aquário fique equilibrado e limpo.

 

Boas

 

Subscrevo o que o user miguel angelo 2 disse a acrescento o grave problema que é o uso desse produto para matar caracois.Pois ter dezenas senão centenas de caracois mortos no aquario não deve fazer nada bem...Não percebo é porque insistem que os caracois são praga se estes se multiplicam para que seja feito o equilibrio no aquario.O produto mata-os e estes ficam a apodrecer,os que eclodem depois restituem o equilibrio.Nos meus aquarios bem tento pôr caracois mas acabam por desaparecer.Se bem que caracois a comer algas é do melhor...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, com essas afirmações não concordo plenamente tenho um aqua novo que só agora deve estar a terminar o ciclo e só meti lá um caracol no 1º dia com uma planta e já são desenas e vejo ovos nas plantas, é uma "praga" no sentido em q se desenvolvem muito mas eu gosto muito de os ter, não comem as plantas vão limpando os vidros minimamente e quando os peixes estão com fome também serve de aperitivo :wink:

 

Quanto a os quereres mortos aconcelho-te a os ir matando tu proprio lentamente com o passar do tempo eles vão desaparecer, pode não ser o processo mais rapido mas num mês praí dás cabo deves e com a vantagem de não colocares nada quimico na agua

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu num aqua de 400l tenho um botia palhaço ja grandito ( uns 15cm) e dois botias striatas quem controlam a situação , remdios para extreminar os caracois não aconselho , se eles aparecem em excesso é porque tens o aqua desiquilibrado , so tens de encontrar esse equilibrio! :wink:

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já passei por isso no ínicio e dava-me ao trabalho de tirá-los á mãozita do aquário. Também não me agradou a ideia de colocar um químico, por isso ainda penei um bocado antes de resolver a situação. O que é que resultou:

- resmas paciência e pesca de caracóis,

- botias, os melhores amigos e,...

...um pequeno truque que faz milagres: armadilhas. Criar uma armadilha, uma caixa escura de qualquer tipo (compatível com aquário, claro), com uma única entrada; colocar comida lá dentro e esperar que a natureza faça o resto. Durante a noite enche-se de bicharada e antes do regresso da luz é só tirar a caixinha. Assim elimina-se a população adulta, não se contamina a água do aquário e controla-se mais ou menos a situação. É precisa muita paciência, é verdade.

Pode parecer um pouco cruel, mas centenas de bichos destes de volta das plantas também exige medidas mais drásticas.

Comigo resultou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É exactamente o que disse o primeiro membro. Desiquilibrio. Não dês cabo dos caracois eles estão a ajudar-te a equilibrar o aquário decompondo a matéria orgânica. Mais plantas de crescimento rápido, mais mudas de água e menos comida, quando digo menos comida não digo dar menos, mas sim menos vezes, podes até criar um ou dois dias de jejum por semana. Faz isso e deixas de ver caracois.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa! eu ca quando veem caracois nas plantas zupa pa dentro do aqua! limpam que é uma beleza, e felizmente não se procriam a olhos vistos! mas sempre são bons para digerirem umas algas e algumas "porcarias" acumuladas :shock:

 

Mas realmente elimina-los não é bom, porque o que acontece é que os restos vao poluir o aquário e provocar um seguinte crescimento destes para "despoluirem o aquario" era melhor fazeres uma limpeza, com tpas e medindo os valores, nao se abusar da comida, ter em atnção restos de pixes mortos, nao deixar acumular muita splantas (pelo menos com esta caracolada toda) para este nao se esconderem e tentar reduzir tambem a quantidade de algas, de resto, eles nascem menos (aspirar mais vezes o aquario também é bom) até que chega a uma altura que tens uma população diminuta optima para equilibrarem o sistema e limparem umas algas que possam aparecer ;)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

obrigado pelas dicas ,realmente os botias estao a ficar 1 bcado pto desproporcionado,tenho andado a ver se os consigo pescar, mas so 1 caiu na esparrela!!!ainda tenho la mais 2 e sao mais teimosos ja agora algumas dicas pros apanhar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Qual é a conclusão deste topico? os caracois devem ou não ser retirados do aquario?

Qual é o problema deles lá estarem? afectam de alguma forma os peixes?? ou estamos a falar de uma questão estetica??

 

Tenho o meu aquario á um mês e meio (é o 1º que tenho) e já dislumbro 3 caracois a passearem-se pelo vidro.Corro com os gajos ou deixo-la ficar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas como consequência e não como causa. Os caracois são benéficos e se são muitos o problema não está em eles serem muitos mas sim no que provoca que eles sejam muitos, aliás, serem muitos é uma força de compensasão natural que aparece para compensar o problema real que é o aquário estar super-poluidos de matéria orgânica.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclareçam-me só uma coisa, esses caracóis de que falam, presumo que sejam aqueles de carapaça escura e que aparecem no aquário vindos "do nada".

 

Li aqui muitas opiniões a dizerem que não são "praga" e que até são úteis, mas estes caracóis não estragam as plantas todas ? Não as ratam ? É que tinha essa ideia, porque na verdade se a função deles é só comer algas e restos de matéria orgânica a minha opinião muda um pouco.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estamos a falar desses e não não as ratam, é um mito propagado por quem não sabe manter plantas. Certas carências provocam necrose em pequenas áreas e os caracois comem o tecido morto. Hordas de ignorantes culpam os caracois por "comer a planta" quando na verdade eles é que as matam por má adubação.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estamos a falar desses e não não as ratam, é um mito propagado por quem não sabe manter plantas. Certas carências provocam necrose em pequenas áreas e os caracois comem o tecido morto. Hordas de ignorantes culpam os caracois por "comer a planta" quando na verdade eles é que as matam por má adubação.

 

Abraço,

PCB

 

Está tudo dito! Os caracóis fazem parte de um ecosistema plantado quando o mesmo está desequilibrado, que é o caso de maior parte deles.

 

Quando os caracois desaparecerem começam a surgie os reais problemas ou então tens que ser um expert em plantas e ecosistemas plantados!

 

Vamos ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais