ajuda ao pessoal dos discus!!!!


ByronSB

Recommended Posts

pessoal tou com um problema o meu discu anda completamente maluco derrepente dalhe uns vipes e anda aos encontroes a td e ate chega a saltar fora do aquario ja o ceguei a apanhar ca fora mas dps fica tudo bem ate lhe dar um outro vipe nao percebo pk os parametros da agua estao bem eles estao bem alementados tao com cores vivas e ele e o unico que lhe da estas coisas que sera??????

 

tou a percisar mesmo de alguma opiniao e do que eu devo fazer!!!!!

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PARASITAS NAS GUELRAS (e não só)!!!

 

solução?

 

é complicado...

mas uma delas é mudar a água mais vezes..

haverá menos parasitas na água...isto alevia mas não cura.

 

em casos extremos podem matar o disco

 

Outra solução (esta pode matar o peixe...cuidado)

será banhos de sal de 5 a 10 min (15 gramas de sal marinho por litro), se o disco parecer estar a patinar... colcar imediatamente no aquário..

(isto também não cura nada...)

não recomendo!!!

 

há aí uns medicaments que dizem que funcionam...mas comigo nunca funcionaram...

 

como curei os peixes?

comecei a usar alho na receita de coração de boi, e a mudar a água mais vezes...eles agora arranjaram imunidade sem medicamentos.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ByronSB!

 

O teu peixe certamente esta a ser incomodado com algo.

Agora vais ter de fazer uma análise cuidada do teus peixes para tentar encontrar o causador desse incomodo.

 

Podem ser parasitas de guelras como o António disse e ai o teu peixe vais estar com a respiração acelerada, com um opérculo fechado (ou os 2) e por vezes saem uma espécie de peles das guelras.

 

Eu apostaria mais em parasitas externos da pele. Vê se o peixe esta mais escuro, se as barbatanas estão “ratadas” ,vê se as barbatanas laterais ficam coladas ao corpo, se tem pontos brancos ou pretos, se o peixe se esfrega em folhas ou decoração (se sim k parte do corpo esfrega)....todos os dados são importante pois há muitos parasitas externos.

 

Outra forte hipótese é parasitas internos. Aqui vais ter de analisar se esta mais escuro, mais magro, se as fezes são brancas, se o peixe não come ou se põe à boca mas dp cospe.

 

 

Tens de determinar primeiro a causa para dp pensarmos em tratamento. Para já aumenta 1 ou 2 graus a temperatura e adiciona vitaminas.

 

Dá noticias!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro

ByronSB

 

Qualquer das respostas dadas pelo António ou pelo Nuno, poderão efectivamente estar certas, mas não esquecer que os discus entram facilmente em Stress. Se os níveis estão certos e nada parece haver de anormal com o peixito, na minha opinião o peixe pode andar assustado com algo dentro do aquário.

Aconselho que deverás mudar o discu imediatamente de aquário com a temperatura a 30º e vê o resultado.

No entanto vai dando mais informações.

 

Tudo corra bem.

Abraço.

A. Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto Nuno, eu disse que eram parasitas nas guelras, mas claro estes também se alojam na pele...e aqueles que atacam a pele também se alojam nas guelras.

 

A minha resposta foi com base na experiencia que tenho tid com estes peixes...

parasitas dos mais incomodátivos costumam atacar predominantemente as guelras...

 

Existem algumas espécies de parasitas que atacam predominantemente as guelras, e muitas outras que atacam predominantemente a pele, alguns medicamentos funcionam com uma espécie e não com outra...etc...(por isso não tive sucesso...teve o disco de ganhar imunidade)

 

Devem existir bem mais de 1000 espécies diferentes de parasitas....mesmo distantes genéticamente...

 

Os piores de todos são os que atacam mais fortemente as guelras, a cura para ambos (parasitas das guelras ou da pele), que eu recomendo é mesmo muitas mudas...

mais mudas melhor..

haverá menos parasitas na água e o peixe talvez consiga ganhar imunidade...

Como os discos são uns peixes rijos como o caraças, mete aí a temperatura para 32ºC (a água vai ter menos oxigenio..convém aumentar a turbulencia superficial), acelera o ciclo de vida dos parasitas (e algumas espécies podem até morrer), sempre com muitas mudas!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Concordo com a hipótese dos parasitas nas guelras (já reparaste se existem filamentos de muco no aqua) ?

 

AV: penso que o alho é indicado para vermes, e que os parasitas em questão não o são.

 

Tou a experimentar o tratamento com formol aconselhado na última Aquamania, e julgo estar a funcionar bem.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Este sábado vi a capa da aqua mania e apercebi-me que falvam do formol e dos discus. Não liguei muito, mas já que é um tratamento interessa!

 

Que tratamento é esse Luis?

 

O que trata e como se aplica?

 

Abraços,

 

Miguel Xavier Morato

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Miguel

 

Os parasitas não provocam irritação ao ponto de o peixe querer saltar do aquário. Para tal a carga parasitaria teria de ser de tal ordem que ou o peixe tinha lesões ou estava morto. Quando muito o que eles fazem é rocar-se nas decorações.

O teu peixe está asssustado o que pode ser provocado por outros peixes, nomeadamente peixes gatos muito activos ou por sombras( devido a combinções de luzes e troncos ou fundos que não resultam bem) dentro do aquário.

Outra explicação seriam toxinas ( amonia,nitritos e metais pesados )mas isso afectaria outros peixes.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais