[Urgência]Óscar a Respiração Estranha


Recommended Posts

Hoje deparei com o meu Óscar está a respirar de uma maneira estranha. Como ei eu de explicar ele em vez de abrir e fechar a boca pouco como é normal. Ele abre muito a boca e as brânquia durante a respiração.

É de apontar que ele antes de isto andava a brincar com as pedras do fundo.

 

Eu acho que eu engoliu uma pedra. Dado que a única vez que eu vi o Óscar a respirar assim foi quando ele comeu um bocado de carne maior que a conta.

Eu não fiz de propósito mas nesse dia eu estava a a desfazer a carne á beira do aquário para lhe dar mas o guloso chega-se e rouba o bocado inteiro e depois ficou o dia inteiro a respirar desta maneira mas depois passou. Devia estar á espera que termina-se a digestão. Mas o problema é que ele não faz a digestão de uma pedra.

 

Agora vou dar umas informações extras:

 

Como suspeita de bactérias eu coloquei-o no aquário Hospital, e se confirmar e coloco o aplico medicamento.

 

As pedras que ele andava a brincar eram pedras grandes mas que ainda cabiam na boca dele.

 

Umas perguntas:

 

O que acham que ele tem?

 

Será Grave?

 

Como tratar?

 

Fiquem & Cumps

Master_Of__Doom_2006

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando melhor acho que o Óscar possa estar apenas cansado dado que passou o dia todo a "esfregar" pelas pedras e a brincar com elas se calhar ele está a respirar assim porque está cansado. Que acham de esta ideia.

 

Mas estou apenas a supor!

 

 

Fiquem & Cumps

Master_Of_Doom_2006

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era para avisar de um informação adicional. Eu ontem devido a um problema tive que a fazer uma mudança Total de água no meu aquário. Mas guardei cerca de um quarto da água antiga do aquário em garrafões, e depois primeiro enchi com a água que tinha guardado e segundo com a agua da torneira. Será que pode ter influencia. Durante a mudança ele esteve no aquário Hospital!

 

 

 

 

 

Fiquem & Cumps

Master_Of_Doom_2006

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como é que está o peixe agora?

Consegues descrever o setup do aquário?

Nomeadamente:

Dimensões;

Filtragem;

Iluminação;

Fauna;

Flora;

Manutenção;

Parâmetros físico-químicos.

 

Para além da respitação ofegante, o oscar apresenta mais algum sintoma estranho?

 

Abraços e espero que esteja tudo bem com o teu oscar pois são peixes fantásticos.

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

 

PS: Luke, não comento porque não quero entrar em picardias contigo, mas peço-te que revejas a tua postura neste fórum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, as pessoas aqui no forum se têm assim tanta sabedoria que possam criticar os outros, pelo menos usem-na para ajudar...

é só bocas, isso vais afastando os users de "postar".

Se virem outros foruns, brasileiros ou americanos, as pessoas não se tratam assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem em primeiro lugar agradeço a vossa ajuda especialmente de ti Luke graças a ti o meu Animo subiu. Luke pelo o que eu sei o objectivo deste fórum é os users entre-ajudarem e não mandar bocas.

 

Quanto aos outros user agradeço a vossas ajuda mas tudo já está bem, o Óscar já respira normalmente. E também já descobri a razão do problema. De alguma maneira a Régua de energia deu o berro e os aquários ficaram sem filtro, sem bomba de ar, sem aquecedor e eu não reparei dado que as luzes dos aquários estão em tomadas diferentes das tomadas dos outros componentes, logo com as luzes ligadas eu nunca suspeitei num problema eléctrico. Só reparei quando vi a superficie da água bastante calma e sem actividade e depois vi que o filtro estava parado e o aquário mais frio do que o normal. Hoje já recoloquei uma nova ficha e já recoloquei o Óscar no aquário principal e passado uma hora a actividade respiratória voltou ao normal. O Óscar ficou assim por a simples razão da ausencia de correntes sim porque os peixes são sensíveis ás correntes. :)omgyikesyikes Ainda bem dado que eu já estava a ficar preocupado. Acho que então agora não necessito de fornecer o Setup do aqua principal dado que o problema foi resolvido. O que salvou o òscar de morrer de frio foi o facto de aqui estar de noite ás vezes quase 30º.

 

Problema resolvido

 

Muito Obrigado pela Ajuda

Fiquem & Cumps

Master_Of_Doom_2006

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que já voltou tudo ao normal!

 

Tem cuidado com os niveis de amónia e nitritos, pois com o filtro sem funcionar, e conhecendo eu os habitos porcos dos oscares esse aquário pode estar bastante sujo :wink::lol:

Acompanha cuidadosamente esse facto e faz as trocas de água necessárias para retomar a normalidade.

 

Esses problemas acontencem normalmente, mas está atento pois se fosse inverno ou uma epoca mais fria o peixe poderia ficar em pior estado...sorte que os oscares são piores que tanques blindados :D

 

Abraços e cuida bem desse "menino".

 

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Ainda bem que tudo voltou à normalidade mas não queria deixar de te deixar aqui umas breves considerações.

 

Em 1º lugar ter um Óscar é ter um peixe que cresce muito e rápido. O tamanho do aquário e uma boa filtragem são essenciais para que o peixe tenha o minimo de qualidade de vida.

 

Quando dizes "O Óscar ficou assim por a simples razão da ausencia de correntes sim porque os peixes são sensíveis ás correntes", presumo que estejas mesmo a brincar. O óscar estava era à rasca para respirar !

Em relação à temperatura o ideal para este de peixe são aproximadamente 26º.

 

Para que a minha intervenção não seja demasiado critica, deixo-te alguns conselhos :

 

-Não custa nada na hora de dar comer verificar sempre a temperatura e dar uma olhadela no aquário. Assim irás reparar sempre que algum equipamento técnico não funcione convenientementee mesmo até algum problema com o vidro, etc. É uma questão de rotina ...

 

-A alimentação é das coisas mais importantes no equilibrio do habitat. Os óscares dão sempre a ideia de estarem cheios de fome, mesmo depois de comerem "que nem uns alarvos". A maioria das pessoas dá demasiada comida, e pessoalmente não concordo nada com essa alimentação a "carne". Existem óptimos granulados no mercado, bastantes equilibrados, e considero muito mais conveniente um "doce" de vez em quando. Tenho um óscar com +/- 35 cm e 7 anos de idade que nunca comeu carne e cresceu bastante saudável. É conveniente um jejum regular, por exemplo, um dia por semana sem comer só lhe faz bem.

 

Caso necessites de alguma ajuda não hesites em perguntar.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais