SERÁ QUE FIZ ASNEIRA???


Darktaveira

Recommended Posts

Viva...

 

Comprei um aquário de 120 litros, sem saber muito bem que tipo de espécies é que lá ia criar, comecei por por humus no fundo e em seguida 6 cm de areão de origem vulcanica!!!

 

A minha ideia é ter só ciclideos uma vez que gosto de peixes média estatura!

 

Será que posso ter humus no aquário?

Posso plantar? com que espécie?

Que tipo de rochas devo por no aquário?

Os ciclideos são mais resistentes que os outros mais pacificos??? mollys guppies etc????

Quais são as espécies que mais facilmente se encontram nas lojas e mais coloridas???

 

Com os melhores cumprimentos,

 

J. Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é! Pareçe que andas um pouco perdido. Eu não sou nenhum expert mas posso te dar umas dicas. Acho que primeiro do que tudo tens de saber que tipo de aqua queres ter. Se um comunitário, de água doce ou salgada,se perferes um só para uma determinada espécie etc... Se optares por um comunitário (Várias espécies), tens ainda de ver se queres fazer um plantado ou não, pelo que afirmaste ao colocares humus (substracto) é por que tens ideia de plantares o teu aquário. Sabendo isto vais ver, tendo em conta as caracteristicas do aqua, quais as espécies que podes ter. Com um volume de 120 litros poderás ser criativo e ter quase todas as éspecies, desde que tenhas em conta alguns aspectos importantes, a interação entre as espécies, o crecimento dos peixes, o comportamento que um outro possa ter em adulto, e as condições climáticas que estes vão exigir, podendo ou não coabitar entre si. Posto isto e já sabendo que fauna e flora vais possuir, tentar fazer um layout do aquário (Disposição dos elementos e aspecto geral) o mais semelhante ao natural que existe nos sitios onde os peixes vivem. Quando toda a montagem estiver pronta, é importante ciclar o aquário (podes pesquisar no forum o que é o Ciclo do Azoto).

Depois de já teres o teu habitat a funcionar, é só teres em atenção os parametros da água, a temp, as TPA´s e toda a manutenção que um aqua exige.

 

Portanto ao usares Humus como substracto, so não podes como deves aproveitar para plantar. Tens um variadissimo lote de plantas para todos os gostos e feitios.

 

Quanto aos peixes fica ao teu critério, ciclideos são peixes bonitos, mas um comunitário sem neons e guppys e etc... não é um comunitário! :oops: O importante é que seja o que optares poderás sempre plantar. Existem ciclideos resistentes como existem outros de outra espécie, tal e qual como o facto de serem coloridos ou não.

 

Bom não vou alongar mais. Boa sorte para o teu projecto.

 

Cumprimentos

Pedro Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Será que posso ter humus no aquário?  

2- Posso plantar? com que espécie?  

3- Que tipo de rochas devo por no aquário?

4- Os ciclideos são mais resistentes que os outros mais pacificos??? mollys guppies etc????  

5- Quais são as espécies que mais facilmente se encontram nas lojas e mais coloridas???

 

Respostas:

 

1- Sim podes usar humos, temnho no meu aqua e os peixes dão-se lindamente tal como as plantas.

Quem usa:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=humus

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=humus

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=humus

 

Fáz uma pesquisa por humos ou vai a: http://www.aquariofilia.net/forum/viewforum.php?f=25

encontras muita coisa por lá.

 

2- http://www.tropica.com

 

http://www.aquahobby.com/b_garden.php

 

Vê as caracteristicas de cada planta, conforme o que tens imaginado para o teu aqua.

 

3- As rochas mais comuns de aquário são o Xisto.

Podes colocar quase todas as rochas, como um colega daqui escreveu uma vêz, colocas um pouco de vinagre sobre a pedra e se ela não fizer shshshshssheeee, é boa.

 

4- Não propiamente, se leres mais um pouco consegues perceber que tens alguns ciclidios mais resistentes que outros, por exemplo o Kribensis (Pelvicachromis Pulcher), resiste a quase tudo. Já o Disco, nem por isso, é mais sencivél a alterações de PH e temperaturas.

 

Os peixes mais pacificos que indicas, por norma são mais resistentes, mas tudo depende do PH e da Temperatura que vais ter no teu aqua.

 

5- O que mais encontras nas lojas, em termos de coloração, são os guppys, mas se procurares bem, há aqui no forum malta que vende e troca peixes, antes de te dirigires a uma loja, lê um pouco sobre os peixes que desejas colocar no aqua. Em aquahobby.com tens quase todas as espécies de peixes e fala sobre o seu comportamento, exigencias e manutenção.

 

Se precisares de mais alguma coisa apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Já me decidi, vou plantar com 3 ou 4 Anubias e vou por cicledios africanos, quanto ás pedras vou por em quantia suficiente para ter bastantes buracos, para os mais timidos fugirem dos mais agressivos.

 

Já agora, conhecem algum criador da zona de Braga ou arredores?

 

Cumprimentos,

 

J. Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Toma atenção aos ciclideos que pões no teu aquario !!!!!

 

 

Com ciclideos africanos o mais certo ér andares sempre com humus em suspenção na água (alguns parecem tratores as escavar na areia)....

 

 

Abraço

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O jnarciso tem razão, lê tudo sobre cada espécie, se queres um comunitário não convem colocar peixes que remecham muito no fundo, ou se pretendes um comunitário plantado, vê se os peixes comem as plantas.

 

Depois tens sempre as opções de escolheres peixes "Função", ou seja peixes que servem para as tarefas de limpesa, tal como comer as algas, e caracois parazitas, peixes que comem a caca dos outros, ou ampulárias, (caracol) que come algas mas não as plantas. O meu em 2 semanas duplicou o tamanho e caga que se farta, tenho de arranjar um peixe para comer a porcaria dele. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Antes que gere confusão peço desculpa por intervir de novo em tópicos onde o meu amigo tambem intervem mas eu acho que fazer afirmações do estilo:

 

...peixes que comem a caca dos outros...O meu em 2 semanas duplicou o tamanho e caga que se farta, tenho de arranjar um peixe para comer a porcaria dele.

 

em nada ajuda e induz em erro. Peixes que "comem caca dos outros" não existem. há é peixes que se alimentam no fundo e que remexem o substrato á procura de nutrientes. As minhas corydoras passam o dia a "fuçar" o fundo e quando detectam excrementos, mudam de direcção! Para comer a porcarias do peixes há um equipamento que se chama aspirador ou então um sifonador...

 

Espero ter contribuido.

 

abraço

 

P.S. DIasje não considere que ando a tentar desmoralizar, mas considero que este forum, tal como outros, só se torna util se a informação for fiavel e concisa

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok amigo, não vamos tornar este tópico numa discussão nossa, tentei apenas informar, o nosso amigo. Sim existem peixes que comem a porcaria dos outros.

Ex: Scatophagidae (água salobra) uma colher de sal por cada 10 litros de água

 

Limpa - Fundos (Corydoras aeneus)

 

Peixe de 5cm de comprimento. Devem ser mantidos em pequenos grupos( 3 a 5 elementos). Muito eficaz como devorador dos restos de alimentos. São muito pacíficos. Como todos os Coridoras é um habitante do fundo. Existem várias variedades afins, como por exemplo, Coridora Ponteado (Corydoras paleatus).

 

Comentário: Peixe muito pacífico e muito útil na remoção de detritos do fundo. Torna-se mais activo ao fim do dia.

 

 

Botia macracanthus Come quase tudo o que lhe aparece pela frente.

 

Misgurnus anguillicaudatus Come os restos da comida.

 

Platidora Costatus Comem de tudo.

 

Com certeza de que existem muitos mais peixes de "manutenção"

 

Com isto não quero desacreditar ninguém, apenas ajudar indicando que fazendo umas pequenas pesquisas na net, se encontra toda a informação possível, sobre qualquer peixe. Ao lermos sobre eles e ao vermos o comportamento de cada um, poderemos com certeza dizer o que cada um fáz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

a minha observação, apesar do seu post, continua util. Dizer que come quase tudo, que come restos ou que come detritos, não é a mesma coisa que dizer que come a "caca dos outros". Por "caca" eu entendo excrementos. nesse ponto a sua afirmação continua incorrecta. O meu conselho é que antes de começar na defensiva deveria ter relido o que escreveu e humildemente reconhecer que esta errado.

 

Quanto á "nossa" discussão, acho que existe um mau entendido. Eu não me encontro em discussão nem consigo nem com ninguem. Faz-me é muita confusão saber que aqui ando, com o objectivo de ajudar e de ser ajudado e pensar que em algum ponto alguem me podera induzir em erro fornecendo-me informações erradas.

 

Repare que não é a primeira pessoa a aludir a "funcionalidades" inexistentes nos peixes. Os famosos limpa vidros não são os plecos, como muitos vendedores dizem, mas sim uns equipamentos, alguns magnéticos, outros com um cabo e esponja na ponta, etc, etc. Esperar que os plecos limpem os vidros é tão naif como esperar transformar chumbo em ouro.

 

Outra coisa: reparou na assinatura que os meus posts levam? deveria! é que eu sou adepto do botão search!

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok amigo reconheço que caca não é a palavra mais indicada, e que comem quase tudo não indica que comem os escrementos dos outros peixes.

 

Sei bem o que é um aparelho para limpar fundos e para limpar os vidros. Por muitos peixes comedores de algas que tenhamos eles nunca vão conseguir "limpar" ou comer tudo, teremos de ser nós a remover o excedente.

 

Se acha que estava na defensiva quando resolvi pesquisar umpouco sobre os peixes para indicar aqui, isso fica ao seu critério.

 

Agora sim tornou isto numa discução, contactei-o por MP com o intuito de esclarecer isto, mas ao que parece ignorou a mesma.

 

Sim sei o que Pesquisar, não preciso de ler a sua assinatura para isso. Acho que não deveriamos "sujar" o post do colega com isto.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.