TPA ajuda


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Isto pode ser a pergunta mais básica que se pode fazer neste forum. Eu procurei aki mas nao encontrei nada sobre isso. Ou secalhar não soube procurar bem :lol::oops::wink::wink: .

 

No que consiste exactamente o TPA e kando se deve fazer e o k se deve fazer??

 

MC

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois... estou a ver que não procuraste lá muito bem :lol:

 

TPA, significa Troca Parcial de Água.

 

Deve-se fazer de 25 a 50%, às vezes até mais semanalmente.

Como deves saber, os nitratos são o produto final da oxidação da amónia e nitritos, e tal como estes dois, é também tóxico para os peixes a partir de certos valores. A menos que tenhamos poucos peixes e/ou muitas plantas que os consumam, os nitratos vão subindo em concentração devido à comida que é dada aos peixes.

 

Daí que se tenha de fazer trocas de água (nunca a totalidade da água), periodicamente afim de evitar concentrações muito altas de nitratos na água dos aquários.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Luis

 

Pois... estou a ver que não procuraste lá muito bem  

 

afinal devia ter procurado melhor, mas é k ja era meia noite e eu tava estoirado.

Os olhos pesavam a brava. :twisted::oops:

 

mas obrigado pelo esclarecimento.

 

MC arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

aproveitando este tópico, queria partilhar uma questão que me atormenta desde que decidi começar a fazer fertilização mais completa no meu plantado:

 

tendo condições optimas ao crescimento das plantas (luz 1 w/L; CO2; micro e macro nutrientes), e tendo plantas de rápido crescimento, se os valores de nitratos se mantêm por exemplo em 5, 10, 15 ppm, vale a pena fazer trocas de água semanais??

 

se a fertilização e respectivos testes nos disserem, por exemplo, que os fosfatos, nitratos, e outros valores estão a ser consumidos, uma TPA servirá então para quê? se o PH está estável, o GH e KH, segundo o que calculo, não alteram num aquário estável, então a TPA vai ajudar ao quê??

 

nota: eu sempre fiz tpa´s, às vezes descuidava-me um pouco e lá iam as algas vencer a batalha sobre as plantas, lá morriam plantas, lá os peixes se ressentiam (felizmente sem consequências graves), mas agora que me vejo (apesar de ser prematura esta análise ao aquário) numa posição de QUERER alguns nitratos e fosfatos na água, pergunto-me se não é deitar a perder a fertilização com uma TPA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom uma coisa é certa, muitos micro´s são de facto repostos com TPA´s, eu sei que é importante, mas é a tal questão das macro´s. penso que o bom senso é mesmo o melhor critério, e nas trocas, tentar-se fazer com mais regularidade o menos água possível :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

chega a um ponto que fica sem sais para serem consumidos pelos peixes

Antes fosse... assim tínhamos osmose de borla :oops:

Quanto ao início da frase, isso sim está correcto...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto é uma pergunta bastante interessante, mas tens que ver que o aquário não é um ecossitema perfeito, tal como a barbie disse os peixes produzem resíduos, que muito provavelmente não são totalmente eliminados, não tens a mesma biodiversidade que terias no local de origem dos peixes e das plantas (os peixes e as plantas são introduzidos pelo homem no aquário logo em nenhuma outra circunstância estas espécies voltar-se-iam a encontrar) consequentemente influenciando as condições da água, as luzes artificiais... há imensas razões pela qual temos que fazer as TPA, por mais que não pareça :oops:

Resumindo só a natureza é que é perfeita, e só naqueles ecossitemas é que as coisas batem todas certo, tudo funciona a 100% (claro está enquanto nós não intervirmos), como nós não conseguimos reproduzir as mesmas condições temos que recorrer a estas técnicas para manter os nossos aquários. É uma questão de equilíbrio dinâmico.

 

Cumps.

fish'n chips

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.