morreu o meu botia


dvazquez

Recommended Posts

ola pessoal

inicieime neste hobbie mto recentemente

 

comprei os meus primeiros peixes ha 2 dias

comprei um Botia e 5 tetra neons. tinha os niveis de ph verificados o aquario limpo a temperatura ideal tudo impecavel

 

contudo reparo que o botia andava mto parado, fui investigar e sao memo caracteristicas do peixe. contudo hj quando acordei verifiquei q estava realmente morto. morreu em 24horas. o que me parece estranho porque os neons sao muito mais sensiveis as condições do aquario do q este peixe. achei realmente estranho, morrer em 24horas, estando tudo impecavel. a unica explicação que me parece razoavel seria o botia ter vindo doente.

verifiquei os niveis nitritos e amonia e ph e tava tudo impecavel dentro dos niveis aceitaveis.

 

sera que o botia morreu por se encontrar sozinho e nao ter mais nenhum da especie dele? ou tera sido outra circunstancia que me esta a passar ao lado?

 

obrigado por ouvirem o meu desabafo :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... assim é complicado!! Se só tens isso a funcionar à duas semanas, deves ter noção que o ciclo ainda não está acabado. O melhor que tens a fazer é ler. Fazes uma pesquisa e vê se "angarias" informação, pois há por ai tópicos que de certeza que te vão ajudar.

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal

inicieime neste hobbie muito (palavra corrigida) recentemente

 

comprei os meus primeiros peixes ha 2 dias

comprei um Botia e 5 tetra neons. tinha os niveis de ph verificados o aquario limpo a temperatura ideal tudo impecavel

 

contudo reparo que o botia andava muito (palavra corrigida) parado, fui investigar e sao memo caracteristicas do peixe. contudo hoje (palavra corrigida) quando acordei verifiquei que (palavra corrigida) estava realmente morto. morreu em 24horas. o que me parece estranho porque os neons sao muito mais sensiveis as condições do aquario do que (palavra corrigida) este peixe. achei realmente estranho, morrer em 24horas, estando tudo impecavel. a unica explicação que me parece razoavel seria o botia ter vindo doente.  

verifiquei os niveis nitritos e amonia e ph e tava tudo impecavel dentro dos niveis aceitaveis.

 

sera que o botia morreu por se encontrar sozinho e não (palavra corrigida) ter mais nenhum da especie dele? ou tera sido outra circunstancia que me esta a passar ao lado?

 

obrigado por ouvirem o meu desabafo :cry:

 

 

Hum nao creio que a Botia seja mais resistente que os neons..pelo contrario acho que é um peixe mais sensivel especialmente com variaçoes de temperatura..costuma apanhar ictio muito facilmente e é dos peixes que quando compro verifico sempre muito bem a ver se nao tem pontos brancos...infelizmente ve-se muitos á venda completamente infestados ainda ha poucos dias na loja do Carrefour em Gaia vi la alguns cheios de ictio e sem qualquer aviso para o cliente menos informado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Botia são por natureza muito isolados, não me parece que o facto de serem únicos da espécie no comunitário os afecte muito. No entanto como já referiram são muito propícios ao ictio e se não forem tratados rigorosamente e a tempo, morrem rapidamente. Se calhar foi o que te aconteceu.

Em tempos tive o mesmo problema (ictio, comum pontos brancos) e no ínicio mal dás pela doença, em 24h começam a surgir os pontos brancos e a medicação tem de ser imediata e rigorosa. por acaso tive sorte e sobreviveram os 2 infectados (é como dizem, nas lojas podem já ter a doença).

O meu Botia já tem 2 anos lá em casa, com 10 cm e é lindo!! (veio da loja com +/- 2 cm!).

Adquire outro quando achares que o aquário funciona bem e tens de observar todos os dias (é um bichinho que gosta de estar escondido senão entra em stress, atenção aos esconderijos que são essenciais). Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Botia são por natureza muito isolados, não me parece que o facto de serem únicos da espécie no comunitário os afecte muito.  

 

(...)

 

Adquire outro quando achares que o aquário funciona bem e tens de observar todos os dias (é um bichinho que gosta de estar escondido senão entra em stress, atenção aos esconderijos que são essenciais). Boa sorte!

Boas

 

Olha que daquilo que sei é exactamente ao contrário. Os botias adoram companhia e por norma se estiverem sós ficam tristonhos e podem mesmo acabar por morrer.

De timidos só quando estão sós. Se estiverem em grupos de 3 ou mais os botias são tudo menos timidos e calminhos.

É pelo menos a informação que tenho acerca dos botias.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser mas já os tive em grupos de 4 e estavam sempre escondidos. Só apareciam na hora da refeição e depois desapareciam outra vez e, sim, nesta altura eram frenéticos.

O peixe gato que é eléctrico e sem vergonha nenhuma são as corrydoras, essas sim, é vê-las sempre a trabalhar. Pelo menos é a minha experiência pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Poderá ser. Não há dois peixes iguais e por vezes existem variações grandes em termos de comportamento.

Já vi botias calminhos e já os vi perfeitamente alucinados na brincadeira. Penso que dependa dos companheiros, do espaço que têm e da disposição. É um pouco como nós acho :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá ser mas já os tive em grupos de 4 e estavam sempre escondidos. Só apareciam  na hora da refeição e depois desapareciam outra vez e, sim, nesta altura eram frenéticos.

O peixe gato que é eléctrico e sem vergonha nenhuma são as corrydoras, essas sim, é vê-las sempre a trabalhar. Pelo menos é a minha experiência pessoal.

 

 

Sim...o comportamento deles é totalmente diferente quando estao em grupo, mas penso que posso dizer que é um peixe que se da bem sozinho tambem...desenvolve-se bem e pode durar uns anos sozinho...isto pela minha experiencia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.