In search of the harmony


NJP

Recommended Posts

Boas,

Há já algum tempo que não postava aqui fotos, por isso aqui vai:

 

Com a maturidade do aquario antigo, resolvi comprar outro e tentar um mais harmonioso, assim desmanchei este:

Pic_6867_1.jpg

Pic_6867_9.jpg

Pic_6867_13.jpg

Pic_6867_14.jpg

 

e montei este:

Pic_6867_2.jpg

Pic_6867_3.jpg

Pic_6867_4.jpg

 

O antigo vai dar uso a este projecto:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47406

 

Quanto ao layout do novo aquario, vou recolher todos os dados e depois posto aqui, (é que tenho algumas plantas que não sei o nome cientifico).

 

Aguardo criticas, (das boas e das más se for caso disso).

 

Cumps

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas NJP!

 

E dizias-me tu que não conseguias ter um aquário plantado bonito.... Está muito bem, gosto particularmente do lado esquerdo. A única coisa que não gosto é o rio mas já te tinha dito...

 

PArabéns, estás no bom caminho!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

mais sincero não posso ser está LINDO mas.....

vai colocando a sua evolução...

 

________________________________________________________

testeiy7.png

cumps

Manu33.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai a minha opinião :roll:

 

Está bastante equilibrado. Gosto muito da forma como disposeste a blyxa no lado esquerdo e a restante flora. Desse lado apenas aponto um defeito; para o facto de perderes o hardscape ao fim de algum tempo quando as plantas começarem a crescer.

 

Quanto ao rio... :cry: acho que ganharia alguma graça se conseguisses disfarçar as laterais com algumas pedras, de forma a não ficar tão a direito. Não precisam de ser muito grandes, apenas precisam de criar alguma profundidade e delimitar os substratos. Com um pouco de musgo em cima delas acho que ficaria muito bom.

 

O lado direito com algumas podas ganhará o volume desejado, compondo o restante layout.

 

Força com isso e vai actualizando o tópico.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais quero agradecer a todos o apoio que recebi.

Agora vamos por partes,

Quando tiveres essa blixa apita!

Se é só mesmo dois pezitos que procuras quando quiseres apita porque já se arranja...embora que pequenos.

 

E dizias-me tu que não conseguias ter um aquário plantado bonito.... Está muito bem, gosto particularmente do lado esquerdo. A única coisa que não gosto é o rio mas já te tinha dito...

...Pois mas ainda está longe da harmonia dos teus....quem sabe, sabe...eu procuro aprender...

Quanto ao rio ainda está longe do que ideializei...vamos ver se chega lá.

 

... que o consigas manter assim por muito tempo!

Esse é mesmo o grande desafio, pois quando o montei já foi com o objectivo de manter um layout estavel e durante uns bons tempos..

 

Gosto muito da forma como disposeste a blyxa no lado esquerdo e a restante flora. Desse lado apenas aponto um defeito; para o facto de perderes o hardscape ao fim de algum tempo quando as plantas começarem a crescer.

 

Esse tem sido outro desafio, mas como podes ver quando as podas são constantes, (podo o aquario de dois em dois dias e ontem quando tirei as fotos estava na altura...parece que é hoje), as plantas não chegam a tapar o hardscape, neste lado do aquário as coisas já estão estaveis, apenas pretendo que a Rotala Sp. "Green" crecha mais em altura para que lhe possa dar uma forma arredondada e ligeiramente a "descair" sobre o calhau maior

 

Quanto ao rio...  :? acho que ganharia alguma graça se conseguisses disfarçar as laterais com algumas pedras, de forma a não ficar tão a direito. Não precisam de ser muito grandes, apenas precisam de criar alguma profundidade e delimitar os substratos. Com um pouco de musgo em cima delas acho que ficaria muito bom.

 

O rio ainda estou em fases de testes, o objectivo é que a glossostigma crescha compacta, (o que não sei porque não estou a conseguir), e ela propria faça de fronteira entre o substrato e o areão, (há uma pequena parte em que isso já acontece), julgo que deste modo o aquario ficará mais natural. Quando conseguir compor essa fronteira, irei aspirar uma parte da areia e meter nova de modo a que o rio faça uma ligeira curva á direita...vamos ver se chego lá...

 

O lado direito com algumas podas ganhará o volume desejado, compondo o restante layout.

 

Este lado tem sido aquele que tem "destoado"...mas talvez a coisa se componha, o que se passa é que tenho vindo gradualmente a substituir a Ludwigia inclinata verticillata "cuba" por Eusteralis stellata.

 

Aguardo novos comentários,

Cumprimentos,

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este lado tem sido aquele que tem "destoado"...mas talvez a coisa se componha, o que se passa é que tenho vindo gradualmente a substituir a Ludwigia inclinata verticillata "cuba" por Eusteralis stellata.

 

Boas,

 

Porquê que estás a trocar uma por outra??! Acho que para o efeito que pretendes a Ludwigia inclinata verticillata "cuba" fica bem melhor e consegue-se moldar muito bem através das podas. Acho que a Eusteralis stellata tem uma folhagem muito grande comparada com a Ludwigia, sem dúvidas manteria a Ludwigia :(

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps: Se não quiseres a ludwigia eu posso sempre ficar com ela :D. Eu cometi uma asneira de a substituir pela Limnophila aromatica e neste momento estou bem arrependido!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê que estás a trocar uma por outra??! Acho que para o efeito que pretendes a Ludwigia inclinata verticillata "cuba" fica bem melhor e consegue-se moldar muito bem através das podas. Acho que a Eusteralis stellata tem uma folhagem muito grande comparada com a Ludwigia, sem dúvidas manteria a Ludwigia

 

Boas, no meu caso a Ludwigia inclinata verticillata "cuba" estava a crescer muito, chegava a ter folhas de 7,8 cms o que fazia com que a planta tivesse um diâmetro de 15, 16 cms, o que a tornava demasiado grande comparativamente com o resto das plantas. Só é pena é que a Eusteralis stellata ainda não tenha atingido a cor da Ludwigia....o vermelhão...mas enquanto á vida á esperança...

 

Se não quiseres a ludwigia eu posso sempre ficar com ela  :D. Eu cometi uma asneira de a substituir pela Limnophila aromatica e neste momento estou bem arrependido!!!

Tenho todo o gosto em oferecer-te a Ludwigia, mas o problema é que és do Porto...e mandar as plantas pelo correio é complicado, (falta de tempo e jeito)...mas se vieres a Lisboa "apitas" e terás as plantas...

 

a cumprimentar,

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive de férias 3 semanitas e estava desejoso de ver as novas "Fotos e Videos", quando comecei a dar uma espreitada admito que fiquei bastante desiludido com as novidades (com uma outra excepção), até que encontrei o teu :lol:

 

De saber tão bem saber o quanto custa atingir o quase pleno dou-te os meus sinceros parabéns

 

Vai postando as actualizações :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
Boas,

 

Como está este áqua? Há novidades?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Boas pessoal,

O houve uma desgraça cá em casa.....um ataque de algas...e não tive outro remédio se não desmonta-lo.

Aliás a desgraça foi tal que andei afastado da aquáriofilia 6 meses, (o unico contacto era mesmo uma visitinha de vez em quando ao forum), mas o bichinho está outra vez a começar a pegar....por isso deve estar para breve uma nova montagem, mas agora mais rigorosa, pois o objectivo é montar qualquer coisa que dure pelo menos um ano.

 

Tenho em mente qualquer coisa com apenas com 2 ou 3 tipos de flora de "baixo porte" e tambem 2 ou 3 tipos de fauna...

....se puderem dar uma ajudinha com algumas sujestões...

 

Abraços

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.