Filtro UV - Quantas horas ?


Recommended Posts

Boas, acabei de adquirir um filtro UV, mas tenho ouvido distintas opiniões quanto à utilização do mesmo.

 

Quantas horas deve ficar ligado ? Devo-o usar continuamente no aquario ou apenas ligar de x em x tempo ?

 

Obrigado

 

P.S. - Já agora, alguém tem experiencia de usar um filtro destes com Discus ? Notaram diferença ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes por o tipo de filtro/lampada que tens e quantos litros tem o aqua?

 

Eu tenho 240L, com filtro JEBO UV 9W, ligado à saida de um JBL cristal Profi 250, com caudal reduzido à saida de modo a baixar os 700Litros/hora para cerca de +- 150 a 200Litros/horas. Para alem deste filtro da JBL tenho também um eheim 2026 neste aquario.

Resultado: àgua completamente cristalina, e supostamente livre de muitos bicharocos, pois o caudal de agua a passar no UV é baixo, logo deve matar muito bicho...

Comecei por por 3 dias por semana, mas agora tenho 24h todos os dias o UV ligado.

As plantas até agora não se queixam... e os peixes(Discus) agradecem.

 

Espero ter ajudado.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

O meu UV é da aquamedic 9W. Vou ligar com um filtro EHEIM 2213 num aqua de 200l onde tb tenho um 2026. Estava tb a pensar reduzir um pouco o caudal do 2213.

 

Já és a 2ª pessoa que diz que deve estar 24h ligado, mas continuo a ler opiniões divergentes noutros sites. Fico a aguardar mais algumas opiniões.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas horas, apenas de vez em quando.

Porque:

- a lâmpada vai durar mais

- não ficas com peixes "florzinhas" sem qualquer tipo de imunidade e a quem basta uma constipação para bater as botas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, entretando andei à procura noutros foruns e encontrei este post interessante sobre o assunto.

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....ghlight=filtros

 

Como dá para ver há opiniões bastante divergentes umas das outras em relação a filtros UV.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tenho uma uv 9w num aqua + sump cerca de 260l reais tenho a uv ligada 24h e se calhar ainda é pouco devido á potencia ser pouca

 

No meu caso tb. uso um UV de 9W e optei por um periodo de 12 horas (periodo da luz) e reduzi o caudal de entrada do filtro externo, para poder ter um efeito de esterilização eficaz.

 

Resultado é muito eficaz.

 

Saudações

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

O filtro UV, quanto mais tempo ligado maior a efectividade do mesmo.

Põe-se muitas vezes a questão de que mata as bactérias "boas" soltas na coluna de àgua. Verdade!

Só que nós queremos as bactérias "boas" no filtro, as que estão na àgua... :twisted: .

Portanto 24 horas por dia, na minha opinião, "chega" :D .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma pergunta, sobre o mesmo:

 

Considero a minha água bastante cristalina mesmo sem utilizar esterilizador UV. Já as paredes do aquário não podem dizer o mesmo... estão sempre a ganhar algas verdes acastanhadas que tenho que limpar com muita frequência... este tipo de filtro reduz estes spots no vidro ou para este efeito o resultado é perto de nulo?

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma pergunta, sobre o mesmo:

 

... este tipo de filtro reduz estes spots no vidro ou para este efeito o resultado é perto de nulo?

 

Thanks

 

Reduz mas não evita.

jpm

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.