Meu 1º aqua, 20L


Thiago

Recommended Posts

Olá, já fiz algumas perguntas aqui no fórum e já estou decidido de como irei fazer o meu aqua. Eu já tinha um aqui, por isso vai o de 20L mesmo (39Cx19Lx27A).

 

:D O que eu estou pensando em fazer é:

 

:shock: 1º- Na parte das plantas estou pensando em colocar um tapete de musgo e apenas 2 plantas grandes no fundo do aqua nos vértices

 

:shock: 2º- No centro, colocarei uma pedra vulcânica e no lado direito farei como se fosse uma "casinha" de pedras pois lá será o esconderijo de algum peixe pequeno, e lá aproveitarei para colocar o oxigênio. lá trás, colocarei um tubo de +- 2 ou 3 cm furado para colocar o CO2 (DIY).

 

:arrow: 3º- os peixes que estou pensando em comprar são:

1 Betta Macho (certeza)

1 Limpa Vidros (certeza)

2-4 Neons ou Guppes (não tenho idéia)

=>Vocês acham que esses peixes se darão bem?

 

:arrow: 4º- estou pensando em colocar uma lâmpada de 10 a 20W (está bom?)

 

Durante a montagem tentarei colocar fotos.

 

Espero receber alguns concelhos e idéias. Não possuo muito $, por isso eu não penso em fazer coisas grandiosas.

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que com um aquário tão pequeno e com muitos desses elementos, será muito mais exigente o tratamento do teu aquário, pois os níveis da água vão estar dia sim dia não complectamente instáveis.

Em relacção aos peixes não te aconselhava a por neons com guppys, pois são de PH diferente. E tenta por corydoras também, pa te limparem o fundo.

 

Fica bem!

.: removida a assinatura. Limite 100pixel :. MM

Luís Ranito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Stadium Arcadium Boy, não sei se me expressei bem, mas eu não vou colocar os neons com os guppes, eu estou em dúvida qual colocar: Ou Neons ou Guppes.

 

Pelo fato do pH do neons (os negros) serem o mesmo do betta, eu acho que irei comprar os neons mesmo

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

 

se optares por neons, ou qualquer outro peixe de cardume, poem um minimo de 6.

 

ñ ponhas os guppis pois guppis e betta normalmente dá confusão, só te falta ai umas corys pois ainda não tens ai peixes que abitem o fundo do aqua, umas 3 deve tar bom

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 20L eu deixava so o beta e alguns caracois e camarões...

Como ja foi dito num aquario tão pequeno se o sobrepovoares vais ter grandes problemas em estabilizar a qualidade da agua.

 

Foi impressão minha ou queres pôr CO2 e oxigenio ao mesmo tempo???? decide-te ou uma coisa ou outra!!

 

estas-te a esquecer do mais importante!!! FILTRAGEM!!

 

Eu optaria por um filtro de cascata tipo "mochila", é externo,logo não ocupa lugar dentro do aquario e é de facil manutenção. Faz uma boa agitação á superficie dspensando assim a bomba de ar podendo utilizar o CO2 sem problemas.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal, hoje eu comprei 4 Paulistinhas, 3 Bettas CT fêmias e 2 Coridoras de Pintas Pretas.

 

Coloquei também uma fileira de Valisnérias no fundo.

 

No meio dele estou pensando em colocar pedras pretas e revestir o fundo com algum tipo de cascalho branco.

 

O que voces acham???

 

Ainda não medi o pH, mas a temperatura está aos 27ºC sem aquecedor.

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem nem tinha reparado bem na litragem!

 

sendo de 20l é mesmo peixe a mais!

 

isso com uns 6 de tetras (qualquer um desde que pequenos) e umas 3 corys e 2 otos

 

muitas plantas, mudas de agua e uma boa firtragem

 

zefish

Eu optaria por um filtro de cascata tipo "mochila", é externo,logo não ocupa lugar dentro do aquario e é de facil manutenção. Faz uma boa agitação á superficie dspensando assim a bomba de ar podendo utilizar o CO2 sem problemas.  

 

tb aconselho este tipo de filtros tenho um num aqua de 50l e to muito satisfeito

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

Ontem sofri uma baixa, uma betta pulou do aquário e.. morreu

Minha população está em:

:cry: 6 Paulistinhas;

:D 2 Bettas (fêmias, CT)

:arrow: 2 Coridoras de Pintas Pretas

 

O pH mantem os 7.0 - 7.2 e a temperatura da água está entre 28 e 29.

 

O fundo do aquário está em pedras brancas, quase transparentes, com uma pedra que eu criei uma "caverna" onde uma betta geralmente fica todo o dia (ela é um pouco grande e eu acho que está grávida).

 

Hoje, no colégio, encontrai um tronco, ele está fervendo, depois colocarei em um balde com água e sal.

 

Próxima semana eu colocarei ele no aqua (só se ele não soltar tinta). Ele já está em água fervente 30 minutos e até agora não saiu nenhuma tinta.

 

Me desculpem se ainda não mandai fotos, mas é porque eu não encontro o cabo de minha máquina. Quando puder mandarei fotos.

 

Obrigado pela ajuda de todos.

__________________________________________________

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thiago,

 

Como já deves ter percebido, é boa ideia tapares o aquário. Os bettas, mas também outros peixes, gostam de saltar, portanto se não te queres arriscar a perder outros...

 

estou pensando em colocar uma lâmpada de 10 a 20W (está bom?)

 

Tanto quanto sei, a regra é 1W/L, portanto sim.

 

Quanto à quantidade de peixes, a regra é 1 cm de peixe (adulto) por litro de água.

 

Os bettas podem atingir os 6 cm. Os paulistinhas (danio zebra, deste lado do Atlântico) podem atingir os 3.8 cm. As corys chegam aos

5 cm. É claro que são tamanhos máximos, mas deves deixar alguma folga para os teus peixes poderem crescer. O que tu tens passa de 30 cm... E não te esqueças que os 20L são brutos, se descontares o volume que ocupa o material que pões dentro do aquário, deves ter no máximo 15L.

 

Enfim, não desanimes, só te estou a tentar prevenir para não teres azares, como bettas suicidas...

 

O arranjo de pedras que tu dizes deve ser semelhante ao que eu tenho no meu. Podes ver aqui, onde também podes ver (mal...) a diferença entre uma betta fêmea normal e a mesma betta fêmea pronta a acasalar.

 

Quanto à tua betta fêmea passar o tempo escondida na "caverna" isso normalmente é sinal de stress, provavelmente provocado por ser perseguida pela outra betta. Acredita, sei de experiência própria que mesmo as bettas fêmeas podem ser muito agressivas. Devias tentar passar um bocado de tempo a ver os teus peixes, para observares o comportamento deles, e tentar perceber porque é que ela se esconde.

 

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Thiago é o teu primeiro aqua e dever estar todo empolgado e ainda bem que assim é mas pude reparar que pedis-te ajudar e opiniões, mas acabas-te por fazer escolhas contraditórias.

Pela experiencia que tenho com um aqua desses posso-te dizer que dá para muito e dá para pouco, ou seja, dá para conseguires mudar de layout todos os meses é facil e barato fazer um layout razoavel, mas os plantas crescem bastante (a maioria demais para o tamanho do aqua) os parametros da agua tem de ser minimamente cuidados e claro o mais importante a escolha dos peixes.

 

Agora já tens esses peixes (Esse é o problema, se os poderes trocar fazes bem) Cria guppys fica o aqua cheio rapidamente e com o passar do tempo haverá uma selecção natural dos mais fortes á nascença como na natureza, planta muito bem o aqua e fica cinco estrelas.

 

Podes clicar na foto abaixo e veres o meu exemplo.

 

Boa sorte força...

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal!!!

 

Desculpem-me por não ter postado antes, mas é porque não tava comcâmera e não sabia como coloca-las na net.

Pois bem, minha população atual é de 3 Paulistinhas "Danio rerio ou Danio Zebra", 2 Bettas Fêmeas "Betta Splendens" e 2 Coridoras "Corydoras melanistius" e 2 tipos de plantas: acho que é uma Valisnéria "Vallisneria spiralis" e uma (não sei o nome) mas acho que é uma cabomba sendo que esta tem umas flores e outras folhas diferentes, olhem a foto:

 

Pic_9758_6.jpg

 

Alguém sabe que planta é essa???

Sim, esqueci de falar, ele é iluminado por 2 lâmpadas compactas "economicas" de 11W cada com 6800K, sem filtro e sem CO2 (mas ambos irei colocar daqui pro fim do mês - DIY é claro :) -)

pronto, vou parar de falação e postarei as fotos.

 

O primeiro aquário foi esse:

 

Pic_9758_3.jpg

 

O segundo lay-out

 

Pic_9758_4.jpg

 

O terceiro é definitivo:

 

Pic_9758_5.jpg

 

 

Espero que tenham gostado, espero também receber críticas e parabenizações. :lol: Construtivas, é claro!!! :lol:

 

Valeu pessoal

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aprendes-te rapido o que te disse sobre mudar rapidamente de layout, fazes bem :roll:

 

A escolha dos peixes é um bocado má devias ter um cardume maior, ajuda a combater o stress que os peixes ganham por estar num aqua tão pequeno.

 

As plantas estão bem mas prepara-te para podas muito frequentes!

 

Não gostei mesmo foi do areão, é pouco natural.

 

Mas começas-te bem e o aqua está bonito de uma forma geral

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lay-out do aqua continua o mesmo, mas fiz algumas Mudanças em relação aos peixes :roll: , estou com 1 Betta Black Lace (macho), 3 Fêmias (sendo 2 Black Lace e uma azul "normal") e as mesmas coridoras, vejam as fotos no http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=48965

 

Espero que gostem

 

______________________________________________________

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.