Syrah "até Ao Meu Regresso - Outubro 2007"


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

Novidades... não existem muitas!

A Eleocharis está a crescer dentro da normalidade e o musgo depois de substituido parece resistir.

Tive de trocar o musgo devido às altas temperaturas que o anterior esteve sujeito. 31 a 32º é muito, tanto para a fauna como flora, não existiram baixas a assinalar devido à temperatura mas sim devido aos SAE's.

Enquanto mantive o layout anterior os SAE's não ligavam minima aos neocaridinas red cherry, mas assim que os apanharam em "campo" aberto sem refugio não resistiram... infelizmente!

Mas para grandes males grandes remédios... aproveitei para fazer uma limpeza radical; foram-se os guppies e os SAE's, ficando os Otocinclus e os red cherrys. Para cardume optei por um peixe pequeno mas bastante activo, Trigonostigma hengeli (Rasbora Hengeli).

Tive também de substituir a anterior iluminação (2x15w T8 + 2x18w PLC) devido ao aquecimento que provocava na água (o áqua era tapado), por 3x24w T5 Calha ficando assim o áqua mais arejado e com temperaturas máximas de 27ºs.

 

Aqui fica uma foto actualizada do áqua:

20060804b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 260
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ola FAAO

 

olha acho o teu aquario simples e bonito...mas com um espaço tao aberto...porque não metes outro tipo de fauna?

 

É so curiosidade não leves a mal esta pergunta...

 

abraços

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

bem já se nota evolução no relvado e gosto bastante da forma do substrato e da colocação das pedras mas esse tronco parece-me pouco evidenciado. talvez com musgo christmas ficasse com mais volume. neste momento o tronco lembra-me mais uma Joshua Tree do que a ideia que penso que queiras transmitir

(uma joshua tree é isto):

243650-Joshua-Tree-0.jpg

se me permites uma pequena sugestão acho que podias fazer aí umas aldrabices no tronco e montar uns suportes ou plataformas artificiais de forma a alargar a área de crescimento do musgo e dar-lhe mais volume.

boa sorte

Pedro

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

mas esse tronco parece-me pouco evidenciado. talvez com musgo christmas ficasse com mais volume.  

 

É isso mesmo... concordo contigo....até agora não disse nada, porque o Filipe disse que caso não resultasse tinha mais uma ou duas alternativas/soluções... o tal plano B e C :lol: , e eu já a imaginar que o musgo christmas fizesse parte desses planos e fiquei à espera... assim sendo reforço a tua opinião!!

 

bjs e boa sorte,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Sempre a inovar. Parabens pela ideia, gostei bastante, faz-me lembrar o meu querido e adorado Alentejo. Assim que musgo compactar vai ficar perfeito.

Esses rasboras até se confundem com garças reais a atravessar a peneplanicie alentejana.

 

Abraço

 

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários.

Ainda é prematuro estar a falar sobre o musgo em causa e como ficará no futuro.

Finalmente começa a desenvolver-se, coisa que ainda não tinha acontecido devido às elevadas temperaturas. Agora começa a dar um ar de sua graça, embora ainda muito timido!

 

Chamo à atenção que este áqua é bastante pequeno e as fotos podem induzir em erro quanto às suas dimensões, daí continuar a achar que o musgo assim que crescer dará o efeito que pretendo. Mas é uma questão de esperar para ver! Será sempre um desafio moldar o musgo, aparando-o por baixo, forçando-o a subir... Se tudo fosse fácil :wink: trata-se de mais um desafio :twisted:

 

Quanto ao "aldrabar" o tronco não está fora de hipotese!!! Mas sempre depois de testar o que tenho para testar.

 

Qualquer das formas se não se desenvolver como o esperado tenho 2 alternativas mais viáveis para o efeito, com provas dadas... mas não queria usar para já... sou teimoso :twisted:

 

O "ovo" que aparece no lado direito do áqua é um indicador de CO2 da Elos.

 

Em relação à fauna, não pretendo meter mais nada como peixe de cardume, posso meter mais uns otocinclus caso necessite.

Uma das principais prioridades é reproduzir os cherrys. Coisa que já aconteceu, mas infelizmente após ter alterado o layout começaram a desaparecer; bem por culpa dos SAES e guppies.

 

Para satisfazer a vossa curiosidade este foi o musgo que usei:

Taiwan Moss Comprado ao amigo André Silvestre.

 

Taiwan.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Este tipo de layout não é daqueles em que se nota uma grande diferença ao fim de mês. Não tem plantas de caule e daí não existir um grande volume e crescimento assinalável. No entanto é notável o crescimento da Eleocharis e do musgo que lá vai compondo a área que lhe compete.

 

Deixo-vos umas fotos da evolução do áqua. Espero que gostem.

 

ANTERIOR 04.08.2006

20060804b.jpg

 

UPDATE 27.08.2006

20060827_1b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já pensaste nisso mas talvez se misturasses Leptodictyum riparium a esse musgo, conseguias um efeito mais volumoso. Não sei como é que os dois musgos crescem em conjunto. Até pode ser que compitam e um acabe por morrer. Ainda estou a esperimentar isso agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe.

 

Isso está a ficar porreiro! Estou a gostar da simplicidade e no entanto no impacto que esse layout está a dar! O musgo que te arranjei não é o Taiwan mas sim o Singapore ou, para ser mais preciso, o verdadeiro Vesicularia dubyana. Tem uma cor muito agradável e uma textura suave ao toque. O seu crescimento dá-se em camadas pelo que vai ficar bastante volumoso a longo prazo, coisa que pretendes para esse layout.

 

É deixá-lo crescer e vai ficar muito bonito!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo que te arranjei não é o Taiwan mas sim o Singapore ou, para ser mais preciso, o verdadeiro Vesicularia dubyana. Tem uma cor muito agradável e uma textura suave ao toque. O seu crescimento dá-se em camadas pelo que vai ficar bastante volumoso a longo prazo, coisa que pretendes para esse layout.

 

Eu só mencionei o que tava no teu tópico de ofertas... se me enganei a culpa é tua :roll:

Mas que o musgo é um espectáculo, lá isso é!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário do FAAO consegue aliar num só, simplicidade e perfeição!

 

Numa palavra: Fantástico!

 

tambem acho

parabens filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Embora tenha acompanhado o tópico desde o inicio com alguma curiosidade só agora consegui ver o layout com olhos de ver! Acho que essa pedra que colocaste junto à "àrvore" está simplesmente genial, dá mesmo a ideia que é a sombra da àrvore mas curiosamente só agora me apercebi disso. :wink:

 

Acho que o layout está com um "ar" muito simples mas não por isso pobre, está harmonioso.

 

Não comento mais porque não tenho conhecimentos, vou continuar a acompanhar o tópico e ver o desenrolar da coisa. Espero que o musgo se desenvolva como pretendes e que não tenhas de recorrer aos "planos B e C". Caso a àrvore não chegue ao que pretendas e que os planos alternativos não funcionem, para mim este layout já é um sucesso só pela "sombra". Acho mesmo excelente!

 

Cumprimentos

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me chamou mesmo a atenção foi o "Syrah" - Bela Casta e belo vinho!

 

Em relação ao aquário, deixa-os pousar!!! Vai ficar nature!

 

Muito bom vinho mesmo! parece suminho! nem se sente a descer mas depois de alguns copos sobe e bem!!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E prontos mais um aquário do FAAO para eu ficar a limpar baba do teclado :)

 

Já agora uma coisa me intriga sempre nos aquários mais "prós" ... onde é que raio vocês vão sempre desencantar troncos e pedras tão giros ???? :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E prontos mais um aquário do FAAO para eu ficar a limpar baba do teclado :)

 

Já agora uma coisa me intriga sempre nos aquários mais "prós" ... onde é que raio vocês vão sempre desencantar troncos e pedras tão giros ????  :roll:

 

Vais à Serra das Ligeiras :):? e "procura bem!" "Procura bem!".

 

Se quiseres uns tronquinhos fixes manda MP que vais a minha casa buscar uns que tenho lá a mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma opinião, penso que o tronco tem um nada mais de inclinação e que a meu gosto pessoal teria escolhido outra fauna, estando-me referindo a peixes que andassem colados á superficie e não tivessem cores chamativas mas sim um ar de folha de outono, dentro destas condicionates escolheria.

 

Carnegiella strigata

 

Gasteropelecus levis

 

Sendo isto apenas uma observação e não uma critica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No inicio pensei em colocar esses peixes, mas desde que li que os gajos gostavam de levantar voo do áqua... desisti!!!

 

Mas que ficavam bem, disso não dúvido! Foram a minha 1ª escolha, mas o factor voo / paraquedista fez com que desistisse...

 

Obrigado pelos comentários.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,  

 

No inicio pensei em colocar esses peixes, mas desde que li que os gajos gostavam de levantar voo do áqua... desisti!!!

 

Mas que ficavam bem, disso não dúvido! Foram a minha 1ª escolha, mas o factor voo / paraquedista fez com que desistisse...

 

Obrigado pelos comentários.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Acredita que eu falo por experiencia propria, que é muito mas muito dificil eles saltarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.