filtro para ciclidios?


Recommended Posts

Boas, já tenho o projecto para o meu brinquedo novo, que vem junto com a casa nova :D é um aqua com 150©*45(l)*55(a), é as medidas que posso fazer pois vai ficar a dividir a sala da cozinha, a minha duvida é a seguinte para ciclideos num aqua desta dimensão em termos de filtragem pensei em varias opções, gostaria de saber qual delas a melhor, de modo a não meter mais nada dentro do aqua sem ser o termo, de modo a ficar com corrente suficiente.

opcção 1 - JBL profil 500

opcção 2 - eheim pro. 2028

opcção 3 - 2 jbl profil 500(se fosse necessário dois filtros)

opcção 4 - 2 filtros tipo hagen 304

necessito saber qual a melhor pq preciso de saber a medida do tubo que vai passar por dentro da parede, ou seja se necessito de 1 ou dois filtros para saber se necessito de largura para 2 ou 4 mangueiras, a sump está fora de questão neste caso.

desculpem o testamento, é que preciso de fazer já as alterações no projecto, mais tarde irei chatear em relação aos peixes, areia, etc...

em relação ao vidro estou a pensar fazer na redfish em vidro de 10mm com travessas, se souberem de opções melhores sou todo ouvidos, prometo que assim que começar a obra posto fotos de todos os passos e da evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1º lugar se é para não colocares sump, fazes mal em arir furos no aquário!

 

Se não queres colocar mais nada dentro do aquário a não ser o aquecedor, e quiseres uma boa filtragem, o filtro mais apropriado para aí será o fluval fx5 ou equivalente.

 

O vidro de 10mm para esse tamanho é muit pouco, mesmo levando travessas eu apostava no de 12 ou 15 mm.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos Lopes, olha no que toca a filtragem, o numero de filtro nao esta em causa, mas sim o volume de agua que vao filtrar ( cerca de 5 vezes pelo menos o volume do aqua ) e eventualmente ter atençao as chamadas zonas mortas do aquario ( que podem reter detritos ).

 

Na tua lista tens ai bons filtros, eu pessoalmente gosto de filtros externos por serem praticos de limpar ( tenho filtros externos nos meu aquarios ).

 

Vou trocar os meus ciclideos para o meu aqua de 150x50x65 e vou usar um FX5, ( mais como filtro biologico ) uso o filtro de divisoria interna a mexer 1500l/h mais como mecanico, e vou colocar uma cabeça ( de cerca de 1000l/h) para circular a agua nas zonas mortas.

 

Se calhar achas muito, mas 500 litros de agua com ciclideos já de algum tamanho e porcalhoes, a filtragem pode ir bem acima das 5 vezes do volume do aqua.

 

Já tenho ciclideos ha algum tempo e faço criaçao em outro aqua e até agora, tem funcionado tudo bem.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas,

"Em 1º lugar se é para não colocares sump, fazes mal em arir furos no aquário!"

o aqua não vai levar furos, os furos vão ser na parede de modo ás mangueiras sairem do movel de baixo do aqua, por dentro da parede, e apareçem ao topo do aqua, em relação aos 10 mm fiz o calculo na pagina da redfish e com estas medidas já ficava com o coef de segurança mais alto, para os 370 litros, mas posso pensar em vidro de 12.

o fx5 era uma opção.. mas infelizmente tem que (palavra corrigida) ser um filtro que não tenha mais de 30 cm de largura para poder ficar no movel por baixo.. porque (palavra corrigida) dos 45 de largura 15 vão ver parede e sobram só 30 com movel por baixo.

obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha 1 ou 2 filtros externos, cujo total fizesse 2000 L/h.

Se depois achasse insuficiente complementaria com um interno fluval 4 plus.

 

Em relação a marcas e modelos, depende dos preços que conseguires arranjar e da tua preferencia pessoal. Eu só tenho experiencia com eheim e tenho gostado, mas tenhou ouvido dizer bem da fluval, rena e JBL.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha 1 ou 2 filtros externos, cujo total fizesse 2000 L/h.

Se depois achasse insuficiente complementaria com um interno fluval 4 plus.

 

É so pessoal com dinheiro :twisted: 2 filtros externos, olha e que tal meteres um filtro externo com uma capacidade porreira como um Rena XP3 ou um Fluval 404/5 e depois complementas com uns 2 Fluval 4plus, fica-te mais barato que os 2 filtros externos, e muito mais barato que o fx5 e cabe-te no espaço que tens

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais