Problemas no meu nano


Carlos77

Recommended Posts

Preciso de ajuda malta, o meu sarco depois de 2 dias de retiro (aquele susto que eles costumam dar de se recolher uns dias) estava lindo e bem fazia dois dias quando se voltou a recolher e o pior é que a xénia desta vez tb está recolhida... parece que mirrou :shock::shock: sim já fiz os testes á água duas vezes a ver se batiam o mesmo das duas vezes e tenho tudo normal Amónia, Nitratos e nitritos a 0 e ph a 8, densidade 1.024.

Não foi nada mudado no aquário, a luz e corrente é a mesma de sempre, a temperatura na mesma de sempre 26/27 graus e no entanto eles estão assim:

 

Imagem00555.jpg

 

Que me dizem ou que acham que pode ser?? Hoje é o segundo dia que estão assim e tanto quanto li pelo menos as xénias não costumam fazer destas coisas.

HELPPPPPPPPPPPPPPPP :(:?:shock::shock::shock:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá carlos!

Fizeste alguma muda de água repentina?  

 

Não, não mudei água.

 

 

Adicionaste kalk em exesso?

Só adiciono 1 vez por semana ao Domingo á noite com sistema de conta gotas numa garrafa de 1.5L durante a noite gasto no maximo 1l... não adiciono mais porque não acho que se justifique mais.

 

E a água de reposição, tem os mesmos valores que a do aquário?

A água de reposição é água destilada ... que valores te referes?

 

As TPA`s, são feitas com água natural ou artificial?

Água 100% natural recolhida no mesmo lugar de sempre e garantidamente de alta qualidade e sem poluição. As TPA's são feitas ao Sábado ou Domingo por isso imagino que se fosse da água da TPA se tinha reflectido mais cedo.

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E a água de reposição, tem os mesmos valores que a do aquário?

A água de reposição é água destilada ... que valores te referes?

 

dureza e pH!

 

As TPA`s, são feitas com água natural ou artificial?

Água 100% natural recolhida no mesmo lugar de sempre e garantidamente de alta qualidade e sem poluição. As TPA's são feitas ao Sábado ou Domingo por isso imagino que se fosse da água da TPA se tinha reflectido mais cedo.

 

E já verificas-te se poderia ser algum pequeno animal que esteja a incomodar os corais ou algum fungo ou colónia de bactérias?

Ou mesmo poeiras assentes nos animais que estejam a irrita-los de forma a não distenderem os pólipos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi esses valores, mas se os valores gerais do aquário estão normais penso que não será 1L de água destilada por dia que causará uma mudança brusca nesses dois valores.

 

Estive a ver isso sim e não vejo nada... poeira não porque estão numa zona de corrente moderada e dificilmente alguma coisa fica agarrada a eles, quanto a fungos, bacterias... andei até de lupa a ver os corais e não consegui detectar nenhuma coisa "anormal" neles. De algum animal os incomodar duvido porque os ermitas andam sempre nas zonas das rochas e rente ao vidro não tendo visto nenhum os incomodar (e vejo sempre o aquário de manhã antes de sair, á hora de almoço e á noite quando chego demoro-me sempre mais um pouco a ver que coisas novas descubro... e descubro sempre mudanças :wink: coisas de novo nestas coisas e de me maravilhar com pouco :roll: ) os camarões é que nem se chegam para a zona deles por isso também os descarto.

 

Mais alguma ideia? Alguém ?

 

P.S: hoje á hora de almoço fiz uma TPA de 20%... a ver se ajuda em alguma coisa :wink:8)

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Carlos, quando falas de àgua destilada, referes-te a àgua de osmose, ou mesmo destilada ? Normalmente, a àgua destilada de compra, é destilada em serpentina de cobre. É sabido que o cobre é altamente tóxico na àgua para aquários. Pode ser isto, ou outra coisa qualquer. No entanto, eu vou em primeiro pela hipótese de contaminação por cobre.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

A água destilada que eu uso provém de máquinas de desumidificação do ar. Tanto quanto consegui descobrir não têm cobre e a água resultante fica guardada em vasilhas de vibra de vidro.

 

Hoje depois de mais uma TPA o sarco já perdeu a "pele" que o cobria e entendeu os polipos, a xénia deixou de estar tão "pálida" se bem que ainda não abriu completamente.

 

A água não me parece que seja a causa pois sempre usei esta água e é das mesmas máquinas... pode ter acontecido é o garrafão usado no transporte da água ter qualquer resto de um quimico que me fez aquilo.

Esperar para ver se amanhã eles voltam ao normal :lol::?:?:?

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

as máquinas de desumidificação têm serpentinas de cobre, pelo que é um risco elevado utilizares essa água.

 

Parece-me que poderá existir uma guerra quimica entre a xénia e o sarco, coloca-os longe um do outro.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... parece que está tudo normalizado... o Sarco está em crescimento apresentando polipos onde antes não via nenhuns e voltou ao normal, a xénia foi mudada para outra pedra mas teve o famoso azar de o elastico a cortar (não, não tinha rede para a prender) e acabou dentro do escumador :twisted: lá a retirei e desta vez prendi com elastico e palito... mas parece que o "mau-trato" no escumador foi demais para ela... vamos a ver.

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos.

 

O único problema do teu nano é o "síndrome do primeiro aquário de água salgada do dono" :twisted:

 

Vais ver que isso depois passa. E acerca das xénias quando cá vieres levas um balde disso se quiseres, mas não aceito devoluções!!! E acredita que vai chegar o dia em que as vais querer devolver :twisted:

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Duarte, e tu que o digas pois tens apanhado cada estaleca á pala desse meu "síndrome do primeiro aquário de água salgada do dono" :lol::) :D

 

Deve ser um virus que vem na rocha e que primeiro que um gajo crie resistencia ao virus quem está em redor sofreeeeee :):wink::lol:

 

P.S: ah pois.... tou a contar com esse balde de xénias para fazer um jardim de xénias com uns corais "plantados" pelo meio :lol:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois da minha parte também te posso dizer que quando quiseres xénias brancas é só dizeres!!! Oferta, claro!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:twisted::twisted::shock: Agradeço Diogo mas o "balde " que o Duarte me ofereceu deve chegar :shock::shock::oops:

 

Mas se por acaso tiveres uns corais moles por ai, mesmo não sendo oferta, avisa-me que ando a procurar futuras aquisições para o meu aquário mas parece que por aqui quase ninguém tem "disponíveis" ou pelo menos não me respondem. Deve ser por ser das ilhas que ficam desconfiados :oops::oops::oops:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mas se por acaso tiveres uns corais moles por ai, mesmo não sendo oferta, avisa-me que ando a procurar futuras aquisições para o meu aquário mas parece que por aqui quase ninguém tem "disponíveis" ou pelo menos não me respondem. Deve ser por ser das ilhas que ficam desconfiados

 

Por acaso moles é coisa que não tenho!!! Quanto às Ilhas.... :twisted::twisted: Estou farto de enviar mudas para os Açores e Madeira e tudo tem corrido muito bem!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... desde que apareceu a pastilha azul que moles é coisa rara pelo que vejo :lol::lol::lol::lol::lol::twisted:

A malta das ilhas é fixe... meio maluca mas fixe :wink:

 

Obrigado na mesma e a busca continua :evil:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais