Como mudar um aquário de local?


Recommended Posts

Viva,

 

De momento tenho todos os meus aquários na cave, que não tem grande circulação de ar, pelo que, essencialmente graças ao reef, está com humidade excessiva, danificando tudo o que lá se encontra.

 

Assim, para resolver este problema eu e os meus pais estamos a pensar mudar de local todos os aquários para uma "lavandaria" desactivada, ficando esta a ser uma fihsroom. O problema é que não sei como fazer essa mudança sem por em risco os seres vivos, pelo menos os do reef, já que os aquários de água doce, pela sua litragem "reduzida" serão mais fáceis de movimentar.

 

O aquário é o que se encontra aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0894&highlight=

 

O que estou a pensar fazer é:

:? Limpar toda a lavandaria, e escolher um local para situar todos os aquários;

:shock: Quando esse local estiver pronto, passar para um caixote, grande o suficiente, toda a rocha viva, corais, peixes e restantes animais, juntamente com a água que se encontra no aquário (1);

:wink: Desmontar o sistema, isto é, desligar aquario da sump (2), remover a areia e limpar todos os vidros ;

;) Remontar o sistema (3) e efectuar a passagem dos animais para o aquário, juntamente com a rocha viva e aproveitando grande parte da água que se encontrava no aquário inicialmente.

 

(1) - não sei se deva colocar aqui os peixes, ou se noutro recipiente com alguma rocha, mas mais pequeno para que seja mais facil a sua captura.

 

(2) - Não sei como fazer isto... Posso cortar os canos e montá-los novamente? É que não tenho experiência nesse campo, e tenho medo de fazer asneiras...

 

(3) - Eu quero fazer algumas alterações ao nível do layout, e estou a pensar mudar a coluna seca de sítio, para a passar para o lado direito, mas penso que nao o poderei fazer, pelo menos totalmente, por causa da saída das bombas, mas posso passar para lá apenas o escoamento e deixar a saída das bombas onde elas se encontram?

 

Quanto ao(s) recipiente(s) a utilizar, qual deverá ser a sua litragem?

 

 

Para já estas são as minhas dúvidas, espero que me possam ajudar.

 

Obrigado,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

As alterações ao nível da coluna seca que pretendo fazer podem ser ilustradas, de forma bem rudimentar, com os seguintes esquemas:

 

Pic_4398_10.jpg

Esquema do estado actual do aquário

 

Pic_4398_11.jpg

Esquema do aquário após as modificações que pretendo efectuar

 

Já agora, eu nunca trabalhei com canos de PVC (ou de outro tipo qualquer...) acham que me consigo safar a fazer isso? Podiam dar-me algumas dicas quanto ao material/técnicas a utilizar e a como devo efectuar a alteração?

 

Obrigado pela atenção,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

as perguntas do 1º post

 

1 - mete no maior recipiente que puderes. Quanto mais agua, mais estavel.

 

2 - Podes cortar os canos e simplesmente colar uma união no sitio do corte.

 

3 - Esta eu não percebo bem. Não tens o aquario furado? Teras de manter ai a coluna seca e toda a tubagem. As saidas é que podes prolongar a tubagem para levar a agua para onde queres.

 

Trabalhar com PVC é facil. Usas do mesmo genero do que tens que é PVC de colar. Muito simples. È so colar :lol:

Esplica lá como vais fazer a alteração das entradas? è a minha grande duvida.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A alteração será apenas mudar de sitio as tubagens, prolongando-as, e mudar de sítio a coluna seca, para esconder as saídas de água do aquário:

 

Pic_4398_12.jpg

Esquema do estado actual do aquário

 

Pic_4398_13.jpg

Esquema do aquário após as alterações

 

(Os mesmos tubos apresentam as mesmas cores nestes esquemas e nos anteriores)

 

Ao desenhar estes esquemas surgiu uma nova dúvida: Eles podem ficar assim "suspensos"? (vão estar apoiados na parede da coluna seca, no entanto isso será suficiente?)

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao desenhar estes esquemas surgiu uma nova dúvida: Eles podem ficar assim "suspensos"? (vão estar apoiados na parede da coluna seca, no entanto isso será suficiente?)

 

Olá Miguel. Partindo do principio que irás usar PVC independentemente do seu diâmetro julgo que é seguro.

 

Especialmente se estiver colados ou roscados através do furo.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais