ALTERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO 4x 30W T8 para 8x 55W PLL


William

Recommended Posts

Depois da autentica "saga" em busca de todo o material necessario pra esta operação aqui vai a descrição dos passos com as possiveis fotos no momento ( telemovel)

 

 

As calhas antigas ainda com os suportes das T8

9c303dc0.jpg

 

627c50c6.jpg

 

Começando a desmontar tudo

221f08ac.jpg

 

Os balastros entigos ja ca fora

e980e95a.jpg

 

Ligar os fios ca fora pra ver se tudo funcionava

9adf5615.jpg

 

Teste de luz bem sucedido :wink:

a206ad03.jpg

 

Mediçoes da fiação

3194a2f4.jpg

 

3194a2f4.jpg

 

Outro teste de luz mas agira com duas lampadas ligadas

cc0390da.jpg

 

16c628a8.jpg

 

Medições pa fazer o suporte para os casquilhos ficarem na horizontal

f669cbbf.jpg

 

Primeiro apoio ja rebitado no lugar

5762fefe.jpg

 

Medições para o apoio central

2e3dbb09.jpg

 

Colocação do apoio do outro lado

c572be5e.jpg

 

As duas primeiras lampadas ja encaixadas

4a0f2673.jpg

 

Ligar os balastros e enfia-los dentro da calha de aluminio

91041ad5.jpg

 

e233ab36.jpg

 

Novo teste de luz antes de colocar o balastro dentro ca calha

7509ab3f.jpg

 

Agora o outro lado.....

a1730dec.jpg

 

e46724c6.jpg

 

A calha ja terminada

b17149e8.jpg

 

Teste de luz final e tudo parecia estar bem

6aaba49f.jpg

 

Resultado final ja montado no aqua

25.jpg

 

 

Não foi nada silmpes de montar e ligar , deu-me muito mais trabalho do que aquilo que estava a contar .levou-me o dia inteirinho! mas no fim estou bastante satisfeito com o resultado :) Neste momento esta a funcionar apenas com 6 lampadas, não tinham mais pra entrega e ficaram encomendadas mas o resultado mesmo assim ja é bastante bom!

agora quando me esquecer do trabalho que tive hoje vou voltar a montar o monnlight que tinha feito no topico abaixo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight

 

qualquer duvida estejam á vontade de perguntar, espero que este topico seja util para todos! ;)

 

Não posso deixar de agradecer ao meu amigo João Rocha que sem ele isto teria durado uma semana!!!!!!!!!!!!!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

está muito boa essa transformação eu estou neste momento a acabar um processo semelhante, também com lampadas PLL e T8 juntas.

Para as PLL como é que fizeste para o suporte da lampada na extermidade oposta ao casquilho? Tens alguma foto desse processo?

O aqua está muito bom. Excelente.

 

MCUL

msn: jpgfrade@gmail.com

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

está muito boa essa transformação eu estou neste momento a acabar um processo semelhante, também com lampadas PLL e T8 juntas.

Para as PLL como é que fizeste para o suporte da lampada na extermidade oposta ao casquilho? Tens alguma foto desse processo?

O aqua está muito bom. Excelente.

 

MCUL

 

 

Fotos dessa parte não tenho mas é um suporte muito simples, é uma barra de aluminio em dobrada em L do genero dos suportes paras os casquilhos , na 15ª foto podes ver como sao.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante, um pequeno reparo, agora que é tarde de mais

 

devias ter posto as lampadas mais afastadas do corpo de aluminio, para com reflectores poderes maximizar a luz, com uma distância tão curta ao corpo vais perder parte da luz.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante, um pequeno reparo, agora que é tarde de mais

 

devias ter posto as lampadas mais afastadas do corpo de aluminio, para com reflectores poderes maximizar a luz, com uma distância tão curta  ao corpo vais perder parte da luz.

 

Pois mas tinha mesmo e ficar assim , não havia muito espaço e como sao 8 lampadas... mas quanto a perda de lz não me preocupa muito pois o aqua é completamente fechado em cima com tampas de aluminio (mais outra razão para n haver muito espaço) que reflete a luz para baixo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito show hein, costumam usar espelhos por cima pra refletir mais a luz pra dentro do aqua ?

 

esses balastros são os com alto fator de potencia certo ? quanto custam em média ?

 

são balastros electronicos , o aqua é tapado com umas tampas de aluminio que tb reflete toda a luz para baixo , os balastros custa cada um cerca de 37 euros, abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado final ficou muito bom! Esse balastro electrónico é igual ao meu :D Já agora as PLL são de quantos Kelvin? As que eu arranjei têm referência 950 portanto serão 5000K mas eu gostava de ter umas a 6500K...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado final ficou muito bom! Esse balastro electrónico é igual ao meu  Já agora as PLL são de quantos Kelvin? As que eu arranjei têm referência 950 portanto serão 5000K mas eu gostava de ter umas a 6500K...

 

Podes encontrar os balastros nesta firma, fazem entregas: www.ilumina.pt quanto às lampadas tenta no templo aquatico, vê no Google comprei lá uma com 6500kelvin para o meu aqua.

 

MCUL

msn: jpgfrade@gmail.com

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom william

 

Assim vais conseguir mais 320w!? :?

 

Não consegues por aqui o sistema eléctrico (ligação do balastro a esses casquilhos), é que entretanto fez-se :D , para uma coisa nova.

 

Os meus parabéns e boa sorte

 

Cump.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, ficou muito bom.

 

Umas perguntinhas:

- Por onde passaste os fios dos suportes para os balastros? Pelos buracos deixados pelos suportes das t8?

 

- Como é que isolaste os referidos buracos?

 

- Esses suportes são estanques? onde os compraste?

 

- Não tens problemas com aquecimento? Pergunto isto pois colocaste 4 balastros, e não me apercebi que tivesses feito alguma coisa para dissipar o calor gerado.

 

Mais uma vez bom trabalho.

 

Abraço

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado final ficou muito bom! Esse balastro electrónico é igual ao meu :shock: Já agora as PLL são de quantos Kelvin? As que eu arranjei têm referência 950 portanto serão 5000K mas eu gostava de ter umas a 6500K...

 

oi! as minhas tb têm a referencia 950 ,o material é todo igual ao teu, lampadas casquilhos e balastros alias foi tudo comprado no mesmo sitio! pra ja vou experimentar com estas lampadas mais para a frente logo se ve ,e a tua instalaçao, nunca deu problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom william

 

Assim vais conseguir mais 320w!? :lol:  

 

Não consegues por aqui o sistema eléctrico (ligação do balastro a esses casquilhos), é que entretanto fez-se  :shock: , para uma coisa nova.

 

Os meus parabéns e boa sorte

 

Cump.

 

 

oi o esquema vi por aqui e tb por eliminação de hipoteses! ;)

 

 

"]Pic_7144_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, ficou muito bom.

 

Umas perguntinhas:

  - Por onde passaste os fios dos suportes para os balastros? Pelos buracos deixados pelos suportes das t8?

 

  - Como é que isolaste os referidos buracos?

 

  - Esses suportes são estanques? onde os compraste?

 

  - Não tens problemas com aquecimento? Pergunto isto pois colocaste 4 balastros, e não me apercebi que tivesses feito alguma coisa para dissipar o calor gerado.

 

Mais uma vez bom trabalho.

 

Abraço

 

Boas! passei a fiação necessaria pelos furos que as calhas ja tinham para as T8 , depois isolei tudo com silicone , todos os buracos, rebites , fios de ligaçao aos casquilhos , etc etc etc, enchi tudo ao maximo com o silicone e no fim de seco ainda isolei por cima com fita americana! :shock: ( nem quero pensar em um dia algum balastro avariar)

quanto ao calor aquece um pouco mas n mais do que ja aquecia anteriormente pois a instalação antiga também era com 4 balastros convencionais por isso não me parece que aqueça mais mas de qualquer forma nos primeiros tempos vou estar de alerta! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem William!

 

Deu trabalho mas rendeu. Agora é ficares atento ao alguedo, com tanta luz não me admira que ataque em força...

 

pois ja me tinha lembrado disso mas ja acrescentei 10 octos e retirei duas platydoras e um agamixe :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado william, pela tua prontidão.

 

Eu conheço, essa história de “eliminação de hipóteses”, e por isso, uma vez mais, muito obrigado.

 

Concordo com o comentário do Just_me, não tens forma de resolver isso!

 

E não te queixes do teu dia perdido, afinal foi apenas um dia para fazeres um projecto desses. Eu levaria pelo menos uns dias. :shock:

 

Cump.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o comentário do Just_me, não tens forma de resolver isso!

 

 

Pois mas não é so a falta de espaço, se quero ter as lampadas bem fixas no suporte central que fiz tem de estar assim pois os casquilhos são feitos pra suportarem as lampadas na vertical e como as coloquei na horizontal!(exactamente pra aproveitar mais a luz) fartavam-se de abanar e iam-me cair na agua quase de certeza n tou a ver outra hipotese mas quando for tratar do moonlight vou rever as opções e logo vejo se da pra apertar mais um pouco a coisa pra afastar as lampadas das calhas :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado final ficou muito bom! Esse balastro electrónico é igual ao meu :wink: Já agora as PLL são de quantos Kelvin? As que eu arranjei têm referência 950 portanto serão 5000K mas eu gostava de ter umas a 6500K...

 

oi! as minhas também (palavra corrigida) têm a referencia 950 ,o material é todo igual ao teu, lampadas casquilhos e balastros alias foi tudo comprado no mesmo sitio! pra ja vou experimentar com estas lampadas mais para a frente logo se ve ,e a tua instalaçao, nunca deu problemas?

 

até agora tá a funcionar tudo impecável :? reparei também que o esquema que usaste para ligar os componentes foi o mesmo (agradecimentos ao Babo) :) com a aplicação da nova iluminação só notei o aparecimento de algas mas para isso arranjei uns ottocinclus, caridina japonicas e cae... então estão relativamente controladas :) abraço

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabens isto é um verdadeiro DIY, isto é por causa deste projecto já consegui a alteração da minha calha de seis lampadas plc de 20W de 6400K para tres PLC e duas 36W PLL.

E digo uma coisa fez-se luz, não posso colocar fotos pois o meu windows deu o berro e estou a surfar pelo Kubuntu sendo ainda um pouco newbie nesta coisa do Linux.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Ola William.

Gostei do resultado da tua calha DIY. Parabens.

Tenho duas calhas duplas de 150 cm que pretendo transformar para PLL 55W com balastros electronicos.

Gostaria de te colocar algumas questoes:

-Qual a referencia, fabricante, preco e comprimento das tuas lampadas? ( para eu poder fazer calculos quanto a dinheiro e quantas lampadas cabem em 150 cm)

-Qual a referencia, fabricante e preco dos teus balastros electronicos? Sao balastros de alto rendimento?

-Cada lampada precisa de um balastro ou podes ligar varias no mesmo balastro? Quantas lampadas por balastro?

Agradeco a tua explicacao.

Abraco,

Nuno Forca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno Forca,

 

Por acaso estive ontem a ver preços para fazer isto na minha calha de um Aquatlantis de 1m. Queria fazer exactamente isto mas com 2 ou 4 PLL de 36W a 6500K.

Posso te dizer que os preços que me deram foram de 8 euros para cada lâmpada (Osram) e cada balastro electrónico custaria 30 euros (aqui tenho de tirar uma dúvida depois porque não tenho a certeza de que estes de 30 euros seriam para uma ou para duas lâmpadas). Depois há outros gastos como sejam os casquilhos que custam 3 euros, fio eléctrico, fita isoladora, silicone, umas cervejas para acompanhar, etc, etc. LOL

Termino confirmando-te que, consoante o tipo de balastro, poderás ligar uma ou duas lâmpadas a um balastro.

 

Na conversa que tive com a pessoa da loja, foi-me dito que, para uma utilização em que a lâmpada acende uma vez por dia, não se justificaria comprar o balastro electrónico, pois este só faz diferença relativamente ao tradicional no arranque. E como só arranca uma vez por dia... Agora se tem razão no que diz ou não, não sei...

 

@ william: Como vai essa montagem em termos de temperatura? Os balastros não se 'queixam'? Já agora, essas calhas parecem muito semelhantes à minha. Também são Aquatlantis?

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Qual a referencia, fabricante, preco e comprimento das tuas lampadas? ( para eu poder fazer calculos quanto a dinheiro e quantas lampadas cabem em 150 cm)

-Qual a referencia, fabricante e preco dos teus balastros electronicos? Sao balastros de alto rendimento?

-Cada lampada precisa de um balastro ou podes ligar varias no mesmo balastro? Quantas lampadas por balastro?

 

 

Boas! as lampadas sao da marca osram , referencia Dulux L 55W/12 950 , medem cerca de 52cm , quanto ao preço ja n me lembro bem pois ja foi à quase 1 ano mas acho k foi por volta dos 6 ou 7 euros (num revendedor)

Os balastros tb sao osram , sao balastros electronicos duplos , 2x 55W , e cuustaram a volta de 37 euros cada , como sao duplos da para ligar 2 lampadas por balastro o que tinha mesmo de ser por questoes de espaço

qq outra duvida dispõe!

 

abraço e boa sorte para o teu projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais