posso por esta pedra? nao ira mudar o ph? nem nada?


Recommended Posts

Podes usar um pouco de ácido muriatico ou vinagre, uma gota de ácido serve bem para determinar se é calcária ou não. Se começar a fervilhar ao entrar em contacto com a pedra quer dizer que te vai alterar o ph, fazendo-o subir.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já dei essa matéria na escola...

 

 

 

isso não é uma pedra sedimentar? sendo uma pedra sedimentar não irá alterar o pH certo? isto já foi à muito tempo...

 

se tiver a dizer algo mal corrijam...

 

mas nada como o teste do vinagre... ou então... medo o pH da agua da torneira... enches um balde... i passado uma semana... com a pedra lá dentro... voltas a medir... e ves o que dá...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o teste do acido cloridrico nem sempre está acessivel a todos e, dependendo da % de carbonatos na rocha, o teste do vinagre pode nem sempre funcionar.

um simples teste que podes fazer é pegares numa lupa e veres se a rocha é maciça ou se é formada por grãos. de seguida pegas num canivete ou num prego e riscas (a rocha claro). se conseguires riscar a rocha facilmente e se libertar um pó branco provavelmente é um calcario

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por tranquilamente, agora vê onde a encontras-te, se no mar ou rio, no mar como deves saber tens que a lavar bem para tirar o sal, a partit daí, o PH não te altera com toda a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

isso não é uma pedra sedimentar? sendo uma pedra sedimentar não irá alterar o pH certo? isto já foi à muito tempo...  

 

Não precisamente :shock: Se estivermos a falar de calcário (que é uma rocha sedimentar) ela irá alterar o pH... Penso que não podemos fazer esse tipo de generalizações!!

 

A melhor forma de saber é mesmo aplicando o ácido muriático! Como já foi dito, se fizer efervescência então irá alterar o pH. A melhor forma de testar isto é aplicando o ácido numa zona recentemente fracturada, pois essa zona esteve menos tempo exposta aos factores de metamorfismo não alterando grandemente a sua composição quimica. Mas como vejo que essa rocha é meia redonda, o melhor é pegares numa rocha da mesma zona e aplicares o metodo que disse.

 

Abraços,

Pedro Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... dei essa matéria no quinto ano... agora estou no 9º...

 

já passou algum tempo...

 

Se fores para ciências vais voltar a dar... lol

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A escola tem de servir para alguma coisa :):lol:

 

Se vos conta-se a quantidade de coisas que meto nos testes de Biologia e Geologia II que aprendi com a aquariofilia....até se passavam! (e vice-versa)

É optimo para ver a pluralidade de ciências que este hobby fantástico engloba! Venham cá dizer-me que os peixes não servem para nada 8)

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso pergunta-se Mendez?

 

é claro que vou pa ciencias..

 

ciencias é a minha paixão...

 

pa ciencies não se estuda..

tira-se 100% :)

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa ciencies não se estuda..  

tira-se 100%

 

Sonha!!!!!!! :)

Prepara-te para estudar e estudar a sério! Não digo no 10º ano, que sinceramente ainda levei na boa. Agora este último, o 11º, foi extenuante! Mas com estudo tudo se leva...

 

Não queiras comparar as rochas sedimentares que deste no quinto ano, com as que dás no 11º! O nivel de dificuldade aumenta (como sempre aumentou) e o nivel de disposição para trabalhar tem de aumentar ainda mais. Não digo que seja dificil de se fazer, mas não vás com essa mentalidade que não se estuda.

 

Abraços,

 

PS: Já tou a fugir ao tópico, desculpem lá :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queiras comparar as rochas sedimentares que deste no quinto ano, com as que dás no 11º!

 

também não queres comparar as que dás no 11º com as que eu dou no 4º ano de Geologia pois não? :)

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Como assim não tens a certeza?! :) Ou faz efervescência ou não...

Muito provavelmente ela é uma rocha sedimentar, e como não me parece calcário...Eu diria que não existe problema! :D

Mas pronto...O "melhor" teste que podes fazer é como já disse mais a cima, pegas numa rocha da mesma proveniência que essa que tens (igual!), fracturas a rocha e largas umas gotas de ácido muriático em cima, se fizer efervescência já sabes....

Podes também utilizar outro ácido mais forte a que tenhas acesso, mas não vejo necessidade, sem falar que acarreta riscos de segurança maiores :lol:

 

Tirando isso....Podes sempre tentar atravéz das caracteristicas da rocha deternimar de que rocha se trata e então ai investigares a ver a sua proveniência e saberes se altera o pH ou não 8):lol::lol::lol:

 

Abraço,

 

::EDITEI::

 

também não queres comparar as que dás no 11º com as que eu dou no 4º ano de Geologia pois não?

PROTESTO!!! A frase foi tirada do contexto :lol::lol:

É claro que não quero comparar! Apenas dei um exemplo em que como o empenho DEVE aumentar consoante a dificuldade. Tu estás com certeza mais empenhado agora do que estavas no secundário, e do que estavas no básico, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.