parametros


jusk

Recommended Posts

boas,

 

o meu aqua tem os seguintes parametros:

 

no3=0

no2=0

gh=50

kh=10

ph=8

 

 

a agua já ta a maturar a 1 mes com rocha viva e a salinidade esta correcta.

 

estes parametros estao aceitaveis?

acham que com estes parametros ja posso começar a por uns peixitos?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não sei como testaste o Gh, mas se foi com gotas...tiveste uma trabalheira desgraçada para nada. :(

Devido ao teor elevadissimo de sais na água salgada, não se mede o Gh. Da próxima já sabes...

 

Coloca o setup, para vermos se tens o aquário bem montado ou se deves fazer alguma alteração, de modo a não teres problemas no futuro.

 

Vais colocar corais? Uns corais moles antes de colocares os peixes pode ser benéfico. Se conseguires arranjar umas macro-algas (caulerpa prolifera ou taxifolia, não coloques racemosa...), também poderão ajudar no inicio.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda. :(

 

eu medi o gh numa daquelas fitas que trazem 5 parametros e fazem os 5 testes em simultaneo. mas se o gh não tem importancia, ainda bem.

 

antes de colocar os corais moles estava a pensar colocar assim uns peixitos mais baratos a ver como corria.

 

eu tenho feito tpa`s semanais com agua do mar.

 

ja agora desculpa a ignorancia, mas sou novo nisto, quando dizes setup, tas a referir-te a que?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quando me refiro ao setup...refiro-me mesmo aos equipamentos que estás a usar (tamanho do aquário; bombas e sua potência l/h; iluminação; filtragem - escumador ou não; substracto que usaste; água de reposição que usas; etc).

É a melhor altura para reveres se tudo está como deve de ser, antes de colocares os primeiros habitantes.

 

De qualquer forma, acho que podes arriscar a colocar uns palhacitos ou uma donzela pouco agressiva (será que isto existe...? :( ).

 

Medires os níveis de cálcio também pode ser uma boa ideia, não sei se estás a injectar kalk, mas é um parâmetro que convém ter sempre em consideração.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

não estou a injectar kalk, já agora qual a melhor maneira de o fazer?

o aquario tem 120x60x60.

por baixo tenho uma sump onde tenho o escumador e os sistemas de filtragem e o termostato.

obrigado e abraço

jusk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jusk.

 

não estou a injectar kalk, já agora qual a melhor maneira de o fazer?

 

Podes injectar de várias formas no aquário kalkwasser, desde que o faças gota a gota numa zona de bastante circulação, uma vez que se trata de uma mistura bastante alcalina (ph +- 12)

 

- Garrafão de 5 lt com torneirinha em baixo a gotejar para a sump. Tem a desvantagem de não controlares a quantidade de kalkwasser adicionado a não ser por estimativa de evaporação.

 

- Reactor de kalkwasser - Utilizando sensores de nível e uma bomba peristáltica poderás repôr kalkwasser sempre que exista evaporação.

 

- Bomba peristáltica - Utilizando também sensores de nível, tem a desvantagem de teres que ser tu a misturar o kalk na água (algo que o reactor faz) e também dá lugar a maior sedimentação de hidróxido de cálcio.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

De qualquer forma, acho que podes arriscar a colocar uns palhacitos ou uma donzela pouco agressiva (será que isto existe...? :shock: ).  

 

Não aconselho nada colocar uns palhaços num aquário com 1 mês de vida! Espera até teres estabilidade do mesmo...que não tens, olhando pelo ph...esse pk ainda vai subir e quando estiver estável nos 8.3-8.4 aí podes adicionar qualquer coisa.

 

Falaste em nitritos, nitratos, kh e ph...então e a amónia (tóxico) ou os fosfatos (alimento para as algas) e os niveis de cálcio? Esses são muito importantes!

 

Já passaste a fase das algas? Já colocaste as equipas de limpeza (só quando não existir amónia e nitritos)?

 

Penso que ainda é muito cedo para te aventurares com peixes...posta aqui o teu setup e resultados dos testes que te disse!

 

ja me falaram de hidroxido de calcio, mas não sei qual a função exacta e como administrar. por acaso ninguem sabe?

 

1 colher de chá de kalk para 5 litros de água, misturas bem (se possivel através de uma bomba de 300l/h, durante umas 2 horas) e deixas repousar mais umas horas...depois é adicionar gota a gota.

 

Um abraço e paciência com a água salgada.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

que não tens, olhando pelo ph...esse porque (palavra corrigida) ainda vai subir e quando estiver estável nos 8.3-8.4 aí podes adicionar qualquer coisa.

 

Como sabes que o aquário não está estável, assim como o valor de pH?

 

A única indicação que temos é o facto do pH estar a 8 (nos testes de tiras, geralmente os valores variam de 0,5 em 0,5), não sabemos se foi uma medição bi-diária (manhã e noite, todos os dias) ou ocasional (1 vez por semana).

 

Sem adicionar vida, para além da rocha viva, vai ser complicado saber se o aquário está estável e estabilizá-lo.

 

Mesmo não tendo havido produção de nitritos nem nitratos, o aquário pode muito bem estar pronto a receber peixes e outros seres vivos. O facto de ter, ou não, nitritos e nitratos, pode significar que foram produzidos e eliminados.

 

Como já referi, o ideal seria adicionar algumas macro-algas e/ou alguns corais moles. No entanto, não vejo mal em adicionar um ou outro peixito...desde que com total controlo dos parâmetros.

 

Se se trata de um aquário de 20 litros, aí sim...como diz um grande amigo meu - "esquece lá isso" - não coloques os peixes. No entanto...é um aquário de 432 litros. :P

 

o escumador e os sistemas de filtragem

 

O que queres dizer com "sistema de filtragem"? Não inclui nada de bio-balls, cerâmicas ou esponjas/lã de vidro...não?

Se incluir...desmonta isso tudo e faz a filtragem apenas com o escumador + rocha viva.

 

Coloca aqui a relação que tens em termos de circulação dentro do aquário, iluminação total, Kg de rocha viva, água que usas na reposição, etc.

 

algo que o reactor faz) e também dá lugar a maior sedimentação de hidróxido de cálcio.

 

E respectiva transformação em precipitado de carbonato de cálcio...insolúvel em água ( = desperdicio de hidróxido de cálcio). :?

 

ja me falaram de hidroxido de calcio, mas não sei qual a função

 

Kalk, hidróxido de cálcio, kalkwasser, lime-water...etc, é tudo a mesma coisa.

A função principal é elevar e manter os níveis de cálcio da água. Também tem a função de impedir um abaixamento de pH durante a noite, aumentar um pouco o kH (nunca notei nada...) e precipitar fosfatos (nunca notei esta função, pois sempre tive fosfatos nulos).

 

Injecta-se no aquário numa relação de 1 colher de chá (de plástico...:lol:) para cada 5 litros de água doce (de preferência de osmose). Dilui-se muito bem sem agitar (não deixes entrar bolhas de ar na garrafa), e deixa-se gotejar para o aquário de modo a repôr de forma lenta a quantidade de água evaporada. A melhor altura para injectar é durante a noite, devido ao abaixamento de pH durante esta fase (produz-se mais CO2 durante a noite, portanto o pH tem tendência a baixar - usa-se o kalk para contrapôr este abaixamento).

 

Atenção ao kalk...se notares que o kH está muito baixo, o pH muito alto ou os níveis de cálcio demasiado altos...pára imediatamente de injectar.

 

Prepara-te para teres o aquário com bastantes algas castanhas...depois algumas verdes...e mais tarde um belo aquário cheio de coralina, corais e peixes. :wink:

Good luck!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Já passaste a fase das algas? Já colocaste as equipas de limpeza (só quando não existir amónia e nitritos)?  

 

O aquario ja esteve todo verde de algas mas ja limpou. neste momento tanto a rocha viva como a areia coralina estão sem algas.

que equipas de limpeza seriam aconselhadas?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que queres dizer com "sistema de filtragem"? Não inclui nada de bio-balls, cerâmicas ou esponjas/lã de vidro...não?  

Se incluir...desmonta isso tudo e faz a filtragem apenas com o escumador + rocha viva.  

 

na sump tenho : esponja, ceramica e o escumador.

nas primeiras duas semanas tive tambem areia que trouxe do mar.

 

já agora, porque não devo ter as esponjas e a ceramica?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

que equipas de limpeza seriam aconselhadas?

 

Na minha opinião, como equipe de limpeza, nada bate um bom grupo (20 ou mais) de ermitas (patas brancas, verdes, azuis...etc -> de pequena dimensão....não coloques nenhum "bulldozer" de 10cm!! :shock: ), meia duzia de ofiuros pequeninos e um ofiuro grande.

 

Alguns caracois do mar (burriés ou "turbos" da costa) também são bemvindos, para um aquário desse tamanho apostava em apanhar uns 20 ou 30 e fazer uma boa aclimatização. Camarões da costa também são óptimos (género Palaemon).

 

Também podes colocar um ou outro caranguejo (cuidado a escolher...) e, mais tarde, um lysmata ou camarão semelhante. Algumas estrelas que se vêem nas lojas também são boas, mas cuidado a escolher.

 

Com o tempo, vão começar a aparecer pequenos anelídeos (fire-worms) no areão, assim como copépodes e isópodes (semelhantes a pulgas do mar) espalhados pelo aquário, excelentes a remover restos de comida .

 

O aquario ja esteve todo verde de algas mas ja limpou. neste momento tanto a rocha viva como a areia coralina estão sem algas.

 

Esperemos que seja a última fase de algas que vês, mas é bem provável que com a introdução de alguma vida tenhas outro pequeno boom, perfeitamente normal e controlável com o tempo e mudanças de água, de algas.

 

na sump tenho : esponja, ceramica e o escumador.

nas primeiras duas semanas tive tambem areia que trouxe do mar.

 

já agora, porque não devo ter as esponjas e a ceramica?

 

De forma muito simples, o teu objectivo no aquário vai ser teres todos os compostos azotados a zeros (amónia, nitritos e nitratos).

Com esponjas e cerâmicas, consegues eliminar totalmente a amónia e os nitritos...no entanto estás apenas a transformá-los em nitratos.

Ao fim de algum tempo, tanto a esponja como as cerâmicas serão apenas fábricas brutais de nitratos...com consecutiva produção massiva de algas.

 

Outro grande problema das esponjas, e estas são mais problemáticas que a cerâmica, é o facto de apanharem toda a vida em suspensão no aquário (os tais copépodes e isopodes que falei acima), impedindo a criação de uma fauna grande o suficiente para eliminar grande parte das porcarias e restos de comida que se produzem.

 

Com:

- uma boa quantidade de rocha viva (cria espaço para a criação de uma fauna e floras variadas, espaço para colónias de bactérias, etc)

- uma boa equipe de limpeza (apanham e comem os restos de comida e fezes)

- uma boa circulação de água na coluna de água (obriga as porcarias a circularem no aquário e diluirem-se na água)

- um bom escumador (elimina todos os restos orgânicos em suspensão)

 

Consegues manter um aquário sem grandes problemas, eliminando a necessidade de limpar esponjas e manter cerâmicas.

 

Não sei qual o design da tua sump, mas se tiveres espaço, cria um bom refúgio no lugar onde tens as cerâmicas. Aproveita e faz uma camada de areia com cerca de 10-12cm de altura - DSB - para ajudares ma desnitrificação.

 

refugium.gif

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem, parece que vou ter que retirar a esponja e as ceramicas!

 

eu tenho a rocha viva dentro do aquario, não esta na sump. estarei a fazer bem?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

eu tenho a rocha viva dentro do aquario, não esta na sump. estarei a fazer bem?

 

Sim, fazes bem.

Para além de servir como meio de filtragem, a rocha viva serve também para colocares os corais...

Mas quantos quilos tens de rocha viva?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Equipa de limpeza:

 

Mete uns 10 patas brancas e 5 verdes.

 

Umas 10 cerites e uns 10 ou 20 nassários. Todos estes bichos podes apanhá-los ou comprá-los a preços baixos a pessoal do forum.

 

Carangueijos não coloques! são predadores oportunistas e os que vêm com a rocha viva não são grande peça...eu tenho um e quero me livrar dele, já que come a alga coralina, come os patas brancas e tudo o que aparecer na frente (também mama algas verdes)...tenho que o caçar e depois arranjar alguem que fique com o bicho (numa SUMP).

Os camarões da nossa costa (paleamon serratus) são bonitos mas muito agressivos...não são aconselhaveis em reef (eu já tive) a não ser que os coloques numa SUMP/refúgio para procriarem e libertarem as larvas para o aquário...os peixes e alguns corais agradecem.

 

Não coloques macro-alga caleurpa ou halimeda no aquário, porque no caso da primeira esta liberta quimicos prejudiciais a alguns corais quando se tocam (por alguns estudos), podendo no entanto ser colocada numa SUMP ou refúgio. Na segunda, crê-se que esta provoca uma doença grave nos corais duros (estudo recente).

 

Mete umas xénias...o pessoal tem carradas disso (até te agradecem) e coloca outros corais moles pouco exigentes.

 

Diesel_car: Por experiência um aquário com 1 mês e ph a 8 não está estável...aliás o ph a 8 não é aconselhavel! No entanto tens razão que um peixito em 400l de água não é nada, e até é benéfico (eu não vi o tamanho do aquário...pensei que estivessemos a falar de um nano).

 

 

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões da nossa costa (paleamon serratus) são bonitos mas muito agressivos...não são aconselhaveis em reef (eu já tive) a não ser que os coloques numa SUMP/refúgio para procriarem e libertarem as larvas para o aquário...os peixes e alguns corais agradecem.

 

Agressivos em que aspecto??

 

Não coloques macro-alga caleurpa ou halimeda no aquário, porque no caso da primeira esta liberta quimicos prejudiciais a alguns corais quando se tocam (por alguns estudos), podendo no entanto ser colocada numa SUMP ou refúgio. Na segunda, crê-se que esta provoca uma doença grave nos corais duros (estudo recente).

 

O que não faltam por aí são aquários (com e sem refúgio) de sucesso com caleurpa e halimeda (eu não utilizo), por isso temos de ter algum cuidado quando referirmos alguns estudos sem os referenciar bibliograficamente.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Umas 10 cerites e uns 10 ou 20 nassários.

 

Nunca experimentei cerites nem outros caracóis semelhantes, apenas turbos da costa, mas segundo tenho lido são excelentes a remover algas. Quanto aos nassários...não aconselho muito. :lol:

Na natureza são excelentes detritivoros, que vivem enterrados na areia e no lodo. Já no aquário, para além de morrerem muito depressa devido á ausência de comida e temperatura elevada...os ermitas acham-nos um verdadeiro petisco e costumam matá-los para roubar as conchas. Nunca me duraram mais de 2 dias!!

 

Carangueijos não coloques! são predadores oportunistas e os que vêm com a rocha viva não são grande peça...eu tenho um e quero me livrar dele, já que come a alga coralina, come os patas brancas e tudo o que aparecer na frente

 

Generalizares não é um boa técnica de "ensino". Tal como as estrelas do mar e alguns ofiurídeos (género Ophiarachna :twisted::evil: ), há caranguejos predadores de corais e invertebrados, mas também há excelentes comedores de algas (género mithrax por exemplo - alguns com o tempo começam a atacar os peixes).

 

Os camarões da nossa costa (paleamon serratus) são bonitos mas muito agressivos...não são aconselhaveis em reef (eu já tive) a não ser que os coloques numa SUMP/refúgio para procriarem e libertarem as larvas para o aquário...os peixes e alguns corais agradecem.

 

Não concordo nada. Os palaemon são excelentes detritivoros para colocar no inicio do aquário. Mais tarde poderão até ser mortos por lysmatas ou, principalmente, por stenopus. No meu aquário geralmente duram 3 minutos, até a donzela dar cabo deles (por isso ainda não arrisquei em colocar lysmatas/stenopus)!! :wink:

 

Não coloques macro-alga caleurpa ou halimeda no aquário, porque no caso da primeira esta liberta quimicos prejudiciais a alguns corais quando se tocam (por alguns estudos), podendo no entanto ser colocada numa SUMP ou refúgio. Na segunda, crê-se que esta provoca uma doença grave nos corais duros (estudo recente).

 

Os dois grandes problemas das macro-algas, especialmente género caulerpa, são:

- podem tornar-se pragas (especialmente a racemosa e racemosa var. peltata), quase impossíveis de irradicar.

- durante a esporulação, libertam esporos que tornam a água verde, quase eutrofizada.

 

No entanto, ambos os problemas poderão ocorrer estando a alga na sump ou no aquário.

Se tens hipótese de colocar as algas na sump, é preferível encheres o refúgio completamente com C. prolifera e/ou taxifolia. Torna-se um habitat excelente para a proliferação de microrganismos benéficos ao aquário e ajudam na desnitrificação - coloca iluminação na sump, não te esqueças. :lol:

 

Quanto á halimeda, o principal problema é o facto de consumir cálcio "á bruta" (a estrutura das "folhas" é constituida por uma grande percentagem de carbonato de cálcio), podendo concorrer com os corais duros na absorção de cálcio.

Nunca mantive halimeda (nunca me ofereceram :lol: ), mas lembro-me de ver o aquário do membro Diogo Lopes, há uns anos atrás, quando retirou os corais duros do aquário, ter uma praga brutal de halimeda a crescer por todo o lado... :lol:

 

Diesel_car: Por experiência um aquário com 1 mês e ph a 8 não está estável...aliás o ph a 8 não é aconselhavel!

 

Como referi acima, pH a "8" pode significar muita coisa....

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

tenho cerca de 15 kg de rocha viva.

sera suficiente?

 

Nem por isso... :oops:

 

Se tens 432 litros de água, deverias ter cerca de 40-50 quilos de rocha viva (10-20% do volume total do aquário), idealmente cerca de 80quilos.

Como se trata de um rombo enorme no bolso, podes comprar mais 5 quilos de viva e completar o resto com rocha morta...de modo a perfazer os tais 40-80 quilos.

Prepara-te para, com 20 quilos de rocha viva, teres uma maturação mais lenta do aquário. Sendo assim, vais ter de ter ainda mais calma a colocar vida...

Segue todos os parâmetros químicos com atenção (testes semanais, mudanças de água semanais, cuidado com a alimentação, etc), e vais ver que consegues um belo aquário em menos de nada.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agressivos em que aspecto??

 

Percorrem tudo e atacam tudo o que se mexa...monodontas, nassários, etc...os pequenos até não fazem mal...agora quando têm cerca de 6-7 cm já denotam muita agressividade para outros invertebrados.

 

O que não faltam por aí são aquários (com e sem refúgio) de sucesso com caleurpa e halimeda (eu não utilizo), por isso temos de ter algum cuidado quando referirmos alguns estudos sem os referenciar bibliograficamente.  

 

O estudo sobre a halimeda, penso que já conheças (está parcialmente publicado noutro forum da especialidade)...sobre a caleurpa, vou tentar encontrar novamente o estudo e "post"-o aqui.

 

 

 

Generalizares não é um boa técnica de "ensino". Tal como as estrelas do mar e alguns ofiurídeos (género Ophiarachna   ), há caranguejos predadores de corais e invertebrados, mas também há excelentes comedores de algas (género mithrax por exemplo - alguns com o tempo começam a atacar os peixes).

 

Por experiência própria, eu tenho um mitrax (esmeralda) e posso te afirmar que o dito bicho limpou-me com os meus 10 patas brancas, 2 patas verdes e alguma alga coralina, alé de ter a mania de partir a rocha viva. No entanto também a seu favor está o facto de me comer outras algas (filamentosas por ex.) Diesel, se por acaso quiseres um mithrax...se eu o conseguir apanhar, dou-to!...Ando à procura de uma casa para ele, antes de tentar caçá-lo.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e obrigado a todos pelos conselhos. :oops:

 

Já agora, por acaso não sabem se há algum ser vivo nas nossas praias que eu possa capturar e introduzir no meu aquario?

 

Obrigado e cumps

 

jusk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ofiuros de areia, nassários, ermitas e burriés é o que aconselho.

 

As nossas estrelas do mar não se aguentam no aquário, ouriços comem a alga coralina e carangueijos são predadores. Os Cabozes aguentam-se alguns meses num reef.

 

Penso que apanhei a maior parte dos bichos comuns.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais