Aquário Comunitário: Escolha de Peixes


Czar

Recommended Posts

Boas,

 

vou montar um aqua novo, ainda não decidi tamanhos, mas será qq coisa do tipo:

 

120x50x60

 

Os peixinhos que vi e gostei são:

 

- Neons;

- Guppies;

- Escalares;

- Peixe Beijador?;

- talvez Discus

 

As minha dúvidas são se estes peixes são todos compatíveis uns com os outros ou não?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Neons;

- Guppies;

- Escalares;

- Peixe Beijador?;

- talvez Discus

 

 

Em nada sao compativeis.

 

Podes sempre por Escalares Com Cardinais Xl...

Discus com cardinais Xl...

neons é parecido ao cardinal..mas mais bonito( na minha opiniao)

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não percebi muito bem quais é que são compatíveis...

 

Já agora, quais são os Cardinais?

 

Não posso colocar Discus com Neons ou Guppies?

 

E Escalares com Neons ou Guppies?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus, escalares e neons -> peixes de águas ácidas.

Guppies -> peixes de água alcalinas

 

Neons -> comida viva para discus e escalares

Guppies -> comida viva para escalares.

 

Se queres a minha opinião , ou fazes um aquário mono espécie de discus, ou um de escalares.

Mas antes de tudo isso é importante que saibas o ph da água que vais usar. Isso condiciona tudo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Czar, não acho muito boa ideia juntares neons com escalares, mas neons com discus não costuma haver problema, agora tens de ponderar um pouco os peixes conforme o grau de exigência, pelas tuas perguntas parece que ainda não tens muita experiencia com peixes e por isso aconcelho-te a informares-te mais sobre o assunto, não faças o erro de muitos que se iniciam comprando logo muitos peixes sobrelotando o aqua, vai com calma, só quando o aqua começar a ficar estável é que poderás aumentar mais tranquilamente a população de peixes. Quanto aos discus, aconselho-te a ler muito sobre eles porque são peixes com exigencias especiais e precisarás 1º de ganhar experiência com peixes menos exigentes a fim de dominares melhor o controlo sobre o aqua e os seus parâmetros. Lembra-te, a rapidez é inimiga da perfeição. Espero de qualquer forma ter ajudado.

Boa sorte e força aí... :)

 

 

Abraço

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estou a perceber, no meu aquário de 60l tenho platys apenas 3, ainda não comprei mais e o pH que tenho é de 7,6-7,8 +/-

 

Então não posso por escalares com peixes de cardume, bolas! Queria comprar um escalar pequeno para colocar neste aqua de 60l...

 

No aqua maior que vou fazer queria por cardumes e algum peixe maiorito para fazer o contraste, se não posso por esses que mais posso colocar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por escalares com peixes de cardume... apenas tens de ter cuidado que os peixes de cardume sejam maiorzitos.

 

Com escalares eu não colocava mais nada no meio... os escalares chegam para bem para dar vida ao meio do aquário e não divergem o olhar para outros peixes.

O que arranjava era um cardume de corydoras para o fundo, mas é claro que com corydoras podes esquecer plantinhas frágeis de fundo porque as corys adoram escarafunchar no areão :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

então vou fazer assim, no aqua que já tenho (60l) vou comprar mais 2 platys e 6 neons e vou arriscar um escalar pequeno. Depois falta por um limpa vidros e fica feito!

 

No outro, queria por cardumes grandes e talvez 2 discus. O que acham de 10 neons, 10 guppies e 2 discus?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Boas,

 

então vou fazer assim, no aqua que já tenho (60l) vou comprar mais 2 platys e 6 neons e vou arriscar um escalar pequeno. Depois falta por um limpa vidros e fica feito!

 

No outro, queria por cardumes grandes e talvez 2 discus. O que acham de 10 neons, 10 guppies e 2 discus?

 

Cumps

 

Antes de se aventurar eu aconselhava muita leitura... é que escalares e discos não são guppys!!!!! Estamos a falar de animais com necessidades especificas. São animais de cardume e 1 ou 2 exemplares não faz bem um cardume...

 

Pense bem antes de fazer asneiras, afinal eles não tem culpa das nossas acções.

 

Nota: os peixes "pequenos" tendem a crescer, acho que é um fenómeno da natureza...

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Como já te explicaram, neons e guppies são espécies de necessidades de diferentes. Além de que os guppies nunca iram fazer cardume. Podes também optar por cardinais, que quanto a mim são mais bonitos e um pouquito maiores. Eu iria por também no minimo 3 discus e não 2.

 

No aqua pequeno é que podias por guppies, uma vez que já tens platies que é uma espécie com necessidades idênticas.

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não quero fazer asneiras, por isso é que faço perguntas :)

 

entao assim:

 

60L: 4 platies + 4 guppies

maior: 10 neons + 10 cardinais + 3 discus ou 15 neons e 3 discus

 

Para os discus não chega ter 3? E preciso ter mais?

 

se o escalar estiver num aquário pequeno nunca fica do mesmo tamanho do que se estivesse num aquário grande ou estou enganado?

 

no pequeno o que mais punham? parece-me que 8 peixes talvez seja pouco ou não (pela regra de 1cm por litro)?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

 

...Para os discus não chega ter 3? E preciso ter mais?...

 

Dependendo do tamanho do aquário, eu considero sempre um minimo de 5 individuos, para se poder estabelecer a hierarquia entre o cardume( se não der para ter um cardume não meta nenhum. Há mais especies de peixes neste mundo). Note que para discos há quem ache que o minimo é de 50 litros por peixe... Já agora, eu completava com um cardume de corydoras e um cardume de otocinclus affinis (ou se preferir 3 ou 4 parotocinclus jumbo, tambem conhecidos por: LDA 25)...

 

 

se o escalar estiver num aquário pequeno nunca fica do mesmo tamanho do que se estivesse num aquário grande ou estou enganado?

 

É verdade o que diz, mas não será uma maldade sujeitar o animal a condições inferiores ás necessárias para o seu bom desenvolvimento? Repare que no meu post anterior eu disse que os escalares são animais de cardume! Isso quer dizer que gostam e vivem em grupos mais ou menos numerosos. Nós já limitamos em muito essas e outras condições. Colocar 1 escalar num aquário por si pequeno é realmente "não fazer asneiras"... :):shock::shock::shock::shock:

 

Tal como lhe disse anteriormente, leia muito, informe-se e depois veja o que realmente pretende fazer.

 

Abraços

 

p.s. quanto ao tal aquario grande e já que esta com algumas duvidas, eu optava por: 120x60x50, onde os 60 são a largura...

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás a pensar em colocar neons com os platys no teu aqua de 60L, acho que fica muito bem, mas se calhar é boa ideia baixares um pouco o teu ph, pelo menos até 7.0, porque os neons gostam de um ph ácido por volta dos 6.5 aproximadamente, mas basta manteres perto dos 7.0. Quanto aos discus e escalares podes pô-los num aqua maior em cardumes, mas já sabes, discus não são para principiantes e se algo correr mal, não são só os peixes que vão sofrer com isso, tu também vais ficar despontado, triste e não só, os discus não são nada baratos :shock:

O importante é seres paciente, ponderares bem as exigencias dos peixes com as condições que lhes podes proporcionar e os conhecimentos sobre as suas exigencias. Sei que não é nada fácil aguentar, os discus tentam qualquer aquariofilista :shock:

Se gostas de cardumes tens os neons, os barbos tigres que dão imensa vida e actividade ao aqua (ATENÇÃO: não juntes os barbos tigres com peixes demasiado calmos e com barbatanas longas, se não eles mordiscam-nas, exmpl:guppys) e tens uma enorme variedade de tetras, este tipo de peixes reúnem exigencias iguais ou muito semelhantes e embelezam qualquer aqua, para além de serem relativamente fáceis de cuidar.

Olha, eu já tive barbos tigres e é muito giro ver a maneira como eles se comportam em grupo uns com o outros, deves adquirir pelo menos 5, mas 7 é melhor.

Resumindo, deves fazer uma lista dos peixes mais acessíveis e semelhantes em termos de exigencias e depois escolher os que gostas mais. :)

Espero ter ajudado...

 

 

Abraço

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

estou a ver que não vou pensar em discus pelo menos para já.

 

Vou começar por montar o aquário grande com os neons, e com as corydoras para a limpeza. Depois penso então em colocar escalares esses para os poder manter em condições são precisos quantos? 5 no mínimo também? Pelo que tenho lido não são tão "exigentes" como os discus certo?

 

Em relação às dimensões do aquário, porque 120x60x50 e não 120x50x50 (ou 60)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Czar, para os escalares mais vale pores 4 do que 5, põe 2 casais. Quanto às dimensões do aqua, já deves saber que quanto maior melhor, no caso dos escalares se tiver mais altura melhor, porque são peixes que precisam de um aqua de pelo menos 50cm de altura. Mas é como estás a dizer, coloca 1º as coridoras e os neons e depois os escalares ou outros peixes que tu quiseres. Uma boa ideia era em vez de pores coridoras, pores camarões de água doce ou então os dois. Assim variavas mais os habitantes do teu aqua, para além dos camarões serem mais resistentes e se tiveres algas no aqua eles tratam logo do assunto e retiram-nas das zonas mais difíceis que nem um peixe de fundo consegue. Eu tenho um e não para de trabalhar na limpeza quer seja de dia ou de noite :)

 

 

 

 

Cmps

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelas dicas :)

 

achas que só 1 chega ou mais vale por 2 ou 3? Também li que os caracóis fazem a mesma função é assim?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Czar, para os escalares (...) põe 2 casais.

 

Como é que fazes isso?? Chegas à loja e pedes 2casais de escalares e tá feito?!? Ficas com dois machos e duas femeas?? :shock: Acho que isso não é assim... Depois de teres os ovos fertilizados é que sabes quem é o macho e que é a femea, embora existam várias teorias de identificação.

 

Quanto às dimensões do aqua, já deves saber que quanto maior melhor

 

Nas dimesnões, acho que se possível deves optar pelo maior, neste caso 1.20x60x50

 

Uma boa ideia era em vez de pores coridoras, pores camarões de água doce ou então os dois.

 

Achas que os camarões fazem o mesmo "trabalho" que a corys?!? Acho que não, mas mesmo que façam, são precisos muitos camarões para uma cory...

 

para além dos camarões serem mais resistentes  

 

São?!?!? :) Acho que pelo menos os reds, por exemplo, não toleram o cloro, já as corys penso que sejam bem mais resistentes.

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É assim, os camarões gostam de andar em grupo, mas podes por só um se assim entenderes, eu por exemplo só tenho um, mas estou a pensar em por mais. Enquanto houver algas suficientes não tens que te preocupar com alimentação :shock:

Ah :) outra coisa, também têem a vantagem de serem mais baratos que os peixes de fundo, e quanto aos caracóis, eles são mais lentos que os camarões a limpar :shock:

Eu sou adepto dos camarões :shock: se estiveres mesmo a pensar em adquirir camarões tens algumas espécies à venda por onde escolher, mas a mais comum é a caridina japonica e é também a espécie que eu tenho. De qualquer forma, deixo-te aqui um link com algumas espécies de camarões.

http://www.aquaonline.com.br/index.php?opt...id=72&Itemid=54

Aqui no forum também algumas dicas e fotos de camarões.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40865

Bem, agora é contigo :shock:

 

 

 

Cmps

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se7eN, numa boa loja de aquariofilia onde os donos conheçam bem os seus peixes e se já forem adultos é claro, eles sabem indicar quais são machos e quais são fêmeas, por outro lado muitos estão dispostos a poderes ir lá trocar o peixe se realmente houver um engano, mas isso depende de loja para loja :shock:

Quanto à resistencia dos camarões e das coridoras, pela experiência que tenho os camarões são mais resistentes que as coridoras porque até agora, o meu camarão nunca teve nenhum problema, o mesmo não posso dizer das coridoras que tenho tido no meu aqua. No caso das coridoras a desvantagem é que são muito sensíveis a tratamentos com medicamentos e a níveis um pouco elevados de nitratos, isto porque não possuem escamas como os outros peixes tornando-as assim mais vulneráveis.

Quanto à eficácia a remover detritos só mesmo adquirindo um camarão para ver as diferenças e a avidez quase ímparavel com que eles se alimentam das algas e dos restos mortos das plantas. No caso das coridoras elas alimentam-se mais da comida que os outros peixes não comem e acaba por se depositar no fundo, no caso dos camarões, eles também cumprem essa função de bom grado, sim, porque para um camarão os restos de comida dos peixes que se depositam no fundo são um autentico "luxo" que não se pode desperdiçar :) mas algas são o seu "prato" do dia a dia. Muitos dos que têm coridoras, em vez de elas se alimentarem dos restos de comida, ainda têm de comprar comida em pastinhas para peixes de fundo :shock:

 

 

 

 

Abraço

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quando se compra um peixe quanto tempo posso deixá-lo dentro do saco?

 

Quanto aos escalares, se realmente for dificil ver qual o macho e qual a fêmea, haverá problema de ter 4 machos ou 4 femeas o que pode acontecer por azar...?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves deixar o minimo tempo possivel.

Se vires que vais demorar até meter o gajo no aquário avisa na loja, para te meterem um saco maior e com mais ar.

 

4 machos -> pancada de meia noite em adultos.

4 fêmeas -> à partida dão-se relativamente bem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

numa boa loja de aquariofilia onde os donos conheçam bem os seus peixes e se já forem adultos é claro, eles sabem indicar quais são machos e quais são fêmeas, por outro lado muitos estão dispostos a poderes ir lá trocar o peixe se realmente houver um engano, mas isso depende de loja para loja :)

 

Será?!? :wink: :D Para os tais donos conhecerem bem o peixe que estão a vender das duas uma, ou está lá na loja à imenso tempo e foi presenciada uma postura (coisa que penso ser rara acontecer nas lojas) ou então o dono é adepto de uma das imensas teorias para sexar escalares, nenhuma delas fiável a 100%. Agora... se os donos das lojas soubessem qual o sexo de todos os escalares que vendem... estavam bem lixados :(

 

Quanto à resistencia dos camarões e das coridoras, pela experiência que tenho os camarões são mais resistentes que as coridoras porque até agora, o meu camarão nunca teve nenhum problema, o mesmo não posso dizer das coridoras que tenho tido no meu aqua.

 

Neste caso estás a generalizar! Tens apenas um camarão e mais que uma cory, estás a fazer a amostragem mínima possível, sendo que é apenas um "individuo". Pois eu tenho mais de 20 camarões e continuo a achar que são menos resistentes.

 

No caso das coridoras a desvantagem é que são muito sensíveis a tratamentos com medicamentos e a níveis um pouco elevados de nitratos, isto porque não possuem escamas como os outros peixes tornando-as assim mais vulneráveis.

 

São?? A quais?? Eu pelo menos já tratei com azul de metileno e flagyl e ainda não tive problemas. Mas se puderes dizer quais os medicamentos a que não reagem bem, agradecia :?:

 

Muitos dos que têm coridoras, em vez de elas se alimentarem dos restos de comida, ainda têm de comprar comida em pastinhas para peixes de fundo ;)

 

Pois obviamente... se nada cair no areão, elas não têm nada para comer. Aí umas pastilhas de fundo iam ajudar, mas por exemplo posso-te dizer que as minhas não ligam. Se apanharem granulado dos discus preferem-noàs pastilhas de fundo.

 

Quanto aos escalares, se realmente for dificil ver qual o macho e qual a fêmea, haverá problema de ter 4 machos ou 4 femeas o que pode acontecer por azar...?

 

A probabilidade de isso acontecer não é assim tão grande, no entanto tudo é possivel. E assim como o Nuno Antunes disse, se fossem 4machos era bem provável haver disturbios...

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Em relação às dimensões do aquário, porque 120x60x50 e não 120x50x50 (ou 60)

 

É simples. Dizem os entendidos em iluminação que quanto mais alto o aquário menos alternativas há (passamos ao dominio das HQI e HCL). Neste contexto alterando a largura pela altura, vai conseguir ter o mesmo volume com uma altura confortável. Não esquecendo que tambem existe o tal conceito de profundidade que diz que a largura do aquario dever ser metade do comprimento (Note que isto era uma situação optima... pouco confortavel em aquarios de 2 ou mais metros hehehehehhehehehe).

 

 

 

Czar, para os escalares mais vale pores 4 do que 5, põe 2 casais.

 

Era bom que fosse assim tão simples. Mesmo que haja peixes adultos à venda numa loja, qual a garantia que sejam casal ou que ainda se encontrem em idade reprodutiva? Eu tenho 8 escalares sunset a criar para tentar conseguir 2 casais. Neste instante já noto um arrufo em dois peixes, no entanto certezas só quando vir uma postura...

 

A questão dos camarões e corydoras é ambigua. Eu tenho uns e outros em aquarios distintos e pelo que me toca ambos são bastante resistentes desde que se respeitem as regras. Agora e uma vez que o Czar falou em peixes sul americanos porque não montar um biotopo e assim cngir-se a peixes sul americanos:

 

Escalares

Neons

corydoras

Otocinclus affinis/LDA 25

Já agora e porque é viciante 1 casalinho de apisto ou de ramirezis...

E pouco mais...

 

Ahhhh isto tudo com algumas (muitas) plantas, troncos e pedras...

hehehehehehehehehe

 

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelos conselhos, já estou mais ou menos decidido quanto aos peixes, agora quanto à flora e ao layout que gostava de por é mais ou menos isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=41868

 

mas tenho dúvidas quanto ao tipo de plantas e iluminação necessária para elas e à areia e pedras, posso por pedras da "rua" fervidas e areia da praia?

 

Quanto às plantas, penso que sejam Vallisnerias certo? a iluminação é algo muito exigente ou nem por isso?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.