Ajuda...o meu primeiro mini plantado!


paulop

Recommended Posts

bos pessoal depois de algum esforço aqui estáo o meu primeiro aqua com umas plantinhas naturais...não está ainda como quero tenho ainda muita alteração para fazer mais areõa na parte de traz para dar um declive maior para a frente, e umas novas plantagens mas ja está a funcionar a quase 3 semanas...agora pedia a vossa juda para algo que não esteja bem porque não percebo muito e é o meu primeiro aqua com plantas á seria.....

bem aqui vão as fotos:

1002333vs6.jpg

1002334su5.jpg

1002335dt4.jpg

 

o aqua tem uns 30l e uns trocos.

 

como substrato tenho humus(fervido) e areão normal de rio(comprado na loja), o filtro é um tetra tec 400, o ternostato não sei o nome mas é de 25w!

nitritos e nitratos = 0

amonia não sei

ph = 7 / 7.2

temperatura 27º /28º

 

agora uma duvida o cilidro branco que se vê do lado esquerdo é onde vem os rolos fotograficos com uma pedra difosora dentro onde sai o co2 caseiro...não sei se seria melhor por o tubo do co2 ligado ao respiro do filtro aquele tubinho branco em cima da cabeça do filtro o que acham?é que o co2 assim está a sair para dentro do cilindro e quando começa a encher depois sai assim uma bolha grande pelo fundo do cilindro isto repetidamente até encher de novo o cilindro!

 

ha ja agora aceito dicas para fauna eu estava a penser em red's, ja agora faço o apelo a quem tenha, neons e zebras talvez!!

 

ha os peixes que estão la um platy um gupy e um neon estão a fazer o ciclo, e tambem porque eram de um amigo e ele não tinha onde os por!

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho paulo, para um iniciante tá um optimo serviço. já agora como fizeste o fundo do aqua?

Quanto ao co2 caseiro ando a pesquisar tb na net, pois tenho um projecto de um aqua de 575l do qual vou fazer eu proprio o aqua e a iluminação, a guita não abunda mt por estes lados!! :cry:

 

um abraço a tds

 

paulo pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espera mais umas semanas que vais ver que os niveis de nitritos e de nitratos vão mudar... e com isso talves te morrão tambem uns peixes!!!

mas faz parte durante os primeiros mêses de vida dos aquários...

Boa sorte, esta porreiro, curto as plantas a aparecer de dentro do tronco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu tão cedo não vou meter a fauna definitiva os que estão agora e dois deles vão para o aqua do dono fazer o cilco tambem, só estão mesmo ajudar no ciclo..agora gsotava de saber as vossas opinioes acerca do CO2..e da futura fauna do aqua!

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do aquário, talvez por ter um com a mesma litragem e a consequente falta de espaço...

Realmente o fundo fica muito porreiro!

 

Quanto a ideia do rolo fotográfico, tenho a mesma dúvida, embora já tenha lido relatos de pessoal que montou assim o difusor, não sei se é boa ideia porque o co2 sai todo de uma vez (a bolha grande que tu falas), acho que o ideal é o gas sair em bolhinhas pequeninas, no meu caso tenho a pedra difusora a soltar abaixo da saída do filtro interno, o que faz com que as "bolhinhas" se dispersem pelo aquário todo.

 

A ideia que tenho dos difusores que se vendem nas lojas (aqueles tipo copo) é que eles estão virados ao contrário, ou seja com a "boca" para cima... ou seja estou no mesmo impasse que tu!

 

Onde compraste o Humus? Notas progressos nas plantas?

Que iluminaçao tens?

 

Tenho musgo num tronco tal como tu, ultimamente tenho-o podado de duas em duas semanas, acredita que vale a pena, quando mais se apara as "pontas secas" mais rebentos crescem e mais o musgo se espalha uniformemente pelo tronco e zonas circundantes.. fica brutal!

 

Se tudo correr bem para o mês que vem vou-me lançar num de 120litros... vou ver se faço tudo como "manda a cartilha" para evitar ter desgostos.

 

Um abraço =)

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois realmente é um prob a falta de espaço deste aqua, mas la está isto de ser estidante não dá para esticar nos gastos, talvez venha a ter um muito maior :twisted: ....bem o humus comprei numa loja de bricolage, e fervi-o, depois deixei a secar ao sol....em relação a desenvolvimento de plantas, sim noto e muitos, fiz uma mudança de plantas antes de ontem e ao arrancar alguams plantas notei um enorme desenvolvimento das raizes também, a tennelus ja mandou runners!a luz é que está a pecar tenho 15w....mas estou a estudar maneira de aumentar!a minha duvida é mesmo em relação ao co2 e a fauna!não seu se era melhor opção ligar o co2 directo ar respiro do filtro assim ele era muito mais dispersso estava á espera de dicas!!mas também gosto muito do fundo e acho que vais ficar muito melhor quando as plantas tiverem com um desenvolvimento maior!

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que planta é a tenellus? a do canto inferior direito? quando dizes que dá "runners" significa que é uma planta que forma "tapete" né?

Tive um atrofio com o glosso... acabei por desistir, ando a procura de "e.parvula" ou "e.minima" para a frente do aqua...

Essa tenellus é de facil manutenção?

 

um abraço.

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas em relação a esta planta para ja não a acho dificil estou a gostar muito....ao ritmo que està daqui a nada tenho que fazer podas,inda tenho algures dois pes de sobra :cry: !!os runners acho que se chama assim aos rebentos que ela solta para novas plantas!

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo, olha andei a "brincar" com o co2, exprimentei essa ideia do rolo fotográfico mas utilizei antes um frasco de soro( conta gotas) aquilo vai criando uma bolha grande que depois vai saindo aos poucos(como tu disseste), a primeira vista, pensava: "quanto mais tempo o gas fica na agua maior a absorção", mas ainda hoje ao ler um artigo que tu lançaste aqui no forum, li sobre o afeito "venturi", lembrei-me que tinha aqui um tubo de uma powerhead que nao uso com um furo para ser adaptado para um tubinho (julgo da bomba de ar) liguei lá o tubo do c02 e a partida parece porreiro, saem centenas de bolhinhas pequenas pelo aqua todo! vou ter isto assim em exprimentação durante algum tempo e depois logo te dou noticias.

 

um abraço

 

p.s : basicamente é como vi na foto do teu aqua, tens o tudo da bomba de ar ligado ao filtro, neste caso o tubo é do c02 e a saída do filtro fica um pouco fora de agua(pouquinho mesmo).

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem estive a investigar e a tentar perceber umas coisas e axo que vou mesmo optar por um difusor da nutrafin, so ainda não encontrei nas lojas e gostava de saber preços primeiro se alguem soubes que se acuse!relativo ao venturi tenho uma bomba disponivel para o fazer mas não sei se sera boa ideia para elem que m ia tirar mais espaço ao aqua uma vez que era mais uam bomba dentro....vou remediando com o rolo até arranjar o difusor!acham boa ideia o difusor?

pjmp.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal desculpem meter-me na conversa mas, vi falar em caixas de rolos fotograficos na bomba de co2. Alguém me pode explicar como isso funciona?

Abraços

 

PAulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.