VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - DISCUS


Anita

Recommended Posts

Olá a todos !

 

Tenho um casal de Discus com milhentas desovas mas dos quais ainda só tenho uma dezenas de disquinhos.

 

O pai costuma ser extremoso a cuidar dos ovos e dos alevins mas a mãe normalmente come tudo.

 

Já os separei após a penultima postura e desta feita foi o pai a comer os alevins.

 

Esta ultima vez, juntei-os de novo (isto tudo sempre dentro do mesmo aquario 1,20x40x70), está lá uma postura, pelo menos hoje de manhã ainda estava mas, ontem á noite, o macho quase me matava a femea.

 

Está tão maltratada, além de feridas no corpo, tem uma super dentada no focinho (se é que se pode chamar isso). Estou com vontade de os meter no comunitário...

 

Lá os separei outra vez...

 

Alguém me dá uma ajudinha nisto ? Já não sei o que fazer e apesar de ela ser uma malvada e comer os filhotes gosto muito dela...

 

Um abraço

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O truque da rede ainda não experimentei, mas quanto á alimentação tenho sido bastante cuidadosa, sempre barriguinha cheia.

 

Já nem me preocupa tanto que eles comam as posturas, paciência não me falta, preocupa-me mesmo é que o macho mate a femea...

 

Já tive inclusivé um caso em que tinha montes de alevins já com uma semana e meia a comer á volta deles, mal mudei a água ela meteu ovos e comeu tudo, os filhotes, ovos, tudo... paciência não me falta....

 

Custa-me mesmo é vê-los á porrada desta maneira, acho que se o aquário não tivesse tampa já tinham saltado cá para fora...

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vizinha!

 

Experimenta agora a rede se não resultar dá-lhes uma férias no comunitário, pode ser que a competição pelo espaço lhes aguçe o sentido protector.

 

Tem de se marcar um cafezinho dos discófilos de Sintra para nos conhecermos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Anita.

Complicações e discus é o "pão nosso de cada dia".

Quando os bébés são poucos (não sei se é o caso) a natureza "manda" a fêmea desenvolver mais ovos e ela, quando está preparada encara os filhotes como potenciais predadores para os novos ovos/alevins, por isso papa-os.

Experimenta quando houver ovos, colocar uma rede que divida o casal, de preferencia com um diametro que permita que os bébés passem de um lado para o outro.

Deixa com os ovos o "papá", normalmente mais zelosos.

Mudas de àgua radicais e de parametros algo diferentes são um grande estimulo para novas desovas portanto na presença de bébés evita-as.

Depois....há casais que nunca atinam :lol: .

Tenho uns MAGNIFICOS Yellow Marlboro que me presentearam com 21 "peixotos" em 3/10/2005 e desde aí...WAR, WAR, WAR, WAR!

Já me está a apetecer fritar o macho.

Boa sorte e MUITA PACIENCIA.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre podemos convidar "outsiders" do espécimen "João Machado" para dar umas dicas e tirar umas dúvidas!

 

Por mim é uma questão de marcar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aceitam-se datas para criar um post nos eventos, quanto a cachet, João pode- se pagar em cerveja e tremoço?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais