Gostava de iniciar...mas não me sinto à vontade


Recommended Posts

Por um lado gostava de iniciar num aqua salgado (desde sempre foram os que mais gostei)

 

Tenho movel para um aqua 150x40x???(comp, larg, alt).

 

O que pertendia saber era que material ia precisar, qual a manutenção, iluminação, enfim...tudo

 

De preferência que não saisse muito dispendioso(não a nivel de investimento inicial, mas sim a nivel de investimento de manutenção)

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O botão pesquisar ajuda muito mas aqui vão uns tópicos com alguma informação que pode ajudar:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45587

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45839

 

Boa leitura :lol::lol::lol::roll:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Daniel,

 

em termos de custos de manutenção, tens o tempo e o consumo energético. Se tiveres praticamente tudo automatizado, o custo do tempo dissipa-se...agora o consumo existe sempre. Se optares por aquarios com colunas de água acima dos 45cm, terás de colocar HQI's, que implica consumos grandes e libertação de calor...que poderá levar a ser necessário um refrigerador. Para alturas até 45cm...ficas bem servido com T5, mas existe o custo de substituição de lâmpada de 8 em 8 meses ou ano a ano.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

antes de mais tens que saber o que queres lá ter...

 

Corais fáceis, difíceis, apenas peixes...

 

Digo-te já que os 40cm de largura e o grande comprimento te põe já em grandes dificuldades se a tua intenção é fazeres um reef para corais com grande exigência de luz.

 

O aquascaping em salgado, devido à rocha viva, é extremamente guloso no que toca a largura do aquário. Por outro lado como tens 150cm para iluminar, fazê-lo com HQIs exige-te 3 focos o que leva os custos lá para cima...

 

Pensa bem nisso e se puderes optar por uma coisa mais pequena e sobertudo mais larga, não hesites.

 

Ao contrário da água doce, aqui há uma litragem ideal para te iniciares se não quiseres gastar muito dinheiro e tempo. Para mim (e isto é terrivelmente subjectivo) um aquário de iniciação a reef deve ter entre 100 e 200 litros.

 

Pensa só que uma TPA de 10% em 100 litros são dois garrafões em 500 estamos a falar de 10! Pensa também que repor evaporação num 100 litros envolve no máximo 2 litros dia de água de Osmose quando num 500 litros vais parar a 7 a 10 litros.

 

Se eu fosse a ti começava com um tanque com medidas tipo 80x50x40 (comprimentoxlarguraxaltura) com uma HQI de 150watts. Se lhe puderes por uma sump por baixo mesmo que pequena só para o skimmer então é perfeito.

 

Força nisso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois força nisso estamos ca para te ajudar.eu na minha optica começava com um aquario de 250/350litros pois em termos de variaçoes podes permitir mais enganos. eu começei com um de 400l e nao estou arrependido pois apesar de um custo inicial compença largamente

 

cumprimento:

 

caramelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais