Algas. Help!!!


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

 

tou com um probleminha que me anda a dar a volta à cabeça: Algas no meu aqua de ciclideos africanos. Estive um dia fora de casa e quando regressei ja tinha os vidros do aqua todos empregnados com aquelas cenas verdes e oleosas!!!

O que posso fazer? Deverei colocar algo para diminuir os fosfatos (ph) da água?

 

Obrigado,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas mudas de água diárias e isso vai ao sítio. Demora, mas funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive um dia fora de casa e quando regressei ja tinha os vidros do aqua todos empregnados com aquelas cenas verdes e oleosas!!!

 

Ó Marco, o facto de teres estado um dia fora de casa nada tem que ver com o aparecimento das algas... :lol:;)

 

Em casa ou não em casa, elas iam aparecer na mesma, porque de facto estão relacionadas com outros factores, dos quais destaco:

 

1. Excesso de Macro Nutrientes, tais como fosfatos e nitratos, eventualmente resultantes de alimentação excessiva e/ou decomposição insufiente em virtude de um reduzido numero de plantas

 

2. O aquario pode ter sido estabelecido recentemente, e há ainda desequilibrios corrigir até que o equilibrio pela conclusão do ciclo do azoto seja alcançado

 

3. Foto-periodo excessivo (demasiadas horas de iluminação)

 

etc. etc. etc.

 

Agora, subscrevo o que diz o Miguel... Os cilcideos africanos adoram "pastar" as algas presentes nas pedras e afins... Não vale a pena tirar-lhes a sobremesa... :shock:

 

Abraço

Sérgio

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

 

quando mencionei o facto de ter estado um dia fora de casa foi apenas para demonstrar a rapidez com que se reproduziram as algas no meu aquário, entendes? Antes de sair o vidro estava praticamente limpo e quando regressei completamente sujo...

Relativamente à iluminação penso que está adequada, pois têm cerca de 12 horas diárias, em média. O aqua tem cerca de 1mês, pelo que penso que o ciclo deve estar completo, no entanto o factor plantas é que poderá ser uma das causas desta questão. Ja tentei colocar algumas, mas mesmo às anúbias os africanos não dão descanso. lol

Já pensei em adicionar ao filtro (JBL CRISTAL PROFI500) o Clearmec que dá uma certa cristalinidade à água (o que tambem não se tem verificado) e simultaneamente combate o excesso de fosfatos.

Qual a tua opinião?

 

 

Um abraço,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à iluminação penso que está adequada, pois têm cerca de 12 horas diárias, em média

 

Para um aquário sem plantas, é muito tempo de iluminação. Quantos W/litros tens?

 

aqua tem cerca de 1mês, pelo que penso que o ciclo deve estar completo

 

Nitratos e fosfatos terás sempre se não tiveres cuidado com a alimentação e com as TPAs

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

o aqua tem cerca de 250 litros e tenho duas lampadas de 30W, uma Aqua-Glow e uma Marine-Glow. De dia deixo a iluminação ligada e quando me vou deitar desligo, o que dá cerca de 10/11 horas de luz por dia.

A alimentação é intercalada com Spirulina, granulado para ciclideos africanos e ainda larvas de mosquito vermelho congeladas.

 

Um abraço,

 

Marco

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ao Aki, Jumbo, Continente, Mestre Maco ou loja de chinês mais próxima e compras um temporizador DIÁRIO de tomada. Não compres um semanal!!! Custa uns 3€, ou isso. Regulas o bixo para te ligar a iluminação às 14h e apagar às 22h (8h de luz). Pronto, menos uma preocupação.

 

As larvas de mosquito, no máximo, 2x por semana. Podes dar depois de uma TPA semanal, como doce para combater o stress dos peixes.

 

Planta Valisnerias e amarra Fetos de Java a troncos ou pedras. A ver se eles não as deixam sossegadas... :twisted::wink: Eta plantinhas mais amargas!!! :twisted::twisted:

 

Podes experimentar colocar carvão no filtro, para retirar os nutrientes a mais e algum algedo. Não será a melhor opção, mas ajuda a aumentar a rapidez, para te livrar dos nutrientes a mais.

 

TPA's. Muitas. E em quantidades generosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mantenhas é o carvão activado indefenidamente no filtro. É que além daquilo ter um ponto de absorção máximo, com o tempo, as plantas começam a ressentir-se da falta de nutrientes. É só nesta fase, para te livrares do algedo mais depressa.

Já disse para fazeres TPA's? :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar nesta fase, fazias de 2 em 2 dias...depois do algedo desaparecer, voltas a fazer semanalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já pensei em fazer isso, mas fiquei receoso de que seria muito agressivo para os peixes. Tenho de verificar a materia filtrante do meu JBL, pois nao sei se o filtro já nao traz carvao activado. Comprei há uns tempos uma AquaClear pra ver se a água ficava mais cristalina mas não me parece que tenha sido o suficiente. Já vi alguns Aqua's em que a água está um espectáculo e não consigo isso no meu. Por isso pensei no Clearmec da JBL.

 

Um abraço,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, tudo bem?

 

Sim o filtro tem copo de filtragem. No entanto, acho que ja tenho o aqua em condições. Ontem tirei todo o areao branco (akeles calhaus) e coloquei apenas areia fina mais as rochas. Há pouco quando cheguei a água estava super cristalina e as únicas bolhinhas que se veem são as provocadas por uma power-head. O problema era mesmo daquele areão coral horroroso ehehehe

 

Obrigado pela ajuda,

 

Um abração,

 

Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais