Salgadinho da Sofia - Mini Reef


Recommended Posts

Ora boas,

 

Após algum tempo de investigação e manutenção de Tanganyikas, decidi "oferecer" um salgadinho às mulheres cá de casa: a minha filha Sofia (4 anos) e à minha mulher.

 

Setup:

 

Dimensões - 55x55x47 (Aquamedic Chromis)

Rocha Viva - 17 Kg (Fiji e Tonga)

Substrato - Aragamax sugar size

Circulação - 1 PH de 1500L/h, 1 PH de 900 l/h (Dymax)

Escumador - Biostar Flotor

Iluminação - Ocean Light 150 W HQI + 2x 24W Actinias (ainda não está montada)

Agua - Natural

 

Enchi o aquário na quarta à noite...ficam umas fotos da noite e manhã seguinte.

 

Estou aberto a sugestões.

 

Logo após enchimento; às 2h30 da manha:

Salgadinho005.jpg

 

Copo do escumador 15 in após ter sido ligado.

Salgadinho007.jpg

 

Manha seguinte, vista frontal.

Salgadinho012.jpg

 

Manha seguinte, vista lateral esquerda.

Salgadinho008.jpg

 

Manha seguinte, vista lateral direita.

Salgadinho011.jpg

 

Manha seguinte, copo do escumador após 6 horas de funcionamento.

Salgadinho014.jpg

 

Como iniciado nestas lides, até seria de estranhar se não tivesse já algumas duvidas.

Juntamente com o aquario vieram duas PowerHeads da Dymax de 1500 e 900 l/h, o que perfaz 2400 l/h de circulação, o que sendo o aquario de 140L (levou cerca de 120L reais) equivale a 20x o volume do aquario.

 

Gostava de saber qual a vossa opinião relativamente à circulação existente, e em às alternativas que seguidamente apresento:

 

- trocar a de 900 por uma igual de 1500

- trocar a de 900 por uma de 1800

- trocar as duas por uma de 1800 e uma Wave Marea de 2400L/h

- Ou não fazer nada, pelo menos por enquanto.

 

Outra duvida, prende-se com o foto-periodo que me recomendam nesta fase, assim que eu montar a calha. Eu estava a pensar em por as actinias umas 10-12h, e a HQI 2 horas diarias e depois ir gradualmente aumentando. O que acham? E quanto gradualmente e a partir de quando é que me recomendam ir aumentando a HQI?

 

Ricardo Sousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não conheço essas powerheads. Se no seu interior tiverem um veio de metal é preferível trocar por powerheads com veio de cerâmica porque os de metal são corrosivos e não inertes em água salgada.

Quanto à circulação, para já é o suficiente... mais tarde convem acrescentar mais qualquer coisa, mas nada demasiado potente, já que as dimensões desse aquário são reduzidas.

O foto-período não é importante nesta fase em que não há corais. As actínicas ligadas durante esse tempo até serão benéficas para o surgimento de alga coralina. Quanto às HQI praticamente só serão necessárias a partir do momento em que entrarem corais.

 

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aí está umaboa maneira de podermos ter aquários em casa!!!! Dizer que da mulher e filha foi algo que ainda não tentei...!!!

:wink::lol:

 

 

A que distãncia deve a calha ficar da superficie da agua? Estava a pensar em 20-30cm.

 

Os 25 cm é um bom compromisso entre a eficácia e o aquecimento da água. Devias pensar em adquirir pelo menos uma ventoínha para fazer circular o ar entre a calha e a água.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais