Fluval Surface Skimmer


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho uma pelicula de "nata" na superficie do meu aquário!

Para não dizerem que sou "Seradependente" eu desta vez usei o Nutrafin Cycle e estou muito satisfeita, pois ao fim de uma semana Amónia 0, Nitritos 0!

Voltando à nata... uma pelicula gordurosa com um aspecto leitoso apareceu na superficie do aquário... como não ha nenhum processo quimico que o remova eu pensei em usar o Fluval Surface Skimmer... mas não sei se entra no meu filtro, visto que este é Sera! Alguem conhece mais alguma maneira de remover a nata, algum outro aspirador de superficie ou alguma solução caseira?

Alguem sabe onde encontrar online o Surface Skimmer?

 

Obrigado!

 

Bjs

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana.

 

Removê-la completamente, não conheço... o que podes fazer é minimizá-la (porque ele vai lá sempre estar, mas é como não estivesse)...

O truque é agitares abundantemente a superfície da água.

 

O colocas o tubo de retorno ligeiramente acima do nível de água, ou um bocado em baixo (1-2 cms chega) e aponta-lo ligeiramente para cima de forma a agitar a superfície.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho que a ideia do Luís é mesmo a mais indicada, pois escusas de gastar dinheiro desnecessário! Eu sou mais dos salgados, e temos agitação constante na superfície, não para o fim que o Luís disse mas para a troca gasosa da água, mas essa camada também não se cria!

Se aquizeres saber quais as lojas que vendem esse produto é simples, faz uma visita aos nossos patrocinadores e vê nas páginas on-line deles, e sempre podes deixar lá a pergunta que quizeres referente a produtos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como não ha nenhum processo quimico que o remova eu pensei em usar o Fluval Surface Skimmer... mas não sei se entra no meu filtro, visto que este é Sera! Alguem conhece mais alguma maneira de remover a nata, algum outro aspirador de superficie ou alguma solução caseira?

 

Simples: teres um filtragem adequada!

Se agitares a água à superfície ou se colocares um filtro interno com a sistema de bolhas a funcionar isso desaparece.

 

A película de gordura à superfície só acontece quando a filtragem/movimentação de água é insuficiente.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fitro de 900 L/H para um aquário de 100 Litros....

Insuficiente??? a água esta movimentada... trouxe hoje uma cabeça motorizada da loja, vamos lá ver!

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

eu já usei um acessório desses da Fluval e fiquei muito satisfeito.

Supostamente a capacidade do filro do meu aquário e do motor dele eram suficientes, mas realmente a película aparecia bastante rápido se eu não usasse o filtro de superficie.

 

Eu usava esse acessório com um filtro Eheim Ecco, e também precisei de fazer um bocado de bricolage: adaptei com mangueira flexivel a saída do fluval para a entrada do filtro eheim.

 

Quanto à agitação da água e criação de bolhas, acredito que a película desapareça mas apenas da vista. Se essa película gordurosa for apanhada para o filtro, acredito que desapareça de circulação mesmo :oops:

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto à agitação da água e criação de bolhas, acredito que a película desapareça mas apenas da vista.

Nem mais...

 

Removê-la completamente, não conheço... o que podes fazer é minimizá-la (porque ele vai lá sempre estar, mas é como não estivesse)...

Se dentro do filtro ela "desaparece", não sei... com uma lâmpada UV, ou carvão activado, acredito que sim... mas um simples filtro mecânico/biológico acho que não faz nada à película.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se dentro do filtro ela "desaparece", não sei... com uma lâmpada UV, ou carvão activado, acredito que sim... mas um simples filtro mecânico/biológico acho que não faz nada à película.

 

Em principio ficará retida no próprio filtro. Por esse motivo é que eu sou da opinião que a lã deve ser o primeiro elemento do filtro, assim evita-se a gordura nas cerâmicas.

 

Quanto a outros métodos utilizados há: Papel absorvente e sinfonagem da superficie. O primeiro método já eu tinha explicado ao membro Ana. O segundo método é quanto a mim o mais eficaz se bem que requer maior cuidado. Eu usava um vulgar copo de vidro e mergulhava o mesmo no aquário de forma que entrasse muito pouca água, assim a nata era obrigada a acompanhar a água que entrava no copo. É um processo lento mas eficaz.

 

Espero ter ajudado

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em principio ficará retida no próprio filtro. Por esse motivo é que eu sou da opinião que a lã deve ser o primeiro elemento do filtro, assim evita-se a gordura nas cerâmicas.

Não sei não...

Em termos de filtragem mecânica, não me parece que a gordura seja "agarrada" por alguma coisa... Quanto muito, pode ser metabolizada por bicharocos que vivam no filtro...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Tenho lido sobre o tema e tudo indica que essa "gordura" é uma camada de proteínas, assim sendo é biodegradavel não me parece que prejudique o funcionamento do filtro!!!!

Colocar lã antes das cerâmicas só vai fazer com que se tenha de limpar as matérias filtrantes mais vezes!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.