Recommended Posts

Boas!

 

Sou nova aqui no forum e não sei bem onde hei-de pôr este tópico.

 

 

Tenho um tritão (ventre de fogo?) para "adoptar" e o aquário vago que tenho deve ter uns 30l. Não sei se é ao menos suficiente :D

Qual o espaço mínimo necessário para o bicho viver?

 

Se alguém tiver tritões por por favor mostre-me uma foto do aqua onde ele está, porque nunca tive nenhum, nem conheço quem tenha (só quem mo quer dar, mas tem o bicho/a num aquário sem pedras nem plantas aí com 10l ou menos, apenas com um calhau no meio para ele poder vir ao cimo e penso que isso não seja nada fixe :twisted:) e não sei muito bem como hei-de fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, quanto a tritões a experiência não é muita, tenho apenas o meu irmão que tem terrarios para uma Pitão, e dois lagartos muito lindos (gecos).

 

Agora para fazeres um terrerio, tens de te preocupar com vários factores:

 

Antes de adquirires ou mandares fazer;

Local onde ficará o terrário

Suporte para o terrário

 

Será apenas para um?

Eu não sou apologista de se ter apenas um espécime de determinada espécie, pois imagina que ficavas sosinha para sempre durante a tua vida, morrerias mais cedo, e acabavas por enlouquecer, imagina o que acontece com os animais que nascem e vivem para se reproduzirem. Se for maxo o que vais adoptar, tenta adquirir uma fêmea, vais ver que se vai sentir muito melhor, depois, o tamanho do aquário irá depender do tamanho máximo que a espécie atinge, e as limitações em termos de espaço que tens.

 

Existem terrários fechados, o caso do meu irmão, apesar da Pitão andar sempre com ele, só vai para o terrário à noite.

 

E existem os abertos, no teu caso como eles andam sempre à procura de saidas para escapar, o melhor será fechado.

 

Tenta fazer aldo com estas medidas:

Comprimento: 100cm

Largura: 30cm

Altura: 40cm minimo, eu aconselho 70cm

 

 

Depois com jeitinho, e alguma paciência, consegues fazer uma cascata, e metado do aqua submerso, com plantas aquáticas e plantas não aquáticas.

 

Este tipo de terrário tens a vantágem de o poder trabalhar de modo a ficar , um lindo ornamento da casa, e podes sempre colocar peixes tb, mas de médio porte, para não serem comidos nem comerem os tritões.

 

Esta é apenas a opinião de um leigo, que pouco ou nada conhece nesta vertente, mas quando estiver com o meu irmão, vou me informar melhor, e vou ler um pouco dos livros dele para colocar aqui mais ajudas.

 

Jocas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, estou a ver...

 

Nesse caso não tenho a certeza se fico com o tritão ou não, porque só tenho livre o aquário pequeno e não sei se em breve poderei ter um grande para ele... Ele está naquele aquário minúsculo há uns 3 anos no mínimo (e já lá estiveram dois :? ), por isso pensei que fosse +- suficiente o de 30l.

 

Se fosse fazer um aqua grande punha lá peixes :D e passava o meu de 60l para o tritão, mas de qualquer maneira são coisas que não posso fazer à pressa.

 

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns links, fixes:

 

 

ah obrigada pelos links!

 

andei a procurar por tritão e não por aquaterrários, se calhar por isso não encontrei nada de jeito...

 

Isso fica espectacular...

 

Mas estive a pensar, mesmo que queira juntar mais um tritão, aquele já tens 3 anos (nem sei qual é tempo de vida deles), não sei se será boa ideia :/ Pelo menos quando ele estava com outro, nao se davam nada bem, e vieram os dois ao mesmo tempo da loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diana,

 

O mais provável é que seja um tritão-ventre-de-fogo-chinês (Cynops orientalis). Contudo, existem no comércio outras espécies de anfíbios que são vendidos como "tritões-ventre-de-fogo".

 

Este link é excelente: www.caudata.org

Lá podes encontrar todo o tipo de informação sobre instalações, alimentação e identificação das diferentes espécies. Contudo, posso-te fazer um ligeiro resumo, já que mantenho esta espécie em casa há já alguns anos e, inclusivé, consegui reproduzi-los.

 

Estes tritões são originários da China, onde habitam cursos de água de fundo lodoso/arenoso e relativamente frios. Em cativeiro devem ser alojados num aqua-terrário (se bem que o ideal seja quanto mais, melhor, 30 L parece-me perfeitamente adequado, até para mais que um indivíduo), com ou sem areão e bastantes plantas aquáticas; pode-se montar uma ligeira área terrestre a partir de troncos emersos, rochas ou um pedaço de cortiça. É importante que a temperatura não ultrapasse os 25º C. Devem ser feitas TPAs de 15 em 15 dias; o pH deve ser neutro e idealmente, deve-se verificar a concentração de amónia na água.

 

Como alimentação podes dar larvas de mosquito, artemia, mysis, minhocas, galeridas. Alguns animais aceitam carne ou peixe crús e por vezes, granulado de peixe ou tartaruga (se bem que não seja o ideal).

 

Não concordo muito com algo do que aqui foi dito sobre estes animais terem companhia. Na natureza, são animais solitários, só se encontrando para a reprodução. Portanto, não têm qualquer necessidade com contactos de outros da sua espécie. Se não forem dadas as condições ideias para se reproduzirem, não faz muito sentido ter mais que um. Adicionalmente, e especialmente os machos, tendem a criar pequenos territórios individuais e ser mais agressivos durante a época de reprodução (Março a Julho).

 

espero que ajude. Se tiveres mais alguma dúvida, manda mensagem.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diasje,

 

Era o que faltava teres de pedir desculpa... :oops:

Acho que estamos todos aqui para aprender e ensinar um pouco. Percebo um pouco de anfíbios, mas virtualmente nada de muita coisa que por aqui se fala.

 

Fica bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

eu tenho 1 tritao faz ja +de um ano e tenho areao que neste momento nao esta no aqua mas basta ter um sitiu fora de agua para ele respirar (convem mas se meteres sem isso ele desenrasca-se) e o aqua com tampa para ele nao fugir porque um dos meus morreu porque saio do aqua,e dar bastamte comida.

comp

banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

olá!

 

só uma pergunta, o tritão foi apanhado num riacho, ou foi comprado numa loja?

 

tipo, eu na minha zona apanhei um casal de tritões ibéricos (Lissotriton boscai). são muito parecidos com os tritoes de ventre de fogo, por isso é que estou a dar a minha opinião.

 

os meus viviam num terrário de 25 L, , com muitos esconderijos, e apesar de serem territoriais, nunca se deram mal. Eu penso que era por haver muitos esconderijos!!!

por isso se consegui ter 2 num terrário de 25 L, acho que 1 num terrário de 30 L se vai dar perfeitamente!!!

 

mas como sou um pouco despassarado, deixei o terrario mal fechado e eles fugiram!! bigsmile lool

 

mas este ano vou outra vez tentar apanhar mais um ou dois, não apanho mais porque o seu estado é vulneravel e não se pode apanhar, mas como e com boa intensão acho que não faz mal.

 

xau, só espero ter ajudado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

só uma pergunta, o tritão foi apanhado num riacho, ou foi comprado numa loja?

 

tipo, eu na minha zona apanhei um casal de tritões ibéricos (Lissotriton boscai). são muito parecidos com os tritoes de ventre de fogo, por isso é que estou a dar a minha opinião.

 

os meus viviam num terrário de 25 L, , com muitos esconderijos, e apesar de serem territoriais, nunca se deram mal. Eu penso que era por haver muitos esconderijos!!!

por isso se consegui ter 2 num terrário de 25 L, acho que 1 num terrário de 30 L se vai dar perfeitamente!!!

 

mas como sou um pouco despassarado, deixei o terrario mal fechado e eles fugiram!! bigsmile lool

 

mas este ano vou outra vez tentar apanhar mais um ou dois, não apanho mais porque o seu estado é vulneravel e não se pode apanhar, mas como e com boa intensão acho que não faz mal.

 

xau, só espero ter ajudado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

!!! sabias que é proibida a recolha da nossa fauna? pode dar multas e e....por favor, não apanhes animais da natureza...compra antes 1 ou 2 tritões ventre de fogo para te iniciares...nem são caros, cá na terra custam 3,30€ cada...eu também me ando a iniciar nisto dos anfibios...mas convém persquisar muito antes de os adquirir...pesquisa!

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.