Poluição ou não no cabo raso


rui damiao

Recommended Posts

Olá a todos,

Na segunda feira fui ao cabo raso apanhei 90 lts de agua e fiz tpa ao aqua. Medi os parâmetros da agua apanhada e estava tudo bem.

Mas hoje fui lá outra vez e deparei-me com uma mancha de espuma castanha na agua fiquei com receio e já não trouxe a agua, será que a agua esta poluída? e os testes que nos fazemos não detectam essa poluição?

o meu aqua tem 300lts fiz tpa de 90 lts e esta tudo bem no aqua ou seja na segunda a agua não podia estar poluída.

Pensei que aquela mancha seria causada provavelmente pela agua que esta dentro daqueles viveiros antigos abandonados e como choveu e o mar estava revolto tivesse trazido a porcaria cá para fora ou será de outra coisa?

Quis trazer aqui ao fórum este assunto pois é do interesse de muitos, pois tenho conhecimento que há muitos membros que lá vão apanhar agua.

Dêem a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou a 2 anos ao cabo raso e na parte direita do farol... junto ao viveiro que tem uma pequena estrada em cimento... do lado esquerdo com maré cheia por vezes forma essa espuma :D Nunca medi nada.... chego apanho água e faço as tpa's sem preocupações. Provavelmente essa espuma meia castanha deverá ser da forte rebentação do local... origina muita espuma que se acumula e como a água não está limpa como devia origina esse acastanhado...

 

O meu conselho é irem sempre com maré vazia! A uma poça de água que esteja em contacto directo com o mar :P Assim não há problemas com poluição e a água vem sem porcaria (algas, e outras partículas)

 

 

Em suma, cabo raso rula! :lol:

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou a 2 anos ao cabo raso e na parte direita do farol... junto ao viveiro que tem uma pequena estrada em cimento... do lado esquerdo com maré cheia por vezes forma essa espuma :D Nunca medi nada.... chego apanho água e faço as tpa's sem preocupações. Provavelmente essa espuma meia castanha deverá ser da forte rebentação do local... origina muita espuma que se acumula e como a água não está limpa como devia origina esse acastanhado...

 

O meu conselho é irem sempre com maré vazia! A uma poça de água que esteja em contacto directo com o mar :P Assim não há problemas com poluição e a água vem sem porcaria (algas, e outras partículas)

 

 

Em suma, cabo raso rula! :lol:

 

Cumps

Ola boas,

Quando dizes do lado direito do farol qual o lado quando estas de frente para ele ou quando estas de costas?

E que eu apanho do lado esquerdo ou seja quando estou virado de frente para ele pois pelo lado direito tem um alto muito grande que e dificil passar o carro, entao vou ate o outro lado pois deixo carro perto do sitio onde apanho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De frente para o farol! :D Mais a frente... na parte direita do farol há uma entrada para os carros... desces uma pequena rampa de terra e pedras com calma... e apanhas a estrada de alcatrao velha que te leva mesmo ao pe do viveiro :D

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essa espuma é formada, é porque há uma grande quantidade de matéria organica e sabe-se lá que mais na água nessa zona. Não só no sitio especifico onde ela se encontra, porque só vai parar a determinada zona por causa da corrente, mas toda a água nesse local.

Nesse dia simplesmente não corras riscos. É esses erros na colecta de água que por vezes podem dar má fama á utilização da água natural.

 

O grande movimento de barcos ao largo e respectiva lavagem dos depositos e a descarga de esgotos perto dessa zona, a mim fez-me desistir de colectar água no Cabo Raso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essa espuma é formada, é porque há uma grande quantidade de matéria organica e sabe-se lá que mais na água nessa zona. Não só no sitio especifico onde ela se encontra, porque só vai parar a determinada zona por causa da corrente, mas toda a água nesse local.

Nesse dia simplesmente não corras riscos. É esses erros na colecta de água que por vezes podem dar má fama á utilização da água natural.

 

O grande movimento de barcos ao largo e a descarga de esgotos perto dessa zona, a mim fez-me desistir de colectar água no Cabo Raso.

Agora apanhas onde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o que diz o Gil.

E, de notar que frente ao Cabo Raso vai desembocar o emissário de esgotos de toda a zona de Cascais.

Eu, a conselho do Gil, já fui à Praia da Foz, Meco por 3 ou 4 vezes e gosto bastante.

Além de que após apanhar água posso ficar a "curtir" um pouco de praia, pois têm também uma zona com areia.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi alguem dizer "Fui ao cabo raso, fiz a muda de água e morreu-me um peixe" No dia que vir isto deixo de lá ir, até lá faço como alguns dinossauros da aquariofilia e continuo a apanhar água no cabo raso e fazer mudas de água! De notar que a parte direita do farol do cabo raso é muito mais limpa do que a parte esquerda..... na minha opinião claro.

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou com o Luis Rosa. Nunca tive problemas, tirando uma grande chuvada qua apanhámos. Lembraste, Luis ? Se não te lembras, pergunta ao teu pai. :wink: . A dita espuma, como já foi referido, é a escumação natural. É só procurar uma zona um pouco distante da zona de espuma. Como disse o Luis Rosa, no lado direito do farol, há uma poça, na maré vazia com àgua límpida. Não é difícil de encontar. Levem também um camaroeiro para trazer camarões, etc.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois eu também não me esqueço!!! :):P:P

Quanto aos comentários sobre a água e a espuma, já foi quase tudo dito! De facto não passa de um processo natural.

 

Quanto à qualidade da água o que posso dizer é que uma das melhores do país! A saída de esgotos é feita em alto mar e está calculada de forma a que a poluição não chegue à costa. A praia do Guincho é bandeira azul e tem uma qualidade de água irrepreensível.

 

Não convém apanhar espuma (isso seria o mesmo que colocarmos água que está dentro do nosso escumador), mas posso dizer-Vos que já fiz diversas TPA´s com água recolhida em dias que havia espuma e não tive qualquer tipo de problemas. Claro que recolhi a água mais limpa possível (como faço sempre).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais