Podridão da barbatana


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Infelizmente não é pelas melhores razões que vos escrevo... :lol:

 

Tenho uma cauda de espada fêmea a padecer desta doença. Já lhe apliquei betadine na ferida (será que fiz bem? Foi-me aconselhado neste tipo de situações... :wink: ).

 

O problema é que no meu aqua para além de ter esta menina a sofrer desta doença tenho o aqua com uma enorme camada de gordura por cima (parece nevoeiro). Já fiz uma mudança de água de cerca de 30%, tenho os filtros com as saídas viradas para dissolver esta camada e mesmo assim ela continua lá... Também reduzi a alimentação e andei a ver se teria algum peixe morto mas não. love you Já não sei o que mais fazer...

 

As minhas perguntas são:

 

:D Mudo a cauda de espada para outro aqua?

 

:twisted: Faço-lhe o tratamento com que medicamento (isto preciso que me respondam com urgência visto poder amanhã de manhã comprar o medicamento pois à tarde as lojas estão fechadas)?

 

:lol: Faço o tratamento num aqua hospital ou num aqua à parte? A temperatura tem que estar alta ou baixa para melhor curar esta doença? acho que li num sítio qualquer que esta doença requer temperatura mais baixa.

 

:lol: E em relação à camada de gordura o que faço mais?

 

:lol: Tenho um medicamento cá em casa (o FMC). Dá para esta doença?

 

Por favor ajudem-me... Sei que não é um discu nem nada demais mas para mim é um peixe muito importante assim como para o resto das pessoas cá de casa.

 

Desde já agradeço qualquer ajuda!

 

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A camada de gordura, retiras com um copo. Inclinas o dito, recolhes alguma água e a película gordurosa da superfície. Também podes passar rapidamente papel de cozinha pela superficie.

Nos meus aquas, o ancistru ou os outros peixes costumam comer essa pelicula. É apenas gordura da comida e colónia de bactérias e microorganismos, os peixes adoram comer aquilo só que a camada se fôr em demasia, fica feio.

 

Peixe, ataque de bactérias:

Baktopur direct - é caro, aí uns 22€. O peixe custa aí uns 2€...será que vale a pena? Tu é que sabes. De qualquer maneira, é sempre um medicamento que fica em casa para uma emergência... :oops:

De qualquer maneira, retira-o para um outro aqua com água do aqua onde ele está (aproveitas e fazes uma TPA).

Eu sou mais apologista do Baktopur normal, demora mais tempo, mas resulta. O Direct é forte demais. Aqua hospital de 5lt com um filtro de esponja http://www.drpez.com/drcol105.htm, mudas de água de 50% todos os dias, remédio e uma colher de chá de sal.

 

Fiz uma pesquisa por "Podridão", por "apodrecimento" e por "barbatanas" na secção "Doenças e pragas".

 

Aqui, conselho do nunomiguel:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...E3o+++barbatana

 

Aqui, conselho do freestyler:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...E3o+++barbatana

 

Aqui, conselhos teus:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=podrid%E3o

 

E o nosso guia geral:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=82

 

 

PS - reparei que já te morreu um peixe com um problema destes. Boa sorte desta vez.

 

P.S.2 - Não gosto muito disto: "Por favor ajudem-me... Sei que não é um discu nem nada demais mas para mim é um peixe muito importante assim como para o resto das pessoas cá de casa. ". Esta, frases parecidas em posts teus e frases do membro flecha no post onde lhe deste dicas, apenas me deixam a pensar numa coisa - perdeste tempo a escrever este post e a aguardar por respostas, quando podias ter aproveitado o tempo e feito pesquisas neste fórum e na net. O tempo já é pouco.

Espero ter ajudado e ainda ir a tempo. Dá notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Obrigada pela tua ajuda mas senão gostaste de como postei, tembém eu não achei muita graça à maneira como "disses-te" certas coisas... :oops:

 

E sim tenho esse medicamento cá em casa e já ia administrar amanhã caso ninguém me respondesse, só não queria estar a fazer asneira.

 

PS.: Eu pesquisei e não encontrei e estive a tarde toda nisso... Devo ser mesmo burra. Nisso e em querer salvar um peixe que custa 2€ mas que tem tanto direito à vida como um que custa 20€.

 

Por aqui findo a minha intervenção neste post se o quiserem apagar visto estar a mais estão à vontade.

 

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

Obrigada pela tua ajuda mas senão gostaste de como postei, tembém eu não achei muita graça à maneira como "disses-te" certas coisas... :oops:

Se calhar, ou não me expliquei bem ou não estou nos meus dias...ou então, é culpa de já ter visto tantos posts de gente aqui em pânico com problemas, que em vez de passarem algum tempo a pesquisar sózinhos, perdem tempo a escrever posts e a esperar por respostas. A maior parte das vezes, essa perda de tempo resulta na morte do peixe. Se te aborreci, peço desculpa pela minha escolha de palavras.

 

E sim tenho esse medicamento cá em casa e já ia administrar amanhã caso ninguém me respondesse, só não queria estar a fazer asneira.

PS.: Eu pesquisei e não encontrei e estive a tarde toda nisso... Devo ser mesmo burra. Nisso e em querer salvar um peixe que custa 2€ mas que tem tanto direito à vida como um que custa 20€.

Por aqui findo a minha intervenção neste post se o quiserem apagar visto estar a mais estão à vontade.

 

Cumprimentos.

 

Apenas disse que tu é que podias decidir o que fazer, se ias investir na salvação do peixe ou poupares na tua aflição e no stress do dito cujo, que mediante o avançado do seu estado, pode já não ir a tempo, apenas isso. Mas tu é que disseste que ias às compras amanhã, se tivesses dito que tinhas o Baktopur em casa, provavelmente apontava-te os links, dizia-te para o usares e desejava-te boa sorte. Pecaste por falar a menos e eu por falar a mais. Passámos à frente disto e desejo-te boa sorte novamente.

 

Em nenhum momento disse ou dei a entender que serias burra. Eu apenas perdi algum tempo a escolher os melhores links, dos mais de 50 que me apareceram nas pesquisas e mediante um caso que já me aconteceu, apontei-te os que achei melhores. Até te mostrei as palavras que usei na pesquisa, não apenas para te mostrar que as respostas existem aqui, mas subtilmente, mostrar-te o que procurei e o que li, ao tentar ajudar-te. E olha que ainda foram bastantes posts...experimenta, escreve as mesmas palavras na pesquisa e vês o que eu li. Só na parte da pesquisa por "barbatana", perdi uma eternidade, tem muita coisa.

 

Duvido que o teu post seja apagado, ao fim e ao cabo, é um caso de apodrecimento de barbatanas, pode ajudar mais alguém.

 

De qualquer maneira, tenhas ficado mesmo muito chateada ou apenas aborrecida, lembra-te que tentei ajudar. Vi o teu post às 21 horas, respondi às 22h. Estive esse tempo todo em pesquisas.

Talvez assim te seja mais fácil desculpares-me. :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Desde já também quero pedir desculpa pela minha respostas, mas também não ando nos meus dias... :lol:

 

Percebi a tua intenção de me ajudares, mas interpretei mal o que me disseste.

 

Agora que está tudo explicado espero que me desculpes. :)

 

Agradeço imenso o facto de teres-te dado a esse trabalho mas antes de postar também andei a fazer pesquisas no fórum e parece que tinha perdido o rasto a esses posts em que participei, principalmente por ser exactamente nessa altura em que mudei de mail.

 

Também pesquisei na net mas mais baralhada fiquei! :?

 

Nuns sites só diziam para se usar o produto x (publicidade a esse mesmo produto) mas o que me baralhou mais foi um que dizia que se tinha que usar um atibiótico específico e não um bactericida de largo espectro, como é o caso do bactopur.

 

E só para veres como não ando nos meus dias nem me lembrava que tinha o bactopur direct cá em casa. Só quando andei a remexer é que vi. :oops:

 

O estado da bicha ontem ainda estava no início da doença, mas agora e apesar de esta manhã ter iniciado o tratamento com FMC (foi-me indicado por um logista de confiança para doenças mais avançadas) está pior.

 

Hoje acabo esse tratamento e amanhã começo o do bactopur ou achas que faça um banho intensivo como indicam nas instruções?

 

Entretanto e após ter mudado cerca de 20% de água do aqua principal esta manhã a gordura desapareceu e os outros peixes estão todos bem. Ao menos isso. :wink:

 

Visto ser uma doença que já me apareceu mais do que uma vez no aqua (deve estar adormecida no areão ou assim e só aparecer de vez em quando) vou aproveitar o facto de estar de férias para tirar os peixes todos e o desinfectar. Pode ser que assim acabe este problema.

 

Por agora não tenho mais nada a acrescentar a não apresentar mais uma vez as minhas desculpas não só ao membro krushandkill como ao resto da comunidade.

 

Vou dando notícias. :wink:

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

 

PS.: Aquela minha "boca" aos discus deve-se ao facto que desde que cheguei ao fórum que reparo que pode haver mil e um posts das doenças dos discus, mas quando surge alguém a postar sobre isso ajudam-no sempre em detrimento dos outros peixes mais "baratos". É que para mim os peixes não é pelo valor comercial que são mais ou menos valiosos para mim. :wink:

 

Já agora o bactopur direct custou-me 8€ a embalagem mais pequena. :wink:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso concordo com a ana...

 

um simples neon tem tanto direito como um discu...

 

e digo-vos ainda...

 

acho mais piada a um neon... que a um discu...

 

eu tenho discus... gosto deles.. mas digo... não é um peixe de uma beleza assim imemsa...

 

acho mais piada a um guppy... ali sempre para traz e para a frente... sempre atras das femeas... e anda para cima e para baixo... que um discu que anda muito menos...

 

embora sejam ambos lindos...

 

mas continuo a dizer...

 

qualquer peixe tem direito a vida...

 

offtopic:

 

ana... este topico faz me lembrar aquele no forum das tartarugas... tartarugas siamesas.. :lol:

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ricardo!!

 

Só para veres como anda a minha cabeça não te agradeci pela ajuda. :lol: Obrigada.

 

Concordo contigo e aliás é uma das minhas filosofias de vida (e não, não sou hippie :wink: ). Não sou capaz de fazer mal a nenhum ser vivo, nem a uma mosca! Afinal não tem culpa de ter nascido mosca. :oops:

 

Espero que isto vos ponha a pensar. :wink:

 

E agora voltemo-nos a centrar no assunto principal. :wink:

 

Cumprimentos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de nada... mas

 

quanto a isso da mosca....

 

também não as mato... abro a janela e espero que elas se ponham embora...

 

dá que pensar...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje acabo esse tratamento e amanhã começo o do bactopur ou achas que faça um banho intensivo como indicam nas instruções?

 

Acaba o tratamento que estás a fazer e depois, banho intensivo. A ver se ao menos aquilo desinfecta e mata as bactérias que lá estão.

Vê lá que água andas a colocar no aqua, não uses a água do aqua onde ele estava. Espero que tenhas o peixe separado. Colocaste um filtro de esponja? Convém teres o máximo de oxigenação.

 

Quando me apareceu um problema de fungos, devido a um Colisa comprado numa loja ranhosa, dei banho ao colisa, à fêmea (estava a ser afectada) e atirei Baktopur para o aqua, para tratar todos os outros peixes. Isto à uns 3 meses já.

 

O baktopur direct é um antibiótico, forte por sinal. Mata as bactérias do filtro, as bactérias que estão a roer as barbatanas do bicho e até afecta o peixe em tratamento. Deve ser o último recurso e usado com cuidado.

 

Se calhar, assim que acabares o tratamento que estás a fazer e depois dos banhos, ele não melhorar, Baktopur direct lá para dentro, mas se ele te parecer melhor, usa só o Baktopur normal, à cautela. Depois deixa o bicho recuperar.

Vai é fazendo umas mudas de água, pequenas, apenas para limpar o aqua de lixo do peixe e da comida.

Sabe sempre bem, quando estamos com febre, um pano húmido, bem fresquinho, na testa... :wink:

 

PS - Detesto discos, bichos mais parados e sem graça...é por isso que no meu aqua de 150cm, optei por 2 Botias palhaço, 2 Melanotaenia, 2 camarões madeira e 8 escalares. Além da molly, kribensis e guppys...

Nada como ver peixes a nadar num aqua grande. Peixes que nadem, não peixes que ficam a olhar para ontem...

:lol::oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acaba o tratamento que estás a fazer e depois, banho intensivo. A ver se ao menos aquilo desinfecta e mata as bactérias que lá estão.

 

É o que vou fazer. A coitada ontem ainda comia e hoje já nem isso... Espero mesmo que a possa ajudar. :?

 

 

Vê lá que água andas a colocar no aqua, não uses a água do aqua onde ele estava.

 

Usei água do aqua numa porporção de cerca de 50% dessa para 50% nova. :wink: Fiz mal? Era o que diziam as intruções.

 

Espero que tenhas o peixe separado. Colocaste um filtro de esponja? Convém teres o máximo de oxigenação.

 

O peixe está separado num aqua hospital. :wink: Filtro de esponja não tenho mas pus uma pedra difusora para ter bastante oxigenação e movimentação na água. Se for mesmo necessário um filtro de esponja posso comprar amanhã.

 

O baktopur direct é um antibiótico, forte por sinal. Mata as bactérias do filtro, as bactérias que estão a roer as barbatanas do bicho e até afecta o peixe em tratamento. Deve ser o último recurso e usado com cuidado.

 

Não sabia... Pensava que era só um bactericida de largo espectro. :wink:

 

Se calhar, assim que  acabares o tratamento que estás a fazer e depois dos banhos, ele não melhorar, Baktopur direct lá para dentro, mas se ele te parecer melhor, usa só o Baktopur normal, à cautela. Depois deixa o bicho recuperar.

Vai é fazendo umas mudas de água, pequenas, apenas para limpar o aqua de lixo do peixe e da comida.  

Sabe sempre bem, quando estamos com febre, um pano húmido, bem fresquinho, na testa... :wink:

 

Vou então comprar bactopur normal para ter cá em casa e para fazer uma desinfecção geral no meu aqua.

 

Vamos lá a ver se a bicha recupera e senão há mais nenhum que adoeça.

 

"PS - Detesto discos, bichos mais parados e sem graça...é por isso que no meu aqua de 150cm, optei por 2 Botias palhaço, 2 Melanotaenia, 2 camarões madeira e 8 escalares. Além da molly, kribensis e guppys...

Nada como ver peixes a nadar num aqua grande. Peixes que nadem, não peixes que ficam a olhar para ontem...

:lol:  :oops:

 

Também concordo! :)

 

Obrigada pela ajuda.

 

Cumprimentos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a usar 50% de água do aqua, ao menos já vem com bactérias benéficas, mas também pode trazer das más.

Nas mudas, podes é ir pondo água nova da torneira (sem cloro) ou água de outro aqua que não seja de onde estava o peixito.

O filtro de esponja, ajudava a manter a água limpa e sempre era um lugar onde as bacterias nitrificantes se alojavam.

Coloca umas plantas, pode ser umas podas ou plantas de plástico sem pontas aguçadas, só para o peixe não ficar deprimido, stressado e deixar de comer. As plantas pdem ficar mesmo a boiar, ou seguras ao fundo com pedritas, já que não vale a pena colocar areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!!

 

Ontem à noite e como a doença estava a avançar depressa e ela não comia, deixei-a no aqua de noite com o Bactopur Direct (a dose recomendada) e hoje de manhã mudei-lhe a água toda. Não é que ela hoje à tarde quando cheguei a casa já estava mais mexida e já comeu com o apetite habitual? :arrow: Para além de que a doença parece que deixou de avançar (ainda bem! :arrow: ). Pus também vitaminas na água.

 

Hoje não tive tempo mas amanhã vou comprar um filtro de esponja e o bactopur. :oops: Já agora tem mesmo que ser bactopur ou pode ser um producto equivalente de outra marca? É que tenho um pouco de dificuldade em adquirir productos sera ao pé de mim... :arrow:

 

Obrigada por tudo e vou dando notícias!

 

Cumprimentos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez do baktopur, pode ser outro bactericida. Apenas falei nesse, por ser normalmente o mais fácil de se encontrar.

Acaba o tratamento com o Baktopur direct e deixa ver como o peixe fica, não faças salada de remédios que stressa o bicho.

Podias fazer tu mesma (ou pedir a alguém) que te fizesse um filtro de esponja, tipo este:

http://www.drpez.com/drcol105.htm

 

Resulta bem, depois, é só deitar fora a esponja, guardar o tubo perfurado e fazer nova esponja.

Não sei quanto custará um já feito, nunca andei à procura... :wink:

 

Ah, vitaminas é na comida, na água, pelo que sei, não faz nada. Mmhh, os peixes bebem??? :twisted:

Mesmo que bebam, duvido que a dose de vitaminas engolidas seja grande. Daí o colocar-se vitaminas em comida, normalmente, em receitas caseiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Já acabei o tratamento com o direct e hoje tencionava deixá-la a descansar de medicamentos. Saladas de medicamentos não gosto de fazer...

 

Ela hoje já está mais mexida e a cauda está melhor. :D Ontem comeu comida congelada (dei-lhe um miminho e assim aproveitei e pus as vitaminas na comida e mais um preparado de alho da seachem, para ver se ela tem mais apetite e se lhe reforça as defesas :oops: ).

 

As vitaminas na água realmente não são tão eficazes, mas também acabam por ir. Afinal os peixes "respiram" água.

 

Vou ver como é que ela hoje e amanhã evolui (são os dois dias que decidi decretar sem medicamentos) e só se for caso disso é que a medico.

 

Vi o link e realmente parece fácil de fazer mas como não tenho esses materiais em casa (teria de os comprar) torna-se mais fácil ir comprar já feito. Mas ficou a dica. 8)

 

Mais uma vez obrigada por tudo.

 

Cumprimentos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vitaminas na água realmente não são tão eficazes, mas também acabam por ir. Afinal os peixes "respiram" água.

 

Sim, mas as guelras apenas extraiem o O2 da água, não me parece que bebam água por aí... :oops:

 

Então compra o filtro...normalmente, encntravas o tubo num Ecoponto e a esponja, à venda numa drogaria. Uma pequena, dá para fazer 3 filtros, acho.

 

Boa sorte com o peixe, vai avisando. A ver se recupera de vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiveres ataques bacterianos externos, faz o seguinte, para não se tornar muito caro a cura do animal:

 

- Retira-o para um aquário à parte e faz coloca 2 colheres de sopa de sal grosso para cada 100 litros de água e junta 2 ml de Formol para os mesmos 100 litros, isto durante 3 dias, 1 vez por dia, com TPA antes do tratamento (evita alimentar o peixe nestes dias para manter a qualidade da água). Caso não tenhas Formol, faz Protozin conforme instruções.

 

Por norma, este tratamento é infalivel nos paraitas externos. Como é óbvio não é aconselhado a peixes que não toleram sal.

 

O sal faz maravilhas quando se trata de problemas bacteriológicos externos.

 

Atenção que deves tratar o teu aquário, pois os parasitas continuam lá. O que podes fazer é elevar a temperatura, adicionar sal e formol nas proporções descritas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal, se o peixe não tolerar sal, apenas Formol, certo? Só para matar os parasitas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste caso do cauda espada...

 

podias ter usado um pouco de sal...

 

viviparos gostam de agua um pouco salobra... pelo menos as mollys

 

corrijam-me se estiver enganado

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste caso do cauda espada...

 

podias ter usado um pouco de sal...

 

viviparos gostam de agua um pouco salobra... pelo menos as mollys

 

corrijam-me se estiver enganado

 

Completamente de acordo! Aliás, deve-se adicionar um pouco de sal nos aquários de viviparos, para o seu bem estar! As Mollinesias são peixes que, preferencialmente, habitam águas salobras!

 

Em relação aos Espadas não habitam em águas salobras, mas o sal ajuda muito na sua osmoregulação, como em quase todos os peixes tropicais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas se ela tiver no mesmo aqua peixes que não toleram sal, não o pode fazer...

Ana, a peixa, já tá melhor? E já agora, que mais peixes tens no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

corydoras... colisas... bettas... é de esquecer :?

 

mas se o peixe ainda não estiver a 100% umas pedrinhas de sal... aumentavam a salinidade gradualmente so podiam fazer bem ao animal...

 

mas o teu caso teve solução... o meu da minha guppy não...

crio uma infecção no local dos filhos... desconfio que tenha lá ficado um.. e inflamou... e as escamas começaram a cair... e parecia que estava a ter um ataque mau... ainda fiz um tratamento mas via a pobre no fundo sem comer a respirar tão ofegantemente... passei-a para um copinho com pouca agua do aquario... e despejuei um pouco de alcool etilico... foi rápido e não custou muito... acho que a coitada já estava a sofrer muito :)

 

as melhoras para o teu espada... sabes que não gosto nada de espadas... mas esse merece sobreviver :wink:

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

Peço desculpa não ter respondido mais cedo mas não tem havido muito tempo... :evil:

 

Quanto á peixa está francamente melhor. Ainda está no aqua hospital, pois estou a ver se a barbatana cresce (não é muito mas ainda é um bocado). Ontem não tive oportunidade mas hoje vou-lhe por um pouco de sal no aqua (no hospital).

 

Em relação ao formol eu comecei a usar (o FMC tem formol) mas como ela não melhorava fiz-lhe banhos de bactopur direct.

 

No aqua principal não usei sal por causa das corys e dos L's, pois sabia que não se aguentavam. :evil: De resto no aqua tenho para além dos referidos, tenho escalares e um tubarão bala. Por agora mais ninguém manifesta estes sintomas mas eu tenho estado atenta. :) De qualquer das maneiras ando a prepara-me para mudar o aqua e aproveito e dou-lhe um desinfecção geral. :wink:

 

Obrigada a todos pela ajuda. :?

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais