Altura ideal para aquário


sea_man

Altura ideal para Aquário  

46 votos

  1. 1.

    • 45cm
      3
    • 50cm
      21
    • 60cm
      22


Recommended Posts

Vou mandar fazer um aquário e queria saber a vossa opinião em relação à altura...

 

Comprimento--120cm

Largura--45cm

Altura-- 50 ou 60cm :wink::wink:

 

O aquário é para tentar fazer um plantado (nada de muito exagerado) cardume de neons , bótias coydoras, alguns camarões e futuramente 5/6 Discos...

Agradeço desde já a vossa ajuda. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ficava-me pelos 50 pois a meu ver mais alto que isso dificulta a manutenção, se fores alto e de braços compridos esta opinião deixa de ter razão ser... o meu de 50 em cima de um movel ja me dá trabalho a chegar ao fundo.

 

Mas... concordo que um de 60 deve de ficar mais bonito.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu voto nos 60 cm. Sempre ficas com um aqua mais fundo e mais agua (se queres ter 5/6 discus), mais estável, penso que por mais 10 cm, apesar de mais dificil de chegar ao fundo e fazer manutenção, se as coisas estiverem bem equilibradas, não será necessário lá chegar muitas vezes...

 

Agora, isso implica é mais atenção á iluminação, que poderá ter que ser mais forte, para chegar luz suficiente ás plantas.

 

Depois diz aqui o que acabaste por escolher...

 

Cumps,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho visto vários tópicos com este tipo de aquários e surgiu-me uma dúvida, em que tipo de móveis é que assentam estes aquários? Devem ter um peso brutal e se fôr para pôr numa sala, convém ser algo minimamente estético, têm usado o quê?

 

Já agora, há quem ponha esferovite por baixo dos aquários, qual é a utilidade?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu optava por 60 cm, apesar de teres de ter mais atenção na iluminação.

 

A minha sugestão deve-se a três motivos:

 

1 - Os discos são peixes de águas intermédias, o facto da coluna de água ser maior aumenta-te o espaço disponível para eles;

 

2- O aumento do volume pelo acréscimo de altura permite uma maior estabilidade das caracteristicas da água;

 

3- E finalmente o aspecto estético, um lado de 45x50 cm resulta numa visão muito "quadrada" do aquário.

 

Czar escreveu:

tenho visto vários tópicos com este tipo de aquários e surgiu-me uma dúvida, em que tipo de móveis é que assentam estes aquários? Devem ter um peso brutal e se fôr para pôr numa sala, convém ser algo minimamente estético, têm usado o quê?  

 

Os móveis convencionais não são dimensionados para aquários de grande volume. Usualmente os aquariofilistas mandam fazer, ou fazem quando se ajeitam para tal, os móveis especificamente para o aquário em questão. Se leres alguns tópicos do forum vês que a maioria dos móveis são uma estrutura resistente (em ferro ou madeira) revestida a laminado. Quando se manda fazer o móvel pode-se escolher o revestimento de modo a se enquadrar com o resto do mobiliário existente.

 

Já agora, há quem ponha esferovite por baixo dos aquários, qual é a utilidade?

 

A esferovite por baixo do aquário tem três objectivos base:

 

1- Impede que as imperfeições do tampo rachem o aquário, imagina um grão de areia por baixo do vidro com um peso de 200 ou 300 quilos, a pressão exercida nesse ponto é brutal podendo rachar o vidro do fundo;

 

2- Permite compensar o nivelamento do móvel, se for mínimo, permitindo que o aquário se "auto-nivele";

 

3- Atenua as transferências térmicas com o tampo do móvel (imagina um tampo de pedra), reduzindo os consumos energéticos do aquário e aumentando a estabilidade térmica do aquário.

 

Fiquem bem.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

excelente explicação, muito obrigado :oops:

 

Já agora conheces algum sítio próximo de Lisboa onde posso mandar fazer um móvel para um aquário deste tipo? Uma que já faça disto há algum tempo e tenha uma certa experiência?

 

sea_man, onde vais mandar fazer o aqua?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e

sea_man, onde vais mandar fazer o aqua?

 

Cumps

 

Tenho 2 orçamentos um da vidromoldura no cacém e outro daqui de um membro ( Odivelas ), que se quiseres posso mandar-te o contacto dele por mp.

Mais uma vez obrigado pela colaboração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora conheces algum sítio próximo de Lisboa onde posso mandar fazer um móvel para um aquário deste tipo? Uma que já faça disto há algum tempo e tenha uma certa experiência?

Não conheço ninguém que faça os móveis. Ajudei um amigo a fazer o dele (200©*60(L)*90(A) em tubo de ferro) mas foi ele que o fez uma vez que trabalha em metalo-mecânica, depois mandou forrar a um carpinteiro em Alverca.

Qualquer empresa de serralharia e/ou metalo-mecânica é capaz de te fazer a estrutura, além de terem experiência com o material e medidas a usar. Mas se procurares no sub-forum DIY estão lá alguns móveis home-made.

 

Vê este link, dá para tirar umas dicas se pensares em construir tu em madeira:

http://www.garf.org/tank/buildstand.asp (insere as medidas em polegadas 1 pol. = 2.54 cm)

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelo tópico, vou investigar.

 

Mas construir eu, não se dará muito bom resultado pois nunca me aventurei nessas andanças...e só a madeira aguenta com o aqua sem estar reforçada?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A madeira aguenta, coloca as medidas que pretendes no artigo do link que coloquei e lê com atenção os resultados (converte as medidas para centimetros para teres uma melhos percepção das dimensões).

O calculador que gera os resultados pressupõe que o aquário é de recife logo se pensares num aquário de CAs (calhaus com fartura) mete um factor de cagaço e encosta mais os apoios uns aos outros.

Tão ou mais importante que a espessura da barrotes de suporte é usar um travamento adequado para impedir que a estrutura ceda para os lados.

Entretanto vê http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38464

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

muito bom esse link, tinha visto a segunda parte desse artigo, mas como não tinha lá indicação para o 1 não sabia que era continuação e esse que me deste escapou-me, vou tentar fazer isso. O resultado final ficou excelente.

 

E barato pelos vistos!

 

:lol:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.