Aqua novo! Duvida inicial


Recommended Posts

Olá ppl

 

Após 2 meses de preparação e muita leitura vou iniciar-me (novamente) neste vício que é a aquariofilia!

 

Vou montar um aqua comunitário e tem as medidas de 120x55x40 (cerca de 240l)

 

Tenho, no entanto, duas dúvidas na escolha do filtro e termostato...

 

 

- Filtro: Eheim 2217 (1000l/h) vs Hydor Prime 30 (900l/h)

- Termostato: Tronic Fluval 200w vs Jager 150w

 

 

Entre as escolhas o valor a pagar será sempre o mesmo...

 

 

O que vocês escolheriam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Fazes bem! :oops:

 

Filtro: Eheim 2217, porque tem mais capacidade de débito, o outro não conheço

Termostato: 150W, chega perfeitamente

 

Abraços.

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... também acho que faço bem "voltar"!

 

 

Essas seriam as minhas escolhas directas, mas disseram-me que o Prime 30 faz menos barulho que o Eheim 2217... como o aqua é para a sala, este é, por vezes, um factor a também ter em conta.

 

 

Obrigado pela tua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato: 150W, chega perfeitamente.

 

Olá!

Não me parece que chegue, uma vez que o rapazito tem 240L de volume o termostato terá que seguir a regra de 1W por litro em salas ligeiramente aquecidas e de 1,5W por litro em salas frias!

Ou seja, terá que ser um termostato a partir de 240W (Que penso que só exista 250W ou 300W)

 

Fiquem bem e perdoai se estou errada!

 

 

Beijão

:oops:

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez agradeço as vossas contribuições!

 

 

Quanto ao termostato eu tinha pensado num de 200w, mas na loja disseram-me que o de 150w era suficiente para 240l...

 

Depois vim ler umas coisas e (acho) que necessito de 0,5 por cada litro... logo 120w!

 

Será assim?

 

 

P.S. - Quero ter algumas plantas naturais (cerca de 10) e os "normais" peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Quando fala em 240 litros eu presumo que se esteja a proximar do volume bruto, porque pelas minhas contas e tendo em conta que deixa 5 cm na parte de cima do aqua sem água e que leva areão numa altura de 5 cm, o seu volume aproxima-se mais dos 216 litros. Isto sem contar com rochas e troncos que acabarão por diminuir o volume ainda mais. nessa optica 200 Watts á razão de 1 watt/litro seria o mais perto do ideal. A jagger tambem tem termostatos de 250 watts que serviriam perfeitamente para as suas necessidades. Há que notar que um termostato sobredimensionado consome mais energia por um periodo menor de tempo. Em termos praticos, imaginemos o seguinte cenário: um termostato de 100 watts demora 10 minutos a aquecer 100 litros de água, um termostato de 200 watts demora metade do tempo...

 

Assim e jogando pelo seguro, uma vez que a diferença de preços de um termostato para outro não é significativa, deve escolher a potência acima. No seu caso eu ia para os 250 watts

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.