Casal de CAs- Tanganica


paulo duarte

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Vou montar um pequeno aqua para ciclídeos do lago Tanganica e, devido ao pouco espaço (55 litros), estou a pensar num pequeno casal. Agradeço as vossas sugestões para um casal de acordo com estes critérios:

 

- Pequeno tamanho

- Fácil de distinguir o sexo

- Fácil de procriar

 

Um abraço,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

 

Excelente escolha ehehehhe :multi:

 

Quanto às tuas questões

 

1. Pequeno tamanho tens várias espécies de shell dwellers - multifasciatus, ocellatus, similis, brevis, etc

 

2. Diformismo sexual é muito dificil na maioria das espécies enquanto juvenis, no entanto existem algumas ajudas neste campo (barbatanas dorsais, tamanho do macho e da fémea, etc.)

 

3. Nos shell dwellers infelizmente ainda não tive experiência de procriação, tens outras espécies que não são shell dwellers mas também não crescem muito e são de fácil procriação como os Brichardi.

 

A título de curiosidade montei um aquário com essas dimensões recentemente e o Samufish também está a fazer um. Deixo-te aqui alguns links do próprio fórum nos quais podes ver os aquários que referi em cima e também os do Rui Estrelinha, Rptavares, Hugo Dias se bem que estes sejam de dimensões superiores ao teu.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4612

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4460

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4415

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4501

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3822

 

Qualque coisa apita

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo!!

Acho que escolheste muito bem ! :multi: também vou fazer exactamente o mesmo que tu... um casal ou trio para o aqua de 60L. Vou para os peixes das conchas pois são os mais pequenos e são os que mais me fascinam!

Tal como o shiva disse,quando são juvenis é mais dificil distinguir se é macho ou femea logo são um bocado "ao calhas" as escolhas... em adulto torna-se mais fácil de o fazer mas perdes a evolução e crescimento do peixe... tu é que decides.

Não sei se as probabilidades de sair macho ou femea numa reprodução são iguais ou se a mesma dá para ser manipulada... :multi: ??alguém sabe??

E depois, ... há quem queira machos e tenha femeas, há quem queira femeas e tenha machos!! é trocar...

Qualquer coisa, já sabes...

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

A manipulação do sexo das crias é daqueles assuntos intrigantes em que não sei onde acaba o mito e começa a realidade... Ouvi dizer que, em certas espécies como os kribensis, o ph da água influencia os nascimentos: água ácida = mais fêmeas; água alcalina = mais machos.

 

Como tb já me disseram que isso não tem qualquer influência, gostava de ouvir mais opiniões, baseadas na experiência do pessoal aqui do forum.

 

Um abraço,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph da água influencia os nascimentos: água ácida = mais fêmeas; água alcalina = mais machos.

 

Como tb já me disseram que isso não tem qualquer influência

 

Viva,

 

o PH da água influencia de facto o sexo em diversas espécies de peixes. Geralmente nos ciclídeos africanos mais alcalinidade significa mais machos mas nem sempre é assim, depende da espécie.

 

Como curiosidade, o pH também influencia, nos seres humanos, se nasce menino ou menina. Os espermatozoides do tipo Y dão-se melhor em meio alcalino. Mulheres com meio vaginal muito ácido têm tendência a ter meninas. As de meio vaginal pouco ácido têm tendencia a ter meninos.

 

Talvez afinal nem sequer estejamos tão longe dos peixes quanto pensamos.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais