Syrah "até Ao Meu Regresso - Outubro 2007"


FAAO

Recommended Posts

Boas

 

Já está a ganhar forma.O problema do crescimento do musgo é que cria zonas mortas de luz atrofiando tudo o que cresce abaixo.Na parte do rio não tinha optado por musgo mas por riccia sp "dwarf" para não criar qualquer tipo de associação à copa da arvore.Acho que a pedra que está em cima do lado direito tira um bocado de protagonismo à "arvore" o que não devia pois esta é o elemento chave.Neste aquário funcionava bem o método que usaste no "Rise across the limits" para simular o sol....Acho que o tapete de eleocharis e utricularia vai funcionar muito bem pois vai dar um aspecto menos uniforme e mais "wild" e por isso acho que foi uma excelente opção.A blyxa até funcionava na parte esquerda mas será que não vai estragar o efeito pretendido actuando como uma "erva gigante"?Será que a echinodorus tenelleus no lugar desta ficava pior/melhor? Reparei que este aquário pretende simular uma paisagem natural, mas e se não podasses tudo tão certinho e perfeito acho que o efeito ia ser mais nature(acho que é isso que vais fazer mas sou chato) :twisted: .Acredito que as neritinas estejam ai apenas a nível funcional e retires para a foto final pois dá um ar pesado parecendo o aquário do tamanho que é.Se por acaso passares nas lojas procura por badis bengalensis(mando mp com o nome da loja) pois daria um contraste bonito com tanto verde e não ocupam espaço...Bem hoje estava numa de criticar, espero que não leves a mal e que quando eu postar o meu o faças em dobro pois são com as criticas que reflectimos e evoluímos.Mas está sem duvida um aquário promissor...

 

EDIT:Peço desculpa realmente é hemianthus Cuba(André Silvestre obrigado pelo reparo).É o que dá dormir de tarde, acordar mal disposto e vir comentar aquários...Mas agora que penso nisso realmente gostava mais se fosse utricularia.... :|

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 260
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oh Varezz, vai mas é pro CS e larga os aquários! Just kidding :twisted: Só um reparo: não é Utricularia mas sim H. Cuba. :|

 

Filipe, belo display de como um musgo deve crescer. Está bastante saudável e isso é o suficiente para dar um toque especial à paisagem.

 

Quanto à mistura da Eleocharis com a H. Cuba, continuo a achar que ficaria melhor apenas Eleocharis em algumas zonas, nomeadamente junto às pedras/tronco. O aquário ia beneficiar com H. Cuba apenas nas zonas abertas, de modo a haver um notório contraste e textura com a deslocação do olhar. A longo prazo, seria quase inevitável que elas se misturassem mas ficarias sempre com uma zona mais escura e mais preenchida por E. acicularis e outra zona mais clara, correspondente à H. Cuba e ainda com zonas verde claro/escuro correspondentes à transição entre as duas plantas.

 

Anyway, continua! É bom possível que ainda vás a tempo de concorreres ao ADA com ele. Isso limpinho e sem equipamento deve ficar muito bom!

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A blyxa até funcionava na parte esquerda mas será que não vai estragar o efeito pretendido actuando como uma "erva gigante"?Será que a echinodorus tenelleus no lugar desta ficava pior/melhor?

Não estava previsto a blyxa nascer mais uma vez... Não sei o que fazer, realmente não me larga!!! Mas por incrivel que pareça ela nasce no local certo :lol:

Uma coisa que reparei é que desta vez ela esta muito baixa, algo que não é nada normal nas que possuo. Pode ser que até fique bem, se não ficar tiro-a.

A tenellus ficaria bem melhor devido ao seu tamanho, mas o tempo o dirá...

 

Reparei que este aquário pretende simular uma paisagem natural, mas e se não podasses tudo tão certinho e perfeito acho que o efeito ia ser mais nature(acho que é isso que vais fazer mas sou chato) :D .

Depende muito da árvore que pretendo recriar. Eu gostaria de algo mais oval que um simples monte de musgo, mas tenho de ter cuidado e ir podando senão ainda me acontece o mesmo que no layout anterior.

 

Acredito que as neritinas estejam ai apenas a nível funcional e retires para a foto final pois dá um ar pesado parecendo o aquário do tamanho que é.

Coloquei mais neritinas para me limparem as pedras, com tanta fertilização acabaram por ganhar cor e desta vez mais escura com aparecimento de algumas algas BBA. Com o decorrer do tempo elas vão desaparecendo e as pedras vão ficando mais limpas.

É obvio que vão sair para as fotos finais, a não ser que estejam á sombra :lol:

 

Se por acaso passares nas lojas procura por badis bengalensis(mando mp com o nome da loja) pois daria um contraste bonito com tanto verde e não ocupam espaço...

Agora que falas dos badis estive de olho em alguns numa loja aqui no Porto, mas fiquei na dúvida qual a sua sub-especie. Como a loja em questão confundiu um otocinclus com corydoras pygmaeus, é sempre de dúvidar na identificação do badis... quando descobri e fui lá para trazer alguns já tinham ido!!!

 

Bem hoje estava numa de criticar, espero que não leves a mal e que quando eu postar o meu o faças em dobro pois são com as criticas que reflectimos e evoluímos.Mas está sem duvida um aquário promissor...

Não venhas agora com desculpas... estás marcado!!! :) Vais levar tantas e boas que nem sabes de onde vão cair... :?

 

Neste aquário funcionava bem o método que usaste no "Rise across the limits" para simular o sol...

Em principio não haverá sol, mas o papel branco deverá sair... depende do boletim meteorológico :wink:

 

Quanto à mistura da Eleocharis com a H. Cuba, continuo a achar que ficaria melhor apenas Eleocharis em algumas zonas, nomeadamente junto às pedras/tronco. O aquário ia beneficiar com H. Cuba apenas nas zonas abertas, de modo a haver um notório contraste e textura com a deslocação do olhar.

Tens toda a razão, mas a minha preocupação é mesmo fazer com que essas plantas cresçam... não está nada, mas mesmo nada fácil e para isso basta comparares o lado esquerdo com o direito!!! A sombra da copa tapa-me a luz nessa zona e tanto a HC com a Eleocharis demora... a crescer.

Vamos ver como isto se comporta, tenho sempre uma solução que é podar rente a eleocharis nas zonas onde pretendo dar textura á cuba.

 

Anyway, continua! É bom possível que ainda vás a tempo de concorreres ao ADA com ele. Isso limpinho e sem equipamento deve ficar muito bom!

Eu não tirei o equipamento já para que dissessem alguma coisa... estava á espera que dissessem ah e tal está sujo... ::D:

Este fim de semana já arranjo umas fotos fresquinhas sem equipamentos.

 

Não é querer imitar, mas um dia quero montar algo parecido...

Estás á vontade, força com isso! O que é preciso são áquas para a malta ver...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

simplesmente lindo .... adoro layout assim .... definido e sem excessos .... aproveitando sua experiência .... será que um layout "semelhante" em aquário de 200 x 45 x 50 ficaria bom .... mais uma vez parabéns e obrigado ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so ha uma maneira de melhorar este layout, o problema e' que nao vejo nenhuma soluçao natural possivel:

 

era a arvore estar coberta de flores rosa como uma sakura :rox:

 

parecia mesmo um quadro oriental

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos comentários.

Tal como tinha prometido, aqui fica uma foto sem equipamentos.

 

20070318c.jpg

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está verdadeiramente genial!

 

Para quem no príncipio disto tudo dizia que não eras capaz, acabaste de dar uma lição a muitos!

Bela representação de árvore Filipe!

 

E quem faz uma árvore faz tudo!

 

 

Grande abraço!:shock:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Filipe,

 

Como sempre uma espectacular montagem de uma elegancia e harmonia fora de vulgar (paranão falar da imaginação) muitos parabéns.

 

Já agora o que é que tens a servir de fundo ? cartolina, Kapaline ? e outra coisa esse material só tens no fundo ou tb colocas de nos lados ??

 

Cumps Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que aquilo seja vinil lili...

 

Depois acho que ele põe uma luz por trás que lhe dá aquele aspecto brilhante, penso eu de que...Ou não.:shock:

 

Filipe, vais concorrer ao ADA com esse ou com o de 240?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Bernardo,

 

Muito obrigado pela ajuda mas será vinil branco ? e será auto-colante ?

 

Cumps Lili

Sim, vinil é autocolante, mas espera pelas palavras do filipe, que ele é que o usa, e eu não tenho a certeza.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito zen, Filipe :shock:

 

Agora sim, tenho de dar a mão à palmatória, sempre conseguiste arranjar maneira do musgo ficar bem.

 

Grande abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande FAAO

 

Gostei imenso do resultado final deste aquario e de todas as montagens que tenho visto tirando o de 240 que tem os discus que eu adoro...este teu aquario e o melhor...esta simplesmente fantastico...conseguiste por em practica no musgo da "arvore" toda a tua tecnica de poda...e alem disso gosto da profundidade que deste ao aquario...so o comento este aquario agora porque tenho o vindo a acompanhar desde o inicio e não quis dizer nada...ate ver o resultado final...e sou sincero no inicio da montagem tive as minhas duvidas em relaçao ao musgo da arvore ficar assim mas tu conseguiste e so te digo concorre ao ADA com esse aquario e MUITOS PARABENS bang

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para quem no príncipio disto tudo dizia que não eras capaz, acabaste de dar uma lição a muitos!

A primeira tentativa foi para estudo e dar alguma esperança e "razão" aos que defendiam a teoria do impossivel...

Mas assim que estudei o comportamento do musgo vi que afinal o projecto tinha "pernas para andar" e que mais uma vez a minha teimosia iria dar resultados.

Era tudo uma questão de tempo... mas ainda bem que eles estavam errados! É sinal que consegui!!!

 

penso que aquilo seja vinil lili...

 

Depois acho que ele põe uma luz por trás que lhe dá aquele aspecto brilhante, penso eu de que...Ou não.:D

 

Filipe, vais concorrer ao ADA com esse ou com o de 240?

O fundo é vinil autocolante branco sem qualquer tipo de luz posterior. Podem encontrar á venda branco mate ou brilhante, o que usei e uso em todos os meus áquas é o brilhante.

 

Quanto ao ADA vamos ver, tudo depende de como se comportar o layout. Eu a participar este ano no ADA é com este e vou tentar enviar os 2 para o AGA.

Como não uso a marca é bem provável que não fique bem classificado e como não faço questão de referenciar outro tipo de produtos no setup... talvez fique na 2ª parte da tabela. Pelo menos devo receber um livro, sempre vale a pena concorrer.

 

Agora sim, tenho de dar a mão à palmatória, sempre conseguiste arranjar maneira do musgo ficar bem.

Nunca dúvides da minha teimosia :wink:

 

 

...ate ver o resultado final...e sou sincero no inicio da montagem tive as minhas duvidas em relaçao ao musgo da arvore ficar assim mas tu conseguiste

Isto só prova que não se deve desistir de um projecto ou ideia. Mesmo que esta não resultasse eu tentaria novamente... mas afinal encontrei o segredo para amarrar o musgo á 2ª tentativa.

 

Abraço e obrigado a todos pelos vossos comentários.

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentas-te com aquele fundo que metes-te no outro aquário, tipo por do sol? Devia ficar porreiro.

Continuo é a achar que o efeito nas pedras do riacho com musgo não está a funcionar. Fica muito igual á copa da árvore e corta um bocado o efeito. Com algo a imitar mais juncos, tipo E. tenellus era capaz de ficar mais realista.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Já experimentas-te com aquele fundo que metes-te no outro aquário, tipo por do sol? Devia ficar porreiro.

Ainda não experimentei porque o vinil que uso é autocolante, uma vez que o remova é inutilizável. Se removesse o vinil teria de arranjar uma alternativa para um fundo provisório de forma a não se ver os fios e acessórios de trás do áqua.

Como esta foto não é final, quando achar que o layout deve ser fotografado para esse fim, tirarei fotos com e sem vinil para ver o efeito.

 

Continuo é a achar que o efeito nas pedras do riacho com musgo não está a funcionar. Fica muito igual á copa da árvore e corta um bocado o efeito.

A alternativa ao musgo seria a Cladophora e nunca riccia como alguns aqui referiram, mas estariamos a bater no mesmo... tonalidade de cor semelhantes!

Acho que o melhor seria mesmo tirar o musgo e manter apenas as pedras, mas como até não desgosto do efeito fica para lá até me decidir do toque final.

 

Com algo a imitar mais juncos, tipo E. tenellus era capaz de ficar mais realista.

Agora deixo-te um desafio, como controlavas esses ("juncos") tenellus? Mesmo que usasse Eleocharis... como controlavas o crescimento de uma planta que se propaga através de runners? Ainda mais, arranja-me uma planta que não seja volumosa e desproporcional para o efeito, que não se espalhe e que estagne no local plantado... Acorus Gramiineus/Green ou Acorus Pusillus? Podem ser uma opção, mas mesmo assim ainda acho que ficam um pouco desproporcionais...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como controlavas o crescimento de uma planta que se propaga através de runners?

 

papillon_pflegeset_schere_gerade_p1.jpg

 

Ainda mais, arranja-me uma planta que não seja volumosa e desproporcional para o efeito, que não se espalhe e que estagne no local plantado

Abraço,

 

lilaebras1.jpg

 

Espalhar, espalha sempre, mas acho que seria a que resulta melhor. As tennelus são demasiado grandes.

 

De resto, a prespectiva está excelente e a árvore também. Estou curioso por ver isso com outro fundo, pois nunca gostei muito desse. Brilha demais.

 

Um azul céu com umas nuvens pintadas 8)

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

papillon_pflegeset_schere_gerade_p1.jpg

lilaebras1.jpg

 

Espalhar, espalha sempre, mas acho que seria a que resulta melhor. As tennelus são demasiado grandes.

Estou admirado com a tua resposta :mrgreen: sim "sinhor" nunca tinha pensado nisso...

Já alguma vez plantaste eleocharis em areia silica? Eu por acaso na zona de trás do áqua tenho lá uns pés que se escaparam... mas não encontro os runners!!!

Será que os gajos ficaram enterrados ou a minha eleocharis será especial? ;)

 

Estou curioso por ver isso com outro fundo, pois nunca gostei muito desse. Brilha demais.

Sabes que a combinação do verde, preto e branco não cai bem a todos... muito menos depois de um desaire tão grande e logo quando já tava no papo!!! 8)

 

Um azul céu com umas nuvens pintadas :mrgreen:

Ui.. não estragues o momento!!! Lá estás tu a estragar o layout... Azul!? Sinceramente.... :lol:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Pior que um "portista lixado" só mesmo 48.000... eu estive lá e vi, ninguém me contou... #cool

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

Estou admirado com a tua resposta ;) sim "sinhor" nunca tinha pensado nisso...

Já alguma vez plantaste eleocharis em areia silica? Eu por acaso na zona de trás do áqua tenho lá uns pés que se escaparam... mas não encontro os runners!!!

Será que os gajos ficaram enterrados ou a minha eleocharis será especial? 8)

 

Não me referia à eleocharis mas sim à Tennelus.

 

 

Ui.. não estragues o momento!!! Lá estás tu a estragar o layout... Azul!? Sinceramente.... :mrgreen:

 

Claro que estava a exagerar :mrgreen: mas se calhar uma cartolina azul clarinho....nada de vinis nem essas coisas muito brilhantes e de cores fortes.

 

Ps. Pior que um "portista lixado" só mesmo 48.000... eu estive lá e vi, ninguém me contou... :lol:

 

He! He! és cá dos meus, pensavam que eram favas contadas #cool

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não me referia à eleocharis mas sim à Tennelus.

 

Mas mesmo assim acho que entre as pedras não encaixa lá muito bem!!! É alta de mais!!!

Se fosse no local onde tenho a blyxa, aí concordaria... agora na zona das pedras, não acho que seria a melhor opção.

 

Quanto ao fundo, nas fotos finais não vai existir!

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FANTABULASTICO

 

so uma coisa que nao e nao gosto mais acho que devia sei la ter uma luz lateral ou assim para sair melhor na foto.

 

por baixo da ''arvore'' esta muito escuro, mal se ve.

 

acho que se se colocasses uma luz latetal ou assim so para ver se ''iluminava'' mais aquela zona para a foto, ficava melhor.

 

mas isto e o que eu acho se calhar depois via e nao gostava.

 

 

nao deixa de estar um excelente quadro :mrgreen:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.