Iniciação nos Discus


César Guerreiro Barriga

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Depois de ter lido alguns comentários do pessoal entendido nos Discos, achei que está na altura de fazer uma remodelação no meu aquário, penso em adquirir 4 ou 5 Discos jovens com 5 ou 7 cm para se adaptarem à sua nova casa, no entanto ainda tenho algumas dúvidas que gostava que me tirassem sendo alguns de vocês bastante conhecedores das manias dos discos.

 

Setup :

• Aquário 100x40x60 (240 litros)

• Filtro Ehiem 2217 (1000 l/h ) com porcelanas, biobolls e esponjas (retirei o carvão activado p/causa dos fertilizantes para as plantas ).

• Termóstato de 250 w

• Iluminação de 2x30 w

• 10 kg Areia de rio com 2 mm de granelumetria

• Decoração com 3 troncos naturais

• Introdução de Co2 DIY de garrafa de 1,5 l

• Tpas semanais de 20 %, água da torneira depois de 1 dia de repouso ( água da torneira c/ ph de 8,0 )

 

Flora:

2 Valisnérias gigantes, 1 feto de Java e 2 Anubias

 

Fauna:

2 Gurami, 1 Colisa Lalaia, 20 Molinesias, Platis, Espadas, Danios Zebras e Leopardos, Coridoras, etc.

 

Neste momento tenho 1 ph de 7,0 no aquário, mas no entanto recebo da torneira ph=8,0.

 

A minha pergunta seria se tenho de baixar mais o ph?

Se será melhor comprar turfa e colocar no interior do filtro externo?

 

Agradeço a todos vós que me dêem uma ajuda, no sentido de me iniciar nos Discos, uma vez que estes bichinhos são muito melindrosos.

 

Saudações Aquariófilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou entendido em discos, mas posso-te já adiantar que nesse aquário para manteres um pequeno grupo de discos tens de reformular drasticamente a tua fauna.

 

Por exemplo, decidires-te apenas pelos discos, um cardume de peixes pequenos (neons são o exemplo mais clássico, mas tens outras alternativas menos "batidas") e finalmente uns peixes de fundo como coridoras (o aenus é o mais "batido") ou um peixe que ajude no combate às algas.

 

O minha recomendação para esse aquário é poucas espécies. 3 espécies seria o ideal, 4 no máximo.

 

Penso que o pH que tens no aquário serve perfeitamente para manteres correctamente os discos, embora um pouquinho mais ácido fosse mais correcto "teoricamente".

 

Vamos esperar pelas opiniões dos mais entendidos.

 

Boa sorte,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez!

 

Agradeço a todos vocês as dicas dádas.

 

Vou comprar turfa em granulado para colocar no filtro externo e talvez no bidon da água que fica em repouso, utilizada nas Tpas, isto para conseguir ter um ph=6,0 ou 6,5.

 

Depois vou tentar comprar os discos a alguns amigos aqui do Fórum para começar.

 

Agradeço mais uma vez e se acharem conveniente me alertem para algum reparo conveniente que eu não tenha em conta, é sempre bem vindo.

 

Um abraço do César

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Preocupa-te em "renovar" os companheiros dos discus.

Esquece o ph, 7/7,5 é BOM.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Preocupa-te em "renovar" os companheiros dos discus.

Esquece o ph, 7/7,5 é BOM.

JPM

 

Boas, João

 

eu corrijo o meu Ph para baixar com ácido cloridrico, para 6,8 / 7, então posso manter os 7,5 da rede? Mas quem mos vendeu disse que os tinha a 6,8, não vai afectar em nada? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais