Bomba de ar - é mesmo necessário??? - Opinião


Recommended Posts

Boas,

 

Eu comprei um aquario com 150 litros reais em que tenho um filtro de decantação com um caudal de 550 l/h e um termostato com 150 W.

Ontem acabei a montagem, já está plantado e decorado (1 tronco madeira uma pedra castanha muito leve que não sei o nome, e mais um enfeite).

 

Estive na duvida se colocava uma BOMBA DE AR ou não.

Decidi por uma, como tenho um aquario de 54 litros tirei-a de lá e coloquei-a no grande.

 

Mas já li neste forum que a bomba de ar tira o CO2 ás plantas e eu concordo.

A minha duvida é: Acham que devo tirar a bomba de ar ou não haverá problema para as plantas?! É que eu não tenho um injector de CO2.

 

Pedia a vossa opinião, se puderem....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar serve para dar movimento à água. Com essa movimentação é normal que se liberte o CO2.

 

De qualquer forma não há problema nenhum, podes meter à vontade.

 

Ajudava se dissesses qual é o objectivo do aquário. É um plantado (que plantas), etc. Comunitário?

 

Coloca umas fotos se possivel.

 

Abraços

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Saber esperar é uma virtude! Criar um tópico e 2 horas depois já estar a perguntar o que se passa não é concerteza a melhor forma de cativar os users a ajudarem.

 

Já agora, uma busca na internet teria mostrado isto:

 

Bombas de ar

Uma bomba de ar bombeia o ar que borbulha dentro do seu aquário. Uma bomba de ar serve dois propósitos. Primeiro, assegura que o seu aquário mantém uma adequada concentração de oxigénio. Uma bomba de ar NÃO é necessária para este objectivo, desde que o aquário mantenha um movimento de água adequado juntamente com alguma agitação da superfície. Este é geralmente o caso quando se usa um filtro externo. Em segundo lugar, as bombas de ar podem ser utilizadas para forçar a água a circular através de um filtro. Se for usado um filtro de fundo, por exemplo, uma bomba de ar produz bolhas que forçam a água a subir no tubo do filtro, forçando a água a circular pelo filtro. Em grandes aquários, cabeças motorizadas efectuam a mesma função. Assim uma bomba de ar não é necessária, desde que o aquário possua uma boa circulação de água.

 

"retirado de: http://faq.thekrib.com/pt/begin-hardware.html "

 

ou então isto:

 

As bombas de ar não são indispensáveis nos aquários se não existir um filtro de fundo. A oxigenação da água pode ser conseguida se se criar movimento à sua superfície, com a ajuda do retorno (saída de água) do filtro, onde pode ser aplicado um chuveiro. Ao contrário do que muita gente pensa, é devido à agitação na superfície que se dão as trocas gasosas. O dióxido de carbono é libertado e introduz-se algum oxigénio na água. As bolhinhas que saem das pedras difusoras das bombas de ar, apenas poderão ajudar a criar esse tal movimento à superfície.  

 

"retirado de: http://www.aquariofilia.online.pt/default....id_instalacao=5 "

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela pressa, não era a minha intenção.

Eu já tinha pesquisado alguma coisa, mas como sou um pouco inespriente ainda nestas andanças só queria saber a opinião de alguem mais entendido.

Já fiquei esclarecido.

Obrigada pela ajuda, e espero contar com a tua ajuda e de outros users para esclarecerem uma eventual duvida.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

a bomba de ar é essençial para manter os peixes em boas condiçoes.

dou te o meu exemplo em que tirei a bomba de ar , e durante a noite morreram me 4 discos. nao te esqueças de comprar o kit para medir o ph , assim os respectivos produtos para o manter (ph+ e PH-).

o ideal é o neutro 7.0. saudaçoes fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

a bomba de ar é essençial para manter os peixes em boas condiçoes.

Não sei porquê...

Lá porque aconteceu assim ou assado no nosso aquário, não quer dizer que seja igual para tudo o resto...

 

As bombas de ar, mais correctamente, a agitação da água depende de aquário para aquário. Há peixes que sobrevivem muito bem, até melhor, se não existir agitação na água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a bomba de ar é essençial para manter os peixes em boas condiçoes.

dou te o meu exemplo em que tirei a bomba de ar , e durante a noite morreram me 4 discos. não (palavra corrigida) te esqueças de comprar o kit para medir o ph , assim os respectivos produtos para o manter (ph+ e PH-).

o ideal é o neutro 7.0. saudaçoes fernando

 

 

 

Certamente que se isso aconteceu não foi devido à bomba de ar. Depender da bomba de ar para manter discus (ou outros peixes) saudáveis é, no mínimo, trabalhar no fio da navalha!

Na minha opinião, bombas de ar, só em aquários de reprodução. Nem em aquários comunitários que, quanto a mim, devem estar sempre equipados com bombas de circulação sobredimensionadas para o caso de ser necessário fazer algum tratamento, e aí sim, colocá-las no máximo...

 

 

Fica a ideia.

 

 

Abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não sou muito de água doce, mas acho que, além do efeito que faz na água, evitaria que alguns pontos do aqua ficassem com água estagnada e ajudaria à troca gazosa!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E faz sentido colocar uma simples cabeça motorizada de 400L/H a agitar a água?

 

Beijos

 

 

Depende do teu objectivo, dos peixes que tenhas e, essencialmente, da capacidade do filtro - quer em circulação quer em massa filtrante (de qualidade)!!

 

 

 

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para teres uma ideia, não uso bomba de ar, tenho um aquário com 40cm de altura, injecto CO2, e no entanto os peixes estão em optimas condições, sem respiração ofegante, e muito raramente vêm à tona respirar. tenho 2 filtros, 1 interno que mantenho o mais à tona possível a sua "boca", de forma a criar alguma movimentação da água à superfície para se darem trocas gasosas, e um exterior cuja mangueira de retorno ao aquário está também quase à superfície, embora o caudal não seja tão forte que permita grandes oscilações. talvez se não tivesse o filtro interno tão à superfície conseguisse valores mais altos de CO2, e as plantas também oxigenam a água, mas tenho medo de arriscar, muito embora esteja em vias de baixar um pouco mais o interno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá.

 

mas sempre que desligo as bombas de ar os peixes começam a vir respirar ao de cima .

porque sera?

Não terás peixes a mais?

 

Aqui ninguém é contra as bombas de ar... somos é contra o desperdício de energia... Muitos filtros podem fazer o mesmo efeito que uma bomba de ar. Está aí a diferença.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.