Como mudar a água do aquário?


tiagok

Recommended Posts

Olá!

 

Eu tenho um aquário de 30 litros, mas não sei como mudar a água do aquário... Da última vez que o fiz, coloquei água demasiado fria e os peixes quase morriam. Como sei se a temperatura da água que coloco no aquário é igual á do aquário??

 

Como é que vocês mudam a água ao vosso aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tento ajustar "a olho" a temperatura da água, sendo que mudo muito pouca de cada vez, a temperatura será uniforme rápidamente!

 

Aconselho a mudares a água lentamente! Dessa forma a variação não será muito acentuada.

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Muito obrigado!! O meu aqua tem 30 litros, e eu retirei 10 garrafas de água, daquelas pequenas (cerca de 330ml), o que dá alguns litros, que terá sido um pouco a mais... a temperatura do aquário era de cerca de 30 graus, depois de mudar ficou a 28/29... talvez tenha sido muito derrepente, mas agora eles já estão melhores... devem ter apanhado um choque termico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 perguntas:

- que peixes tens no aquário?

- que filtragem?

- há quanto tempo tens os peixes nesse aquário?

 

Se forem peixes de água quente (excepto killis) muito dificilmente consegues ter a água em boas condições!

 

O caso de a temperatura da água ter diminuido 2ºC não é razão para eles morrerem nem tão pouco stressarem muito.

 

Para mudares a água o melhor é "dividires" o aquário em 3 e retiras um terço da água (podes eventualmente marcar com uma caneta o nível). O melhor é colocarmos água mais ou menos à temperatura da do aquário, não precisas de usar termómetro, basta com a mão veres mais ou menos se as temperaturas estão idênticas. No verão convém usar água fria para refrescar o aquário um pouco, embora devas adicionar a água fria gradualmente para a temperatura não baixar de repente.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um choque de 2ºC não me parece muito grave, até acho que está dentro da normalidade. Eu faço isso todas as semanas e não noto qualquer reação nos peixes.

 

O que é muito mau é mudar mais de 20% da água do aquario, pricipalmente se as características (PH GH, KH, ºC) não forem iguais.

Uma mudança (TPA) de 20% com água de características identicas, mesmo que não iguais, não tem tanto impacto.

 

É por isso mesmo que se fazem TPA, em que o parcial é mesmo parcial, uma pequena parte :twisted:

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

João Magalhães, - o meu aquário tem guppys e 1 neon (comprei 7 neons, mas eles lutam tanto que morrem e acaba por ficar o mais forte).

- O aquario tem um filtro interior de 200 L/h. (já vinha junto com o aquário, era um kit).

- Tenho os guppys á cerca de 6 dias, o neon tenho á ja vários meses.

 

Mas se não foi um choque térmico, o que poderá ter sido? o neon e o macho guppy praticamente não sentiram nada, 1 das fêmeas guppy foi para trás do filtro, com a respiração acelarada, quase de barriga para cima. A outra femea guppy apenas ficou mais quieta no meio das plantas... agora estão todos aparentemente normais...

 

O que acham? Eu mudei cerca de 10 garrafas de 330 ml cada...

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiagok, se queres começar a aquariofilia da melhor maneira, seguem-se alguns conselhos:

- um aquário de 60L

- um filtro externo ou de cascata (400 a 500L/h)

- areia fina que pode ser da praia;

- 36W de iluminação chegará;

- um aquecedor de 50W só para o tempo frio;

 

Depois de teres isso, é fácil conseguires teres um aquário minimamente em condições!

 

Se quiseres manter esse aquário, aconselho-te a comprar um casal de killis ou um peixe de água fria!

Eu já tentei manter um aquário mais ou menos desse tamanho, mesmo com uma boa filtragem, e garanto-te que não é fácil.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para aquecer as tpas ,eu uso um garrafão emvez de garrafas e arranjei outro termoestato, para aquecere a agua do garrafao , importante, deixa a agua arejar por 1 ou 2 dias por causa do cloro, ou adiciona-lhe acondicionador aquasafe ou sera aqutan.........

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira mais fácil, prática e eficaz para realizar boas TPAs, é utilizar um sifão, que também permite retirar eventuais detritos que se possam ter acumulado entre o substrato. :oops:

 

 

 

Abraço

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Mas este aquário é um "passatempo", sou estudante e não posso dispender muito mais tempo para cuidar de um aquário maior... para além de gostar imenso deste... Mas porque é que este aquário é facil de manter com um peixe de água fria e não é fácil de manter com guppys?

 

Que peixes são killis?? Podias-me dar o site onde fala sobre esse peixe?

 

Muito obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu tenho medo de colocar quente demais... como tu medes a temperarura?
existe vários termometros nos hipermercados ou mesmo na lojas especializadas em animais (aí têm de certeza) e não é caro ronda á volta dos 2/3€. há uns que se cola no vidro da parte de fora e outros que têm uma ventosa que se agarra ao vidro na parte de dentro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

há uns que se cola no vidro da parte de fora e outros que têm uma ventosa que se agarra ao vidro na parte de dentro

Se possível, compra os de ventosa que se colocam dentro do aquário.

Os termómetros externos, além de por vezes ser complicado saber qual a temperatura, lêem melhor a temperatura da divisão onde está o aquário do que a água deste.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiagok,

 

Eu também sou estudante, como muito aqui no fórum, e arranjamos sempre tempo para os aquários! Acredita que não se "perde" assim tanto :twisted:

 

Esperimenta um maiorzinho, a satisfação será também maior!! :twisted:

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sejamos realistas... perder, perdemos e não é assim tão pouco. Ele são TPA's. aspirações de fundo, podas, preparação de refeições, etc etc. Haaaaaa e sem esquecer as visitas ao forum, lojas, etc etc... De qualquer modo não me vejo a mudar de hobby...

 

Quanto ao seu aquario só lhe posso dizer o seguinte: eu tenho um de 20 litros e só serve para ter 17 camarões red cherry... Por isso se quer iniciar-se a sério o minimo aconselhavel são 60 litros...

 

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Sejamos realistas... perder, perdemos e não é assim tão pouco. Ele são TPA's. aspirações de fundo, podas, preparação de refeições, etc etc. Haaaaaa e sem esquecer as visitas ao forum, lojas, etc etc... De qualquer modo não me vejo a mudar de hobby...

 

Como se costuma dizer quem corre por gosto não cansa, mas que é um hobby que vale a pena (mesmo que às vezes pareça que não) é! :oops:

 

E concordo consigo, por muito tempo que gaste com este hobby, não me vejo a trocá-lo por nada! :?

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O método que eu uso e que nunca me deu problemas é num balde que eu tenho e que uso exclusivamente para as limpezas no aquário (não queiras aproveitar um que seja também usado para as lides domésticas porque pode conter vestígios de produtos químicos prejudiciais)podes também usar um garrafão de água e encher com água quente do esquentador, só uma pequena parte e encher o resto com água fria até obteres a temperatura desejada, podes ir alternando entre a quente e a fria. Agora não me preguntes como é que vejo se está boa ou não, eu simplesmente meto a mão e vejo mais ou menos se está à temperatura do aquário. Em caso de duvida mete ligeiramente mais quente porque ela vai arrefecer um pouco enquanto tratas a água com o condicionador e no meu caso também vai arrefecendo quando a vou transferindo para um jarro que que o uso para transferir a água para o aquário, porque o balde que uso é de 10 L e era um bocado incómodo e até desastroso despeja-lo, com ele cheio até aos 10 L, directamente para o aqua :?

Espero de qualquer forma ter ajudado, boa sorte :oops:

 

 

 

Abraço

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

...encher com água quente do esquentador, só uma pequena parte...

 

Só para manter a discussão acesa! os esquentadores são feitos na sua maioria em cobre e as soldaduras a estanho (o qual contem chumbo)... É engraçado falarem de acondicionadores para eliminarem o cloro e afins, enquanto os metais pesados não os alarmam... Eu uso um sistema simples, no inverno faço mais TPA's (diariamente) em quantidades menores (cerca de 3 a 4% da água) assim as variações de temperatura são irrisórias e evito usar água acabada de passar por cobre/chumbo... E nada de acondicionadores...

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para aquecer a água se ser demais , podes utilizar um aquecedor dos que se usa no aqua, pois assim aqueces a agua ao valor desejado sem teres qualquer problema, vais ao jumbo ou continente e compras dos mais baratos, pois dá muito bem para o efeito, eu nunca coloco água quente da torneira , perfiro mesmo utilizar um aquecedor , e em relação aos acondicionadores alguns tb aglomeram os metais pesados , fazendo com que estes se tornem inofensivos aos peixes.....

 

Acho que deves apostar num aqua de 60lt pois irá dar te menos trabalho nas limpezas, os aquas pequenos acumulam muita porcaria em pouco tempo proporcionando excesso de materia organica , podendo assim até criar microorganismos indesejados.....

 

UM ABRAÇO JOAO

é um hobby que irá ficar para sempre

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

...em relação aos acondicionadores alguns também (palavra corrigida) aglomeram os metais pesados , fazendo com que estes se tornem inofensivos aos peixes.....  

 

Quanto a isso, a minha opinião é que o melhor acondicionador é realmente uma R.O. o resto soa-me a slogan publicitário...

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez seja..... mas tenho tido excelentes resultados com os acondicionadores que tenho usado, já usei Tetra AQUASAFE, e uso Sera Aqutan, eles não eleminam metais pesados, mas sim aglomera-os tornando -os inofensivos.... pode até ser slogan publicitário mas tenho me safado bem e os meus peixinhos não tem reclamado..... e cada vez que faço a tpa eles colocam-se por baixo da água que está a entrar no áqua, pois acalma-os bastante e ate os refesca um pouco lolol..... mas como dizes RO é o melhor acondicionador , pois água pura é que é, mas nem todos podem adquirir o aparelho , ou pq é caro, ou pq desperdica água......

 

Um ABraço para todos vós

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.