Plantas sem CO2


Ricardo Diogo

Recommended Posts

Eu gostava de saber se é possivel manter plantas sem CO2 absolutamente nenhum. Coisas como anúbias e vallisnérias e outras que voces conheçam.

 

É que na loja onde eu compro as minhas coisas disseram-me que haviam 3/4 espécies de plantas que viviam sem necessidade nenhuma de CO2, enquanto que para grande parte delas era essencial.

 

Obrigado desde já pelas vossas respostas

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Existe uma espécie que é óptima. Para além de não necessitar de CO2, não necessita de muitos cuidados (tais como iluminação, suplementos etc). É o feto de java, tem um crescimento moderado e como te disse não necessita de muitos cuidados. Eu tenho as minha num solo muito simples (apenas pedras simples) e estão a crescer muito bem!!

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho um bocado de pena que, para mim, a planta seja um bocadinho feiinha.

 

Mas salvé para quem gosta e responde. :twisted:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!!

Experimenta a cryptocoryne!!Seja a que for, eu tenho e não tenho queixa nenhuma, sem co2,pouca iluminação, sem adubos.....E se arranjares o feto de java Windlove(salvo erro) veras que e muito gira!!as anubias tambem são de facil manutenção!!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quase tudo o que seja de crescimento lento não necessita de injecção de CO2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fortunato e os outros, muito obrigado pelas respostas prontas

 

É mesmo assim? Plantas de crescimento lento não precisam de CO2? É que têem sempre aquele que é produzido pelos peixes ao respirar...

 

Se isso for assim, confirmem-me que eu vejo na enciclopedia cá do site e vejo o que posso pôr.

 

O pessoal da loja onde eu compro as minhas coisas tem duas teorias:

 

- A longo prazo e se for bastante plantado, vai precisar de CO2

 

- Plantas de folhas compridas como a Vallisnéria não precisam de CO2, ou pelo menos vivem bem sem ele, crescendo menos e mais devagar

 

 

 

Outra coisa, sff, aquilo de pôr garrafas de água gaseificada para dar CO2 é verdade?

 

Obrigado e até depois

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É mesmo assim? Plantas de crescimento lento não precisam de CO2? É que têem sempre aquele que é produzido pelos peixes ao respirar...

Todas as plantas precisam de CO2... ponto final.

Agora há plantas que devido ao seu metabolismo consomem grandes concentrações de CO2. Se este não fôr reposto na água, entenda-se injectado, as plantas vão sofrer carências... e com isso vem um crescimento lento e muito provavelmente algas...

 

Ao injectar-se CO2 na água, estamos a potenciar a fotossíntese por parte das plantas. De uma certa forma, estamos a obrigá-las a consumir nutrientes, incluindo o CO2.

Agora, tal como já disse em cima, as plantas de crescimento lento obviamente que não consomem tanto CO2 como as rápidas... O CO2 não lhes faz mal nenhum... para algumas até é interessante pois podemos observar fenómenos como o pearling.

 

- A longo prazo e se for bastante plantado, vai precisar de CO2

Sim... até se só tiveres um aquário com anúbias, mas desde que sejam muitas, precisarás sempre de CO2... pelo menos é aconselhável.

 

- Plantas de folhas compridas como a Vallisnéria não precisam de CO2, ou pelo menos vivem bem sem ele, crescendo menos e mais devagar

Isso de plantas de folha comprida é um bocado complexo... mas de certa forma é isso. Plantas de crescimento lento vivem bem sem o CO2... mas em pouco número... Se encheres um aquário com anúbias, falo mesmo cheio, talvez seja necessário o CO2...

 

Outra coisa, sff, aquilo de pôr garrafas de água gaseificada para dar CO2 é verdade?

Never heard of...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Plantas de folhas compridas como a Vallisnéria não precisam de CO2, ou pelo menos vivem bem sem ele, crescendo menos e mais devagar

 

Podes testar essa teoria coma blyxa echinosperma por exemplo, não sei se a ludwigia inclinata cuba cai dentro das plantas de folha comprida...mas também é um bom teste.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EStive a ver no tropica e segundo eles, as mais fáceis de manter, talvez mesmo até sem CO2, são as seguintes:

 

- Hygrophila Polysperma

 

- Echinodorus Ozelot Green e Martii (entre outras echinodorus)

 

- Microsorum's vários

 

- Vallisnéria americana e spiralis

 

 

Dizem lá que as anúbias são de anutenção média?!?!?!? O rapaz da minha loja diz que são as plantas mais fáceis de ter...

 

 

O que me dizem?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais