Como recomeçar o hobby? Oceallaris ou Hippocampus


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Após vários meses de "desprezo" pelo meu aquário (por motivos profissionais - sobrecarga, e pessoais - filho com 9 meses) está na altura de recomeçar a olhá-lo de forma diferente.

 

Corais e peixes desapareceram...

 

Condições do sistema

 

Aquário : 100 x 40 x 50 – 200L (+- 160L reais)

 

 Substrato : Aragonite

 Sal : Marinemix Cristal Sea

 Movimentação : 2 Tunze 7200/2 (pulsadora 500L/h – 2400L/h), controladas por singlecontroller.

 

 Iluminação : Calha Lifetech PC 2 x 18W + 2 x 36W = 108W

 

Sump : 70 x 35 x 40 – 70L reais

 

 Bomba retorno : Aquaclear Powerhead 901 – 3500L/h, ligada a SCWD, com saída 2 saídas opostas.

 Iluminação : 2 lâmpadas 18W

 Escumador : Tunze 220/2 (150L – 400L)

 Aquecimento : 1 Lifetech 200W

 Repositor automático : Tunze com calcium dispenser

 Macroalgas : Caleurpa

 

Osmose inversa : Aqua safe – model 2004 reef (6 estágios)

 

Refrigeração : 2 ventoinhas PC (instaladas no móvel da sump, uma a mandar ar para fora e outra para dentro, controladas por um termoestato electrónico a disparar aos 26.1º)

 

Rocha viva :

10/02/2005 4.3 Kg (Indonésia)

19/02/2005 5.0 Kg (Indonésia)

16/03/2005 1.7 Kg (Indonésia)

18/03/2005 2.1 Kg (Indonésia)

05/04/2005 6.5 Kg (Indonésia)

19.5 Kg no total

 

Rocha morta :

08/03/2005 3.1 Kg

5 Kg no total

 

Tinha 1 projecto de no final deste ano apostar forte na aquiasição de mudas de corais duros e na aquisição de 1 calha com 3x 150W HQI.

 

Mas penso que por agora o melhor é colocar o projecto no gaveta...

 

De modo que agora procuro 1 projecto que necessite de menor recursos financeiros.

 

Neste momento tenho 2 ideias em mente e disposto a receber outras sem preconceitos.

 

1.

Eventualmente adquirir 3 anémonas e 3 casais de aceallaris

 

2.

Eventuamente colocar várias macroalgas no aqua juntamente com alguns Hippocampus

 

 

Espero uma vez mais a vossa colaboração

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei mas.... parecem-me peixes a mais e tem cuidado com as algas porque viram praga. Muitos aqui no fórum têm tipo "problemas de invasão" com algumas.

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rui

 

Nem sempre tenho disponibilidade para os alimentar 3x/dia. Caso tenha será +- assim : 7h, 18h, 22h.

 

No teu caso, como conseguiste dar a volta nas férias?

 

Que outras alternativas me aconselhas para manter 1 aquário com baixo custo?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tal como o Rui disse, é dificil manter os cavalos marinhos devido ao tempo que temos que ter para mantê-los, e depois sao peixes que não podem estar com espécies agressivas.

São poucos os casos de sucesso com cavalos marinhos, têm que estar num sistema bem estabelecido e sem grandes stresses. Eu acho que para começares deverias optar para os ocelaris, mas não tantos como dizes! Depois queres comprar outro peixe e outro e...depois não há espaço para todos! Que tal começares com um casal e depois adquires outro tipo de peixe.

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Concordo com o Rui e com o Pedro. Já tive Cavalos Marinhos e optei por vendê-los! Dão muito trabalho... Eu optaria pelos palhaços!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais