filtro de plantas por cima do aquario


Recommended Posts

ola pessoal

optei por este tipo de filtro por ser de funcionamento mais simples do que uma sump.aqui está o esquema do que pretendo

filtro.JPG

a grande vantagem de utilizar um filtro dese tipo é o de poder colocar plantas para filtrarem a agua.

no entanto falta-me uma coisa importante: a caixa :roll:

estive a saber o preço das medidas que eu quero (120x20x15) e ate era barato, mas o preço de um furo era quase o mesmo da estrutura em vidro colada.

alguem sabe se ha caixas deste formato em pvc?

fico a espera de noticias

 

Pedro

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ja encontrei uma loja em lisboa onde devo conseguir comprar placas de pvc.agora resta-me uma questao. como é que se cola?eu tenho aqui cola de pvc mas parece-me que talvez tenha que colar com silicone para haver alguma flexibilidade não?

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

colar pvc não vai ser simples. a superficie de contacto não é muita e mais tarde ou mais cedo isso vai ceder. Se quiser fazer em pvc pense em soldar as peças. Ai a garantia é total

 

com o acrilico torna-se mais facil. o cimento faz uma especie de fusão e fica super resistente.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

soldar não é isso. existem barras de solda e há uma máquina especifica da marca "LESTER" para efectuar esse tipo de soldadura. assim isso fica a 100%. entretanto só conhecendo alguem com uma maquina dessas é que vale a pena. a maquina em si custa a volta de 350 €... para fazer uma soldadura é um investimento enorme...

 

olhando a esses contras aconselho realmente o acrilico que se comprado numa loja da especialidade fica em conta e a cola (cimento) fica barato.

 

abraços

 

para acrilico/cimento aconselho a "plasticos do sado"

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

ja tinha andado a procura da localizaçao da Plasticos do Sado e vou la dar um salto pra semana.

estive a pensar e vai ser mesmo em acrilico, pois quero fazer 2 furos: um de saída normal e um extra, mais acima, para segurança caso o o filtro entupa para não transbordar

assim:

filtro2.JPG

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A fazeres em acrilico, cola com silicone, é fácil, é barato, dá milhoes :lol:;):?:

 

Eu escolhia acrilico fosco, castanho por exemplo com o tempo não fica feio à vista, se for cristal terá tendencia a ficar mais feio.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Lembrei-me ainda de te apresentar esta foto do tal filtro antigo, poderás tirar algumas ideias, por exemplo encaixá-lo no aquário em cima. Não fica à vista e se houver algum problema transborda para dentro do aquário.

 

Pic_6315_31.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu escolhia acrilico fosco, castanho por exemplo com o tempo não fica feio à vista, se for cristal terá tendencia a ficar mais feio.

Exactamente, e há em várias cores com níveis de opacidade variaveis; e como disse o zeneo acrilico pode ser facilmente colado com silicone :?

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

... acrilico pode ser facilmente colado com silicone :?

 

E pronto! voltamos a eterna discussão do sexo dos anjos! acrilico tem cola própria, não tentem re-inventar a roda! o siliconte não tem boa aderência no acrilico, ou seja: no inicio é fixe depois descola.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores avante com esse filtro acho que é melhor pores uma saída de emergência em cada compartimento, não vá algum deles entupir e a agua acumular só nesse.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se  fores avante com esse filtro acho que é melhor pores uma saída de emergência em cada compartimento, não vá algum deles entupir e a agua acumular só nesse.

 

 

abraço

 

Julgo que não será necessário, se for bem estraturado ao entupir a saida de um deles, a água acumular vai ser em todos desse ponto para trás, a não ser que tenha o azar de entupir também essa saida de emergência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: Granda Maluco...

Assim mesmo é que é, inventar até mais não :)

 

Lembrei-me agora de uma simples e barata, dois vasos daqueles de colocar os majericos na varanda e interliga-los, isto é senão te importares muito com o aspecto :lol:

 

deste tipo: http://www.continente.pt/ProductDetailMain...504&PageIndex=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz um filtro semelhante (não levou plantas) para um "penico" de Tanganicas com 60 cm de comprimento e funcionou às mil maravilhas.

Os kits de aquários da aquapor, à venda nos hipers, usam este tipo de filtro embutido por baixo da tampa.

Quanto ao acrilico, a Plásticos do Sado tem uma representação em Lisboa, na rua 5 de Outubro (se a minha memória não me falha), fica na rua das traseiras da antiga feira popular, depois de passar a Av. Estados Unidos, vindo da feira popular.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ola pessoal

o filtro chegou hoje :oops: consegui um bom preço num de vidro.aqui ficam algumas fotos:

filtro%20001.jpg

filtro%20002.jpg

pormenor da saída

filtro%20003.jpg

a iluminação (com 72W, mais potencia do que os aquarios de muita gente :D )

filtro%20004.jpg

optei por esta iluminaçao porque entretanto decidi encher o filtro todo com plantas :oops:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas SpaceCowboy

 

 

Interessante esse filtro biológico...

 

Vais pôr substrato no dito ou farás só a filtragem com plantas flutuantes?

 

Quanto a calha, interessante também, onde a arranjas-te? é T5 não é?

 

 

Cumprimentos

 

 

Jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vai levar varias plantas flutuantes, além de eódeas: Jacintos aquaticos, lentilhas, (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...

quanto à iluminação é uma T8 e comprei no AKI

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Está muito bom, eu talvez coloca-se um papel autocolante preto nos cantos onde tens a espoja para lhe dar melhor estéctica.

 

Porque não também umas pedras vulcanicas aí com ± 50mm de diametro, criavas base para as plantas, colónia de bactérias e ficava com outra aparencia também

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde é que está a power head?

abraço

 

Suponho que no aquário principal bigsmile

 

Já agora optimo projecto, destina-se a que tipo de aquário? Destina-se a um "Black-Waters", não sei porquê tenho a ideia de ter lido que ias avançar para um...

 

É que estou a pensar fazer também um "Black-Waters" e essa parece-me um fantastico modo de filtragem. Agora uma dúvida, existe algum inconveniente em ser colocado em baixo do aquário principal?

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora uma dúvida, existe algum inconveniente em ser colocado em baixo do aquário principal?  

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

 

penso que não... isto é... podes fazer sump... já vi algumas debaixo do aquario... apenas tens de ter algo bom para empurrar a agua de novo para cima...

 

ps: corrijam-me se estiver a dizer asneira :roll:

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

apenas tens de ter algo bom para empurrar a agua de novo para cima...

E aqui não? :roll:

 

Como é que achas que a água sobe do aquário para o filtro?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais