"Pequeno mas Quente!"


Arquimedes

Recommended Posts

"Pequeno mas Quente": Está proibida a entrada de corais ou peixes azuis. Mas não há meio de me ver livre das algas...

 

Data de montagem: 23-04-2006

Dimensões: 70© x 40(a) x 30(p) - Volume Bruto - 84 litros

Rocha viva: 12Kg

Rocha morta: 3Kg

Areão de Coral: 10Kg

 

1 PH Lifetech 1200 - 600 l/H

1 PH Hagen 301 - 650 l/H (o jacto cruza com o da 1ª à superfície)

1 PH EHEIM compact 300 - 300l/H (movimenta a parte traseira junto ao fundo)

1 Aquecedor Hydor 50W

1 Calha Lifetech 120cms 4 x 36W (T5) - 10.000K

 

Corais (ainda está tudo pequeno à excepção da euphyllia)

- moles: Anthelias, xenias azuis, brancas e castanhas, colt, sinularia, zoanthus e sarcophytons.

- duros: Montipora digitata laranja e euphyllia glabrescens.

 

Fauna:

- Peixes: 1 Amphiprion preto e branco (tinha um lepadogaster mas foi devolvido ao mar).

- Camarões: 2 Lysmata seticaudata e 1 lysmata debelius

- Equipa de limpeza: 5 caramujos, 3 cerites, 2 nassárius, 2 ermitas de patas verdes e brancas, 2 ermitas de patas verdes e 2 ermitas de patas brancas.

- Outros: uma estrela do mar - fromis monilis.

 

Flora: Halymeda, caulerpa e mais macro-algas que nunca mais desaparecem.

 

Manutenção: Reposição diária com água de osmose e trocas parciais semanais de 15% de água do mar.

 

Evolução (o aquário da 1ª foto tinha 37,5 litros brutos):

 

img00011ly.jpg

 

img0017a0ho.jpg

 

img0007t9me.jpg

 

img0032c3kq.jpg

 

img0011grt9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens aí um aqua bacano, sem contar com as algas, mas isso vai melhorar, não desanimes!

Deves ter excesso de matéria orgânica! Acho que um escumador ajudava a resolver esse problema!

Eu também estou com problemas de algas e o que tenho feito é ir tirando algumas à mão e faço mais uma muda de água por semana, e tem diminuído, mas o meu problema é mesmo peixes a mais! :wink: Antes estava fixe, eles eram pequenos, agora....já é diferente!

Força, não desanimes!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo apoio :shock:

 

Mas um escumador pra 2 palhaços (actualmente só tenho 1)? A rocha viva e as TPA's semanais nah chegam?

 

Eu só alimento dois animais lá dentro: o peixe e um dos camarões, o debelius. Não dou nada aos seticaudata a ver se começam a achar mais piada às aiptasias. O peixe come 4 ou 5 bolinhas de Dainichi baby e o camarão 3 ou 4. Não sobra nada.

 

Comecei hoje a adicionar kalk. Eu já vou tendo bastante alga coralina. A ver se isso ajuda a ter ainda mais de forma a sobrar menos espaço para as macro-algas.

 

Ontem resolvi mudar um coralzinho de sitio. Quando dei por mim, já tinha tirado um monte de pedras e trocado tudo de sitio, voltando a um layout mais próximo do penúltimo. Já tenho uma planície :shock: e montes de sitios pra meter corais (pequenos). Com menos rocha e melhor arranjada dá pra colocar mais corais que podem ser enfiados nos buracos das rochas ou colocados em cima. Tou a ver se resisto àquela tentação típica de meter qualquer coisa no meio da planície. Nah deve ser difícil uma vez que sou um alentejano no exílio.

 

img0039cnr7.jpg

 

Nas mudanças, esmaguei um sarco. Pisei-o e só dei por ele passado mais de 1 hora. Se sobreviver vou ter o 1º sarco em leque do planeta. Pra já, se repararem, tenho um em forma de coração devido a ter estado entalado :lol:

 

Andei a arrancar algas mas não é possível eu dar conta delas sem ajuda de alguém de dentro do aquário. Tenho problemas com uma única espécie de macro-algas tipo trepadeira com cachos de bolinhas verdes de 1mm de diâmetro. Vou continuar a arrancá-las de vez em quando até que deixem de ter condições pra exisitir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Finalmente fiquei a saber o que é. Quem come aquilo?

 

foto_caulerpa_racemosa_02.jpg

 

Entretanto já vi que há quem a venda!

 

Num aquário pequeno até dá vontade de a ir removendo da rocha ao longo de uns dois meses, retirando uma rocha, colocando em água doce ou fervendo, limpar e voltar a colocar a rocha no aquário e passar à rocha seguinte daí a uma semana. Mata-se a rocha e deixa-se voltar a ganhar vida. Que consequências é que isto pode ter? O sistema não aguenta a morte da rocha de forma sequencial?

 

Os meus ciclídeos africanos até gostam daquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma actualização:

 

img0003aul1.jpg

 

Mudei as rochas "infectadas" para um aquário escuro a ver se corro com a caulerpa "raçamanhosa".

 

Ando a estudar o caso de adicionar vodka no aquário escuro pra acelerar o processo. Mas ainda não sei se o sistema não colapsa com um boom de bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.