Lavar correctamente o Filtro


Recommended Posts

Boas.

 

Gostaria de saber se alguém sabe ao certo como lavar um filtro externo. Normalmente nunca lavo o cesto das cerâmicas, espremo apenas a esponja e como o próprio cesto tem uma rede não é necessário muito mais. Despejo toda a água do copo pois essa encontra-se sempre bem sujinha... Como tenho medo de perder as bactérias coloco sempre o materias de filtragem biológica no fundo do aquário. :wink::?

Reparei hoje ao lavar o filtro que havia bastantes residuos à volta dos sacos de filtração que contém as cerâmicas.

Reparei também que ha uma espécie de lodo nos cestos do filtro, no copo, nas borrachas, nas mangueiras, nas ventosas.... etc etc etc... muito mais visivel em todo o material que é "borrachoso"

Será isto normal? Algum procedimento?

Tenho receio de as limpar... e de consequentemente destabilizar o aquário...

 

Gostaria de saber se existe uma maneira correcta de limpar estas matérias sem perdas de bactérias.

 

Obrigado

 

 

 

PS: Quando coloco o cesto biológico dentro do aquário ele debita uma espécie de "pó branco" para dentro do aquário e turva a água, mas cerca de 2h depois está tudo normalizado.

Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

pra lavar as ceramicas tiras um balde de agua do aquario e chucalhas o cesto das ceramicas dentro do balde, se o metes no acua sai sempre alguma porcaria ( pó branco que turva a agua como tu dizes)

 

Reparei hoje ao lavar o filtro que havia bastantes residuos à volta dos sacos de filtração que contém as cerâmicas.

 

pois quando as esponjas tão muito sujas dificultão a passagem de agua, pelo que a agua tende a passar á volta das esponjas, e consequetemente a passar porcaria pora as ceramicas.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os "lodos" são....as bactérias.

Deverás lavar, até à exaustão, as mangueiras e as esponjas.

As ceramicas deverão ser enxaguadas com àgua do próprio aquário.

O balde deve ser cheio com agua do aqua.

Voilá :twisted: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

boas!!

 

Tambem tenho umas duvidas....

 

Ja ouvi dizer que as ceramicas e as esponjas se podem lavar sem prbloemas...sem ser com a agua do aqua...e que as bolinhas com poros e que não devem ser lavadas!

 

Contudo ja ouvi dizer que apenas as esponjas se devem lara muito bem e o resto com muito cuidado e com a agua do aqua!! podem-me dizer qual a mais correcta??

 

Ja agora....enquanto se lava resto do equipamento do filtro as materias filtrantes devem manter.se submersas em agua do aquario...por exemplo um balde ?

 

as materias devem retirar.se do balde das materias e ser enxaguadas ca fora??

 

um abraço

Editado por Underground
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  

 

O método que sempre pratiquei e nunca me dei mal é lavar as ceramicas em agua que saiu do aqua enxaguando (como já disseram antes) nunca con agua da torneira, e tudo o resto em agua corrente e bastante.

As ceramicas ficam guardadas durante todo o tempo de manutenção na agua da tpa.

 

Cumps

CLeitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  

 

O método que sempre pratiquei e nunca me dei mal é lavar as ceramicas em agua que saiu do aqua enxaguando (como já disseram antes) nunca con agua da torneira, e tudo o resto em agua corrente e bastante.

As ceramicas ficam guardadas durante todo o tempo de manutenção na agua da tpa.

 

Cumps

CLeitão

 

 

boas!

 

obrigado pela resposta..seguirei esse metodo. So uma questão....quendo dizem enxaguar é concretamente o que?? so passar por água do aquário sem as remexer??? as cerâmicas são enxaguadas dentro do balde que está dentro do filtro ou são retiradas para outra balde com a água da tpa?? desculpem as questões...mas é para depois não fazer borrada...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.