Pode-se mudar o Substrato de um aquário montado? e Deve-se?


Recommended Posts

Com o título indica tenho estas questões, muito tenho lido sobre substractos e já tenho lido que se deve trocar os substractos de x e x anos.

 

Tenho lido de casos (como eu), que iniciaram o aquário com um substrato, mas a meio viram que não era o mais indicado/bonito, e gostavam de o trocar, a minha pergunta é simples, deve-se e pode-se trocar o substrato de um aquário montado? Se sim, qual a melhor forma de o fazer?

 

Obrigado

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Possível é... pode é não compensar o trabalho que dá. E depois há uma questão, que é a do que entendes por desmontar o aqua? Eu já troquei substractos de um aqua mantendo todo o setup previamente existente, porém o que fiz foi tirar a água para baldes, as plantas, os peixes, filtro, termoestato, etc... tudo para baldes. Depois troquei o substracto e montei tudo de novo com as consequentes alterações minímas dos parâmetros da água que daí resultam (perdes sempre uma parte da colónia de bactérias que está presente no substracto que retiras, e no caso de o substracto velho e/ou o novo não serem neutros podes também ter variações nas características da água; por exemplo, imagina que tinhas um aqua plantado já há bastantes meses, com uma população de peixes estável e a água ligeiramente ácida e com um KH baixo, fazes a troca por uma areia de praia com presença de carbonatos, os valores do pH da tua água vão provavelmente subir rapidamente, e dependendo das espécies animais e vegetais que manténs isso pode ser potencialmente muito problemático).

 

A questão de se dever mudar de substracto ou não de X em X anos terá que ver com duas possibilidades: a primeira é a de se tratar de um substracto fértil que ao longo do tempo tenha vindo a perder nutrientes e se tenha tornado inerte, claro que normalmente os aquas com substrato fértil são plantados e trocar um substracto num plantado é complicadito e na minha opinião equivale a "destruir" o plantado, e depois os substracto férteis são interessantes para dar um "empurrão" às plantas quando se monta um plantado mas não substítui um fertilização regular com fertilizantes liquídos ou em tabletes para as raízes das plantas; a outra possibilidade tem que ver que a acumulação de detritos no substracto e a possibilidade de formação de bolsas anaeróbicas e depósitos de nitrogénio que podem eventualmente envenenar os peixes, mas isto resolve-se com uma limpeza regular no areão aspirando-o e remexendo-o ligeiramente.

 

No entanto seria mais fácil ajudar-te se desses as especificações do teu caso. :D

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

 

a minha questão não era para mudar o meu substrato (pelo menos no imediato), coloquei apenas porque ao fim de tanto ler, cheguei á conclusão que se podia ou não mudar um substrato...há quem diga que sim e que se deve, há quem diga que não e que não se deve...talvez neste tópico vá acontecer o mesmo e me deixar na mesma.

 

Obrigado pela tua pronta resposta e de facto era essa a ideia que eu tinha.

 

O meu setup podes ver em

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7780&highlight=

 

mas concordo contigo que o risco provavelmente não compensa.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 15 anos depois...

É sempre possível acrescentar , mas provavelmente com o tempo vai acabar todo misturado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.