como controlar o amoniaco?


Recommended Posts

Olá.

 

qual a causa de agora aparecerem nitritos?
Pois... tu não tens é filtro biológico... daí que as bactérias não são suficientes para dar conta da amónia

Idém para os nitritos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois... tu não tens é filtro biológico... daí que as bactérias não são suficientes para dar conta da amónia (forma básica do amoníaco).

 

Desculpa estar a intrometer-me... mas a amónia é o ácido conjugado do amoníaco. A forma básica do amoníaco são os iões HO- que se libertam quando este está em solução aquosa.

Foi só uma correcção mesquinha.... :shock::shock:

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois... tu não tens é filtro biológico... daí que as bactérias não são suficientes para dar conta da amónia (forma básica do amoníaco).

 

Desculpa estar a intrometer-me... mas a amónia é o ácido conjugado do amoníaco. A forma básica do amoníaco são os iões HO- que se libertam quando este está em solução aquosa.

Foi só uma correcção mesquinha.... :shock::shock:

Cumps

Duarte

 

Olá!

 

se não estou em erro o amónio transforma-se em amoniaco à medida que o PH sobe e ultrapassa o ph7. Sendo nesta forma muitissimo mais letal para os peixes.

 

Neste caso concreto e na sequencia do que já disseram, o que o spedy deve fazer é colocar um filtro com três camadas

+ 1º filtragem mecanica

+ 2º filtragem biológica (próprio para fixação de bactérias nitrificantes)

+ 3º 1 a 2 cm de lã para que a água saia o mais limpa possível

 

para colonizar rapidamente o filtro podes usar o nitrivec da Sera, na Sera tens também um produto para combater emergências como esta, não me lembro o nome mas pesquisa no site deles que encontras.

 

é ainda preciso assegurar que o aqua tem uma circulação de água por hora de 2 a 3 vezes o seu volume e que há agitação à supercie de modo a garantir a oxigenação da água.

 

Boa sorte e cuida bem dos teus peixes,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a lã/algodão não deve ser o primeiro filtro que a agua encontra?

 

o último :shock:

 

o raciocinio é primeiro filtrar as maiores particulas e por último as mais pequenas.

A lã é precisamente a que apanha as particulas mais finas. Se colocada em primeiro lugar, além de menos eficaz tende a entupir ao ser bmbardeada com particulas grandes.

 

deves por em último, a seguir á filtragem biológica.

 

bom trabalho,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE("

 

Desculpa estar a intrometer-me... mas a amónia é o ácido conjugado do amoníaco. A forma básica do amoníaco são os iões HO- que se libertam quando este está em solução aquosa.

Foi só uma correcção mesquinha.... :wink::wink:

Cumps

Duarte[/quote)

 

Olá!

 

se não estou em erro o amónio transforma-se em amoniaco à medida que o PH sobe e ultrapassa o ph7. Sendo nesta forma muitissimo mais letal para os peixes.

 

Não está em erro não, isso acontece porque como, eu referi, a amónia

é o ácido conjugado do amoníaco (base fraca), assim se o pH aumenta (mais HO-), a amónia vai dar origem a amoníaco. Mas, se não se aumentar o pH, a amónia vai reagir com a água, dando origem a iões H3O+ que vão acidificar a solução. Como o amoníaco é uma base fraca, não altera os valores de pH como por exemplo substâncias com HO- (bases fortes). Deste modo, um desequilíbro de pH induzido pelo NH3 é facilmente corrigível, sendo a preocupação de o remover da água. Opção: TPAs

cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Olá.

Pois... tu não tens é filtro biológico... daí que as bactérias não são suficientes para dar conta da amónia (forma básica do amoníaco).

Desculpa estar a intrometer-me... mas a amónia é o ácido conjugado do amoníaco.

Tens toda a razão. Lapso meu, deveria ter escrito forma ácida do amoníaco.

 

A forma básica do amoníaco são os iões HO- que se libertam quando este está em solução aquosa.

Agora aqui já estás a dizer mal... :wink:

 

A forma básica do amoníaco não existe. Nem com uma base muito forte consegues retirar protões ao NH3.

 

O Amoníaco é NH3... pura e simplesmente. É uma boa base... não é uma base fraca... o ião amónia é que é um ácido fraco...

 

NH3 + H2O -> NH4(+) + OH(-)

 

Não está em erro não, isso acontece porque como, eu referi, a amónia

é o ácido conjugado do amoníaco (base fraca), assim se o pH aumenta (mais HO-), a amónia vai dar origem a amoníaco.

Errado... já o escrevi muitas vezes aqui no Fórum.

 

A amónia não passa a amoníaco após um pH específico. Aliás, nenhum ácido/base faz isso. Qualquer que seja o pH, teremos sempre em solução NH3 e NH4+... até a pH=1 temos NH3... é, é a uma concentração muito baixa.

O que se deve dizer é: Quanto maior o pH, mais deslocado está o equilíbrio NH4+ -> NH3

 

Mas, se não se aumentar o pH, a amónia vai reagir com a água, dando origem a iões H3O+ que vão acidificar a solução. Como o amoníaco é uma base fraca, não altera os valores de pH como por exemplo substâncias com HO- (bases fortes). Deste modo, um desequilíbro de pH induzido pelo NH3 é facilmente corrigível, sendo a preocupação de o remover da água.

Mais uma vez... errado.

 

A amónia não reage com a água se o pH for baixo... "deixa-se estar" sobre a forma de NH4+, e não liberta protões para a água.

Outra vez, o Amoníaco é uma boa base. Só com amoníaco consegues atingir pH=10... achas mau :wink:?

 

Lá por não ter um OH- na fórmula, não quer dizer que não aumente o pH. Ele não tem OH-, porque origina-os doutra maneira... rouba protões à água, deixando os restos... OH-

 

NH3 + H2O -> NH4(+) + OH(-)

 

Um desequilíbrio de pH com NH3, é morte certa... :wink:

 

Em sistemas naturais, mesmo nos nossos aquário há sempre mais NH4+ do que NH3. As suas concentrações só se igualam quando o pH é igual a 10... coisa que nem em alguns tanques de africanos se deve conseguir obter... digo eu.

 

Cumprimentos

E obrigado pelo reparo.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivanpanz:

 

Então assim qual é a lógica de falar em carácter neutro de, por exemplo NH4CL? :? Aqui este separa-se em NH4+ e Cl- e então aí o NH4+ reage com a água e liberta H3O+. o CL- reage também com a água e forma HCL + HO-, indo este neutralizar o H3O+. Enfim, quem anda a "comer" titulações, dissociações e rx ácido/base e redox para sexta-feira fica um pouco chanfrado, deixa lá.... :?

 

Spedy:

Experimenta a fazer TPAs com água de garrafão e não canalizada, deve estar ai o mal

cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Então assim qual é a lógica de falar em carácter neutro de, por exemplo NH4CL? Question Aqui este separa-se em NH4+ e Cl- e então aí o NH4+ reage com a água e liberta H3O+. o CL- reage também com a água e forma HCL + HO-, indo este neutralizar o H3O+.

Ok... se vais fazer teste ou exame do que quer que seja, boa sorte então na parte de química :?

 

Primeiro de tudo, eu nunca disse que o ião amónia não era ácido:

 

o ião amónia é que é um ácido fraco...

Ou seja, tu dizes que quando se dissolve Cloreto de Amónia em água, ficamos no final com HCl (olha que o "l" de Cl é minúsculo, não escrevas isso no exame) e NH3? É isso?

Se é isso que pensas, então boa sorte... vais precisar dela :?

Se duvidas do que te digo, podes ir ao AKI, compras uma solução de NH3/NH4+ e uma de HCl... juntas as duas, e depois no final logo vês se continuas com HCl e NH3... :?

 

Em soluções aquosas, e não só, a junção de 2 produtos que possam reagir entre si tende sempre para o estado de menor energia. E no caso da dissolução de NH4Cl em água, a menor energia é formarem-se os iões NH4+ e Cl-... não formarem-se as espécies HCl e NH3...

A par do NH4+ ser um ácido fraco, o ião cloreto é uma base fraca... se não o fosse, segundo a tua lógica, quando dissolvesses HCl em água, o H+ baixava o pH, e o Cl- ia captar protões à água formando OH-, que iria neutralizar o abaixamento do pH... e nesse caso o HCl seria neutro... e não ácido...

 

Enfim, quem anda a "comer" titulações, dissociações e rx ácido/base e redox para sexta-feira fica um pouco chanfrado, deixa lá....

Eu já comi muita química... desde o secundário até 4 anos de faculdade... só de química :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Toda a gente já te respondeu o que deves fazer...

Se acontecem outras coisas, que a nós nos parecem ser "por milagre", então das duas uma:

 

Ou não estás a fazer aquilo que a gente diz, ou então não nos estás a contar qualquer fenómeno que possa originar essa amónia no aquário...

 

Já foram dadas aqui inúmeras possibilidades para isso acontecer...

 

Comida em excesso (não necessariamente alimento que não é comido)

Falta de filtro biológico (o mais provável)

Excesso de peixes

Morte de peixes/plantas que não são retirados do aquário

Etc...

 

Para todas elas já te demos indicações como proceder.

Se as coisas não se alteram, é como digo... ou tu não aplicaste as nossas soluções devidamente, ou então passa-se algo que não nos contaste/apercebeste que está a causar isso. Para ti que estás aí em frente ao aquário é difícil, imagina a nós que nem o estamos a ver...

 

Além do mais, colocaste o problema há 11 dias atrás... não podes esperar que as coisas se mudem de um dia para o outro... tens de ter paciência. Já aqui foi dito que o teu problema foi não ciclares o aquário devidamente... agora primeiro que as bactérias se estabeleçam, e mais importante, que comecem a dar conta do recado, tens que esperar...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:)

Bolas!!!

Montei o meu aquário à uma semana e agora a medir deu-me 0.5mg/l de amónia... e tenho usado o Nutrafin Cycle... pelos vistos valia mais ter posto o nitrivec!

E agora? com duas Colisas Cobalto e 1 Corydora Aenus que vou fazer a isto? dar com um martelo no vidro era um óptima solução! :)

Nitritos 0, se tivesse usado nitrivec já estavam praí a 3Mg/L...

 

Sorte desgraçada...

 

 

Beijos

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é grave.

Puseste os peixes é claro que tinhas que ter um pouco de amónia, pois o ciclo ainda não está bem concluido. A entrada dos peixes nesta fase só vai acelerar o ciclo.

Só tens que ter atenção e fazer umas tpa's semanais. Daqui a uns tempos isso já está tudo equilibrado.

 

O secredo aqui é paciência. Está a correr bem não te preocupes.

 

 

Cumps

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.