Finalmente o meu "Plantado"


Vasco Gomes

Recommended Posts

Olá

 

Depois de muitos anos a apreciar os jardins aquáticos dos outros (penso que comecei com as fotografias de aquários tipo holandês na revista Aquarama francesa, há mais de vinte anos) resolvi, finalmente, aventurar-me verdadeiramente em aquários plantados. O resultado desta tentativa é o que se segue e naturalmente que agradeço quaisquer sugestões que queiram fazer.

 

Para não sobrecarregar muito o tópico estou a colocar a maior parte das fotografias no meu site (www.vascogomes.net - entrar na versão portuguesa, carregar em "Plantado" no lado esquerdo, em baixo :? ).

 

Ah, não quero deixar passar sem agradecer aos muitos aquariófilos portugueses que têm contribuído para esta secção do fórum com magníficos trabalhos e onde aprendi grande parte do que agora apliquei na execução deste projecto. Muito obrigado.

 

Cá vai:

 

2006-06-18_Montagem_01.jpg

18-06-2006 Montagem

 

2006-06-18_Montagem_14.jpg

18-06-2006 Montagem

 

2006-06-21_Dia-01_05.jpg

21-06-2006 Dia 1 com plantas

 

2006-06-21_Dia-01_06.jpg

21-06-2006 Dia 1 com plantas

 

2006-08-05_Dia-46_03.JPG

05-08-2006 Dia 46

 

2006-08-05_Dia-46_04.JPG

05-08-2006 Dia 46

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sabia que o pessoal dos Killies também gostavam de plantas :?

 

Mudei para o Fotos e Vídeos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom :?

 

Uma coisa que reparei, foi que a montagem do aquário foi bem pensado. Todo o hardscape continua visivel mesmo com o crescimento das plantas :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gosto bastante deste aqua realmente está muito bonito ,aos troncos são espectaculares ,foi muito bem pensado .

Parabens

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Obrigado pelas respostas. Luís Fortunato, o pessoal dos killies gosta de coisas bonitas :D .

 

O setup é mais ou menos isto:

 

Aquário - 150x40x50 (CxLxA) 300 litros de capacidade máxima, cerca de 220 litros de água

Filtro - Exterior seco/húmido da Eheim com a função seco/húmido desactivada

Iluminaçãol - 4 Flora Sun e 2 Tropic Sun da ZooMed 32W

Substracto - "Plant Depot" da AMTRA e depois "Aqua Soil Africana" da ADA atrás, areia de silica à frente (mistura de granulometrias - fina e muito fina)

CO2 - Carbo Plus

 

Sequência do substrato fértil:

 

2006-06-18_Montagem_03

2006-06-18_Montagem_08

2006-06-18_Montagem_11

 

 

Plantas:

 

Hygrophila polysperma

Ludwigia inclinata "Cuba"

Alternanthera reineckii "roseafolia"

Rotala sp. "green"

Rotala spec. "Nanjenshan"

Cryptocoryne wendtii "green"

Cryptocoryne undulata "broad leaves"

Echinodorus "Ozelot"

Glossostigma elatinoides

 

Peixes:

 

4 SAE (eram 5 mas hoje suicidou-se 1 juntamente com um Aplocheilus lineatus)

+- 30 cardinais

1 Beta macho (teve de ser :evil: )

1 Guppy macho (também teve de ser :oops::oops: )

 

Mais tarde vou fazer experiências com diversas espécies de killies que se possam adaptar a um aquário deste tipo. Veremos, mas para já o Aplocheilus foi-se (aquário não tapado é fatal).

 

Já actualizei um pouco o site com mais fotografias. Assim que tiver tempo actualizo aqui e no site.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As fotos são pequenas e não dá para ter a noção de determinados pormenores.

Tira-me uma dúvida, na zona da areia branca tens lá umas plantas... ou é impressão minha?

Se possivel mete umas fotos em 800x600 ou mesmo maior com a ferramenta URL para se ver isso mais próximo :evil:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tira-me uma dúvida, na zona da areia branca tens lá umas plantas... ou é impressão minha?

 

É, tenho lá umas plantas :cry: A verdade é que foi um erro de design :) Quando idealizei o aquário pensava manter essa zona livre de plantas mas quando fiz a montagem verifiquei que não tinha espaço no substrato fértil para pôr tudo o que queria (e já tinha comprado). O tronco grande ocupou muito mais espaço que o previsto e tive mais olhos que barriga. Azelhice, percebes? :evil: Bom, para não deitar plantas fora resolvi aproveitá-las na mesma - na areia branca - e ver a evolução. Agora, passados quase dois meses, dá para confirmar que essas plantas não estão muito felizes - Glossostigma elatinoides, Anubias nana e Cryptocoryne undulata, mas não morreram. Estou agora a trabalhar na fertilização para ver se evoluem favoravelmente.

 

Aqui ficam algumas fotos recentes:

 

2006-08-11_01.JPG

A Anubia muito raquítica. Talvez tenha de ser substituída.

 

2006-08-11_05.JPG

Um SAE junto à Glossostigma. Vê-se que a planta não está nas condições ideais mas vai-se desenvolvendo e tem melhorado com a fertilização líquida.

 

2006-08-11_06.JPG

 

2006-08-11_08.JPG

 

2006-08-11_09.JPG

Nesta vê-se bem a estratificação do substrato. A Hygrophila polysperma está muito contente com a luz que vem da varanda.

 

2006-08-11_12.JPG

O cantinho das Cryptocoryne wendtii. Espero que o efeito melhore com o crescimento das plantas.

 

2006-08-11_14.JPG

Melhor angulo para ver a Glossostigma elatinoides.

 

2006-08-12_01.JPG

A Rotala spec. "Nanjenshan" é das que se tem dado melhor com as condições do aquário.

 

2006-08-12_05.JPG

O Beta adora a Echinodorus "ozelot" e a placa do CO2 que é de inox e faz espelho. Passa o dia a exibir-se para a placa :oops:

 

2006-08-12_06.JPG

A Alternanthera roseafolia é das que se tem desenvolvido mais lentamente. Nesta fotografia vê-se do lado direito folhas com bom desenvolvimento e do lado esquerdo folhas que parecem atrofiadas (mas depois desenvolvem-se normalmente). Alguém me sabe dizer se isto é falta de algum nutriente específico?

 

O musgo de Java também ainda não "arrancou" mantendo-se muito letárgico e pouco viçoso.

 

Enfim, por hoje chega. Abraços.

 

Vasco

 

P.S. keito, obrigado pela ajuda. O que é que eu fiz mal??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

De facto pelas fotos dá para ver que as plantas estão com saúde, mas não dá para ter uma noção real do áqua. Tenta tirar umas fotos sem flash, é que com flash tiras o realismo ao áqua.

Espero ainda uma panorâmica com maior resolução.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito... ;)

 

Desde que o vi ao vivo até às fotografias mais recentes, houve uma enorme evolução. Na altura o aquário ainda estava bastante despido de plantas e sem peixes.

 

Fico à espera do resultado da experiência com os killies aí.

Experiência documentada pelo guru dos killies tem outro significado. :wink:

A primeira tentativa só falhou a falta de tampa :P

 

Parabéns Vasco.

 

Abraço e boa sorte com o plantado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Antes de mais os devidos agradecimentos a todos os que têm comentado. Tiago, essa do "guru" foi simpática :wink: Muiiito exagerada, mas simpática. Está bem, pronto, dou-te mais um casalito de Aphyosemion só por me encheres o ego :twisted: Quanto a um aquário plantado como comunitário de killies é uma questão muito complicada. A tampa é imprescindível para a maioria das espécies de killies mas só atrapalha num plantado. Tenho de tentar com uns Nothobranchius que é suposto não saltarem.

 

Bom, tenho tentado tirar melhores fotos mas isto não anda fácil. Falta de jeito, é o que é. Segue-se o melhor que consegui. Todas sem flash (como algumas anteriores) e maiores.

 

Dia 61 do aquário:

 

2006-08-20_Dia-61_01.JPG

 

2006-08-20_Dia-61_02.JPG

 

2006-08-20_Dia-61_03.JPG

 

Estou numa fase de troca de fauna. O azul psicadélico dos cardinais estava (na minha opinião) a dar cabo da harmonia de cores do aquário. Estou a substituí-los por Rasbora heteromorpha. O problema é pescar os cardinais dalí :arrow: Até agora só apanhei nove dos danados.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de exagero amigo Vasco. :lol:

 

Acho que está escrito nos estatutos da APK que quem vai a outro continente, colhe peixes e os traz para o hobby, ganha a insígnia honorífica de "guru"... hehehe

:shock:

 

O plantado está bastante bonito e bem "desenhado". Sempre achei piada aos cardinais, dão-lhe algum contraste, mas como o aquário é teu, cada um deve ter a coisa a seu gosto e o que não falta para aí são plantados com cardinais ou neons.

 

Independentemente dos peixes, está bonito e bem conseguido. Agora quero ver a tentativa com os Nothobranchius... ;), vai ficar um plantado espetacular e diferente do que se costuma ver por aqui. Quem precisa dos cardinais...?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

bem, acho que o aqua esta lindo, e manter um plantado com essas dimensões é obra.

continua a colocar fotos

parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Vasco,

 

Tomei a liberdade de rectificar a tua foto, espero que não te importes.

Que lâmpadas estás a usar?

As tuas fotos saem muito amarelas... Precisas de ajuda para afinar essa máquina? :?

 

Então aqui vai a foto:

 

2006-08-20_Dia-61_01.jpg

 

Que tal ficou?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben, as Megalebias ficavam a "matar" neste aquário. Literalmente :P

 

Obrigado Filipe, não me importo mesmo nada e agradeço a ajuda. A verdade é que não consigo tirar fotografias decentes deste aquário, talvez por ser muito grande ou por eu ser simplesmente um nabo :wink: . A questão da tonalidade tem a ver com a definição de White Balance da máquina. As lâmpadas que uso estão numa mensagem acima mas eu repito: 4 Flora Sun e 2 Tropic Sun da ZooMed 32W.

 

Repara nestas fotos que tirei hoje. Nas duas primeiras mudei a definição de white balance e na terceira apaguei as lâmpadas de trás. Continuo a não ficar satisfeito com o resultado. Ficam desfocadas e não dão uma ideia correcta do que é o aquário. Qualquer sugestão será bem vinda.

 

O aquário já vai com 3 meses e uma semana e de momento está a precisar de uma valente poda. As visitas cá de casa é que ficam satisfeitas pois vão sempre carregadinhas de rebentos, não é rapaziada? :oops:

 

2006-09-30_1.JPG

 

2006-09-30_2.JPG

 

2006-09-30_3.jpg

 

Já agora aproveito para lembrar todos os possíveis interessados que a 6ª convenção da APK é já em Outubro. Para os que já conhecem a killifilia é uma boa oportunidade para ver e adquirir muitas espécies interessantes. Para quem não conhece, julgo que valerá a pena gastar umas horas a tomar contacto com esta vertente um pouco desconhecida da aquariofilia. Encontrarão mais informação em http://www.apk.pt .

 

Abraços

 

cakp2006.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sr., gostei bastante do teu aquário... Acho que ninguém fica indiferente à maneira densa de como isso ficou plantado. Só há um espacinho livre, e vai brevemente ser ocupado por plantas de tapete :lol:

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As visitas cá de casa é que ficam satisfeitas pois vão sempre carregadinhas de rebentos, não é rapaziada? :?

 

eheheh é verdade Vasco, muito obrigado pelas mudas :!::shock:

 

Esse plantado ao vivo e a cores é outra coisa, realmente as fotos não conseguem transmitir o que se vê ao vivo, está muito bom e com um aspecto muito saudável. Esse sistema de CO2 Carbo PLUS é fantástico.

 

Parabéns.

 

Abraço,

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.