Filtro Biológico de Fundo: Sim ou Não?...


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Pretendo ver esclarecida uma dúvida, cuja resposta não me parece desde já muito consensual... No entanto, como sou assumidamente novo nestas andanças da Aquariofilia, gostaria de recolher a opinião de todos quantos têm mais experiência (e porventura mais bom-senso) que eu...

 

Tenho um aquário de 80 x 30 x 40, água doce, mantido a uma temperatura de 26 ºC. O pH está estabilizado perto de 8.

 

Não sei se toda esta informação é relevante para a vossa análise da minha questão, mas aproveito para dar o máximo de informação possível:

 

A população é constituída por:

 

4 molys cauda-de-lira (2 adultos; 2 crias)

4 molys balão (2 adultos; 2 crias)

6 néons (rosa e chineses)

1 betta (macho)

2 botias palhaço

1 tetra limão

2 tetras fogo

1 corydora albina

2 ampularias

 

 

Não tenho flora plantada no aquário, apenas "míseras imitações plásticas" (vulgo, plantas artificiais...).

 

Tenho um Filtro de Decantação (constituído por lã sintética, Chemipure, Phosguard e Substrato para colonização de bactérias - perdoem a publicidade aos produtos referidos :D ).

 

A circulação de água no Filtro de Decantação tem um caudal de 400 l/hora.

 

Além daquele filtro tenho também um Filtro Biológico de Fundo, "alimentado" por uma bomba de ar com um caudal de 80 l/hora.

 

Aspiro quinzenalmente o fundo (areão) do aquário.

 

-» Em face do acima exposto e por causa de toda as opiniões pouco consensuais que tenho lido (sobretudo em várias páginas da Internet), quanto à utilização de um Filtro Biológico de Fundo, gostaria de algum comentário vosso a este respeito.

 

Devo mantê-lo? É útil? É redundante? Além de redundante poderá vir a ter efeitos indesejáveis?

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É uma questão que dá pano para mangas e tem levantado muita controvérsia.

Eu já criei milhares de escalares utilizando os FBF.

Dado que não tem plantas naturais, faz uma sifonagem regular, tem um filtro complementar e uma fauna não demasiado exagerada, julgo que o FBF não trará qualquer desvantagem, muito pelo contrário.

 

Agora, que as plantas naturais não têm nada a ver com as artificiais, e que muitas delas poderão não apreciar o FBF, então a conversa já é outra...

 

Abraço

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como o Luís disse, esta é uma daquelas questões que dá para ficar a discutir até altas horas de noite... pelo menos até às 22h08m, segundo o meu relógio :D

 

Não havendo plantas naturais no aquário, tudo bem. As plantas naturais, regra geral, não se dão muito bem com os FBF.

 

Uma coisa para que chamo a tua atenção é para o facto de se te desleixares demasiado com a manutenção, podes correr o risco de saturar o FBF, pois a acumulação de porcaria por baixo da placa será mais do que muita e a longo prazo altamente prejudicial ao equilibrio do aquário. Alternativas depois passam pela inversão do filtro de fundo (nunca fiz mas a ideia não me agradou...) e simplesmente pela desmontagem do aquário. Isto pelo menos foi aquilo que aprendi com a minha curta experiência com os FBF.

 

Hoje não quero mais nada sem ser os aquecedores de substrato! :wink:

 

Diz-me uma coisa, os bótias dão-se bem com as ampulárias?

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim; os botias até agora não têm embirrado com as ampularias...

 

Verdade seja dita, as ampularias têm cerca de 3 cm de "diâmetro" e as botias ainda "só" têm 5 cm de comprimento, o que talvez ajude a compreeender esta convivência aparentemente pacífica e saudável que se vive entre as duas espécies pelas águas do meu aquário para já...

 

Talvez daqui por alguns meses esta resposta mereça uma revisão; fica desde já prometida se se justificar! :D

 

Por outro lado e retomando a questão do FBF: eu compreendo que de facto, a longo prazo, se acumulem diversos dejectos sob o mesmo e que esta acumulação tenha consequências "graves" ao nível da alteração das propriedades da água.

 

Mas, esta acumulação não aconteceria igualmente sob e entre o areão, caso não existisse FBF?

 

Não é inevitável que tal aconteça, desde que haja criaturas "barbatanídeas" dentro do áquário?...

 

Faço-me entender devidamente? Acho que a acumulação de dejectos no fundo do aquário, sob ou por entre o areão, ocorre independentemente do que quer que haja no fundo do aquário.

 

É esta a razão porque eu não compreendo que seja este o argumento principal apontado em "desfavor" da utilização / manutenção do FBF...

 

Mas esta é a minha opinião, de assumido (des)conhecedor da matéria...

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo a tua dúvida.

 

O FBF provoca um fluxo da água com a seguinte direcção: da zona do meio do aqua -> para baixo -> para o areão ->atravessa o areão -> vai até abaixo da placa -> depois sobe pelos "elevadores" ligados à placa.

 

Desta forma todos os detritos são puxados para baixo e nem sempre voltam a subir, e acumulam-se numa zona inacessível.

 

Um sistema de aquecedor de substrato, por causa do calor, provoca um sentido ascendente. Isto não quer dizer que não há acumulação de detritos (a manutenção é um factor obrigatório), mas é sempre possível, através dos aspiradores de substrato, limpar esses detritos.

 

Outro factor desfavorável do BFB é mesmo alguma incompatibilidade com grande parte das plantas... Ou pelos menos a a nossa falta de conhecimento em manter plantas em aquários com FBF. Um dos aquários que ganhou o concurso dos melhores aquários do mundo (aquele do site showgarden, ou qualquer coisa assim parecida... não tenho presente o link do site...), tinha precisamente FBF!

 

Eu sempre tive dificuldade em manter as plantas saudáveis com o FBF, mas muito provavelmente estava a fazer algo errado... É muito provável. Mas de facto tenho-me dado muito bem com o aquecedor de substrato e tão cedo não devo desistir dele! :D

 

Espero ter ajudado!

 

Saudações aquáticas,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa ajuda!!!

 

Acho que compreendo um pouco melhor o assunto e vejo de outra forma a questão da acumulação de detritos sob o FBF.

 

Se considerar a hipótese de inserir plantas verdadeiras no aquário, terei o cuidado de removê-lo do aquário, a título de precaução, em face das incompatibilidades que apontam entre as plantas naturais e o FBF.

 

Aquele abraço :D ,

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!!

Pois eu tenho um FBF a funcionar, plantas com fartura saudáveis que se reproduzem e estendem pelo aqua, verdinhas tipo "salada". :oops:

Não dispenso o filtro nem as plantas naturais, as Microsorum pteuropus é vê-las largar filhos, até as Anubias que são plantas de crescimento lento dão flor......palavras para que?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

o microsorum não é uma planta que se dê muito mal com fbf pois nem sequer precisa de substrato, pode ser fixada em troncos.

as anúbias são muito resistentes, talvez das plantas mais resistentes.

há que considerar que não tens plantas que tenham sistemas radiculares mais complicados (como o caso das echinodorus) e que elas talvez não se dêm bem com fbf.

outra questão em relação ás plantas e o fbf é que se o fbf estivar com um fluxo ridicularmente baixo até pode ser benéfico pois oxigena o solo.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Peter, vais-me desculpar a minha espressão, mas acho que tens "uma óptima caldeirada de peixe" no aquário. Quanto a mim misturas espécies com exigencias ambientais completamente distintas.

 

Passando ao assunto, desde que me iniciei como aquariófilo nos anos 70 pouco mais havia do que filtros biológicos de fundo para manter o aquário saudável. No entanto, há medida que foi ganhando mais experiencia comecei a substituir o FBF por um filtro biológico lateral feito por mim, accionado por uma cabeça motorizada. Aproveitei e meti o areão que tinha nos aquários dentro de um saco, bem arrumadinho na arrecadação. Como apenas me dedico a Tropheus, tenho tido bastantes bons resultados. Por exemplo, não há grande acumulação de dejectos no fundo, facilita a limpesa quando se fazem trocas de água e terceira, poupa imenso tempo. Quanto a mim estas vantagens superam a desvantagem da perda de estética e impede a plantação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Por pontos e algumas coisas que o pessoal já disse:

 

- Em plantados está completamente fora de questão

- E relação à limpeza, ao fim de algum tempo a sugidade é tanta debaixo da placa que se tem de desmontar por completo o aquário

- Os niveis de amónia e nitratos são muito mais elevados, pois estão sempre a acumular, estando ao fim de alguns anos o aquário demasiado tóxico para os peixes

- É bem mais prático um filtro externo

 

Resumindo, acho que o FBF já teve o seu tempo.

 

Bem é a minha opinião, se disse alguma coisa de errado, digam qualquer coisa.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais