Aquario Montado, Peixes MORRERAM ao fim de 2 dias. AJUDA!!!


Tiaago

Recommended Posts

Boas...

 

As plantas já deveriam ter sido colocadas à muito :) Se vais comprar barras, tens variedade por onde escolher, quer nas lojas de aquariofilia (seachem tabs por exemplo) quer nas outras, mas aqui tens de ter cuidado com a composição. Para além disso vais ter também que comprar fertilizante liquido, podes ler um artigo muito bom sobre nutrientes que está no sub-forum plantas, está inamovivel e penso que te vai ajudar. Depois, tens de ter atenção às plantas que compras, penso que deves começar com que seja mais fácil como anubias, fetos de java, cabombas etc.

Quanto aos peixes, pensa bem no que vais comprar, porque depois começas a ter para aí uma "salada russa" que não fica nada agradável. Se vais optar por guppies, opta por um trio e não um duo.

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação às plantas, realmente não sabia que se deviam colocar antes.

 

Em relação aos guppies, comprei 2, um casal. Convem comprar mais um, é?? porque??

 

Comprei tb um limpa fundos... eu pedi um comedor de algas, e venderam-me um Plecostumos Pequeno. Acho que errei na compra porque me parece que este vai crescer mais do que desejo.

 

Tenho umas questoes que me surgiram hoje quando coloquei os peixes no aquario.

 

Quantas horas de luz é que devem ter?? eu já li por ai 11 horas, mas nao sei se é para estes peixes.

 

A comida que comprei para os guppy é JBL NOVOBEL (comida para todos os peixes de aquario) em flocos... deitei um floco no aquario e os peixes nem lhe tocaram ainda. .. é normal? será de estarem "stressados"?

 

Para os peixes de fundo comprei NUTRA MAX SPIRUL em pastilhas.

 

Obrigado pela ajuda.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foste comprar um pleco, unacreditável, esse bichinho cresce até aos 30 cm, é uma maquina de fazer cocó, não estás a ver bem........

 

Se calhar não comem por stress.

Era essa a comida que eles estavam habituados?????

Pois se não era tens de ter calma. para o tipo de plantas que o se7ven disse pode ter 8 horitas pois são plantas que não requerem muita luz... nem muitos cuidados pois uma anubia e tão resistente que aguenta meses dentro de um saco de plastico.....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já vi que fiz asneira. Mas enquanto que é pequeno deixo estar e mais tarde ofereço-o a alguem que goste deles maiores.

 

Em relação às Plantas posso coloca-las já? ou é melhor esperar algum tempo? Se for para por já, quantas plantas devo colocar da primeira vez?

 

O se7en disse para por 3 guppys e não 2... porque?? ponho 2 machos e 1 femea ou 1 macho e 2 femeas??

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nem eu sei porque tres e não dois, em relaçao as plantas coloca as que tu quiseres tens é de ter em atenção pois há plantas que requrem atençoes especiais tais como luminusidade especifica , ph.e coloca as já enquanto tens poucos peixes, vai ao site www.tropica.com e vê as planats e seus requesitos...... guppys é do melhor ainda ontem nas ceram me alevins de guppys que por sua vez ainda são pequeninos, são altamente reprodutivos portanto tanto faz 2 machos e uma fêmea e 1 macho e duas fêmeas , o ou os machos vão andar sempre atraz dela/s, por isso tanto faz

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de seguir tudo o que me foi dito aqui e de errar em relação ao Pleco que possivelmente foi má compra, e que errei também em não colocar plantas antes... eis que os meus dois Guppys MORREM.... ;):arrow::arrow::cry:

 

Coloquei-os o domingo à noite e ontem quando desliguei a luz estava tudo OK com eles... já tinham começado a comer e tudo...

 

Vou passar a descrever o que fiz para me tentarem dizer qual a razão da morte se Possivel.

 

Ontem, depois de colocar comida no Aqua, desliguei a luz (não sei se os Guppys preferem comer de dia ou de noite??) e coloquei um relogio para a luz ligar a horas certas... a ideia é por 8h de luz tal como foi dito aqui. . e decidi por o horario desde as 16h até sensivelmente as 24h.. como o sistema é automatico, este so ligou a luz as 16h.

Ou seja, o aqua esteve desde ontem as 23h ate hoje as 16, sem luz. (17horas)

Será dai a razão dos meus lindos GUppys terem morrido?

pareceu-me também ter visto dejectos a andar na corrente feita pela bomba. pouca coisa. mas ao fim de dois dias, não me parece que as "substancias toxicas" ja se tivessem acomulado assim tanto para os matar...?!

 

Não me peçam para fazer testes para além de PH (que esta entre 7 e 7,5) porque não tenho possibilidades de os comprar.

 

A temperatura da agua esta a 27º desde que eles tão no aqua...(tenho regulada para mais baixo, mas com este calor... não dá)

 

TEnho carvão activado no filtro desde que o montei (1 semana) mas já tinha sido utilizado e hove peixes que morreram (de velhos) quando o filtro tinha lá o carvão) será disso?? vou ja tratar de tirar o carvão pelo sim, pelo não.

 

O Pleco parece estár bem, pelo menos está lá agarrado a um tubo...

 

Que me aconselham?? Conseguem explicar, com os dados que eu dei qual a razao da morte?? Não queria comprar mais para me acontecer o mesmo... é muito triste isto :cry: ...

 

Obrigado desde já pela ajuda e por lerem este testamento até ao fundo.. :D

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como deves ter calculado.. se clahar a morte dos peixes, foi devido aos erros atabalhoados que cometes-te desde o inicio do aqua... (desculpa tartar-te por tu, mas dá-me mais jeito :arrow:)

 

Deverias ter feito o ciclo de no minimo 2/3 semanas, e poderias ter colocado plantio, ajudava bastante! Depois sempre tens a questão das bacterias, que são fundamentais para o desenvolvimento do aquário e é para isso que serve o ciclo!

 

Esses guppys, foram como um teste no teu aquário, agora deixa o pleco (que é um erro :arrow:) e coloca plantio, deixa, como que, cilcar durante umas 2 semanas e coloca de novo especies lentamente, vais ver que duram mais um pouco :cry:

 

Os guppys como qualquer poecilideo, não é um animal nocturno, como o pleco, logo, sendo peixes, ao desligares a luz, metade do seu cerebro torna-se inactivo, e não têm vontade de comer, pois, também não veem a comida!

 

Isso não foi apenas da comida, com certeza não comeram... mas os guppys duram algum tmepo sme comer e não vai ser por 17 horas que iam morrer! A mim, parece-me ser mais do ciclo!

 

Coloca lá plantinhas naturais não limpes o filtro nos proximos tempos e alimenta o pleco... daqui a duas semanas coloca de novo dois guppys e depois diz como foi :cry:

 

PS: podes fazer uma TPA de 1/3 do aqua daqui a uma semana, pois o pleco sempre deixa residuos, mas cuidado, tenta tirar o cloro, eu costumo encher garrafois com água da torneira e deixa-los estagnados durante uma semana abertos... o cloro evapora! agora com este calor, ainda é mais depressa! ;)

 

espero ter ajudado!

 

fica :D

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua ajuda Pedro. :wink:

 

Claro que me podes tratar por tu! ;)

 

Em relação ao Ciclo, não sei se leste todo o topico, mas estes peixes eram supostamente para fazer o ciclo. Foi dito por aqui que para 200L podia usar os 3 peixes... mas também foi muito estranho morrerem logo os 2 no espaço de 10horas... =(

 

Já tirei o carvão do filtro e era par ter colocado uma anubia hoje, mas nao tive oportunidade de ir comprar. Amanha já vou tentar comprar plantas e um novo carvão. ... já agora, para um JEBO 805, sabem por quanto fica +/- o saco de carvão??

 

Uma anubia serve para o ciclo?? Não queria comprar tudo de uma vez. (muitas plantas)

 

Obrigado pela ajuda.

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Uma anubia serve para o ciclo?? Não queria comprar tudo de uma vez. (muitas plantas)

 

E pode-se saber porque não?!? Penso que num aqua de 200L, teres uma anúbia ou não teres nada vai dar sensivemente ao mesmo. :D

Se possivel deverias por mais plantas, sei que por vezes os termos monetários não ajudam, mas que tal pores um tópico no espaço "procura" ou veres os tópicos do "oferta"?? Poderias assim comprar um lote de plantas que te pode ficar mais barato que 2 ou 3 plantas da trópica. ;)

 

Pensa nisso...

 

Quanto aos guppies, penso que não morreram devido à ciclagem ou falta desta. No meu aqua de 240L, comecei a fazer o ciclo também com guppies, pus uns 7 logo ao 4ºdia, hoje passado quase 4semanas, os ditos já fizeram criação e já estão na loja, por isso.... Se bem que cada caso é um caso, mas eu não ia por ai :wink:

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar fazer o que disses-te em relação às plantas se7en, mas qual achas que pode ter sido a razão para estas mortes?? se não é do ciclo será do que?? seria do carvão que estava no filtro? aquilo ja teve imenso tempo a funcionar quando estava na posse de um primo e morreram imensos peixes com este carvão / filtro no aquario... será que as bacterias do filtro é que me mataram os peixes??? eu lavei bem o filtro, mas ainda hoje voltei a lavar e voltou a sair sujidade que julgo ser de antes de eu ter montado o aquario... ou seja, do antigo dono.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claro que também não sabemos como os guppies estavam (é estranho não terem logo apetite), mas...

 

O carvão tem prazo de validade (ou será melhor dizer de capacidade?). Ao fim de algum tempo deixa de ter essa capacidade de absorver substâncias químicas e, dizem, até faz pior: devolve-as à água... Nunca usei.

 

Isso combinado com um ciclo por fazer... Há aceleradores de ciclo nas lojas: são frasquinhos com as bactérias de que precisas.

 

Para as plantas, o que precisam são plantas de crescimento rápido, como ceratophillum, elodea, etc.. Absorvem amónia e nitratos à mesma velocidade com que crescem. E crescer rápido é bom sobretudo se tens 200 litros e poucas plantas...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não tenho plantas nenhumas. Vou ver se encontro por ai pelo forum alguem que tenha à venda.

 

Em relação à qualidade da Agua, tal como o Joao Costa disse, vou colocar AQUASAFE da TETRA.. é boa ideia?? Deixa a agua melhor para receber os peixes, nao é?? queria por o aquasafe esta semana, que era para a proxima semana tentar colocar as plantas e na outra a seguir colocar novamente peixes.

 

O carvão do filtro já tirei... vou ver se arranjo outro carvão, mas não sei ainda se compre.

 

Colouquei uma outra bomba (pequena) no aqua que trabalha ao mesmo tempo que a luz. isto porque a tinha ali parada e tinha filtros embalados para ela. assim, durante algum tempo penso que vai ajudar na limpeza, mais tarde retiro-a se verificar que não é necessária.

 

Vou agora colocar uma imagem de como está o meu aqua e queria que me indicasses se é ou não assim que deve estar.

 

aquario9mb.jpg

 

Do lado direito tenho uma peça, que se liga o tubo que vem da bomba e um tubo que mistura o ar. eu tenho essa peça submersa de modo às bolinhas se espalharem por todo o aquario... é assim que deve estar?

 

Há algum limite para a quantidade de ar/oxigenio no aquario? ou posso ate ter o tubo de entrada de ar aberto ao maximo? de momento esta a "meio-gás.."!

 

Obrigado

 

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Eu ainda não tenho plantas nenhumas. Vou ver se encontro por ai pelo forum alguem que tenha à venda.

 

Pena não seres desta margem, senão oferecia-te meia duzia de pés de cabomba, já era uma pequena ajuda, mas como é obvio não chega. O JOSE costuma ter lotes de plantas, é veres se encontras algum tópico no sub-forum oferta. :twisted:

 

Em relação à qualidade da Agua, tal como o Joao Costa disse, vou colocar AQUASAFE da TETRA.. é boa ideia?? Deixa a agua melhor para receber os peixes, não (palavra corrigida) é?? queria por o aquasafe esta semana, que era para a proxima semana tentar colocar as plantas e na outra a seguir colocar novamente peixes.

 

Não tenho a certeza mas penso que o aquasafe é um anti-cloro :twisted: se for mesmo o que penso, de momento não te vai servir de nada, apenas quando fizeres as tpa's para o acondicionamento da água e isto é se não a deixares pelo menos um dia a repousar. O que o tiagodovale estava a falar são produtos para te acelerarem o ciclo. Penso que exista um da nutrafin, o cycle, mas não tenho a certeza, pois nunca utilizei. Podes também comprar um frasquinho de bacterias "enlatadas", stresszyme ou assim. Quanto aos peixes, como te disse penso que não foi do ciclo que morreram. Não se sabe as condições em que já se encontravam e se dizes que não comeram... :twisted:

 

O carvão do filtro já tirei... vou ver se arranjo outro carvão, mas não sei ainda se compre

 

Nunca usei carvão no filtro e não sei bem se vale apena. Isto é se tiveres plantas, pois penso que o carvão absorve nutrientes que as plantas necessitam, mas até as teres penso que não haja incoviniente nenhum em ser usado, se tiver "dentro do prazo" claro :shock:

 

Há algum limite para a quantidade de ar/oxigenio no aquario? ou posso ate ter o tubo de entrada de ar aberto ao maximo? de momento esta a "meio-gás.."!

 

Não há inconveniente nenhum em teres isso no máximo (de momento), mas para quê?!?!? Não há peixe, para que tar isso a bombar no máximo?? Não se justifica.

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às plantas, eu vou a almada busca-las na boa. Manda-me uma PM com o teu contacto que eu depois ligo-te.

 

Também vi um topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45928 mas ainda não consegui contactar a pessoa. ma sjá agora, que acham dos tipos de plantas que ele esta a vender? servem no meu aquario? eu gosto delas (aspecto) mas n vi se podia ou não por no meu Aqua.

 

Em relação à bomba ela não está com o ar no maximo... eu so queria saber se havia inconveniente.

 

O pleco também não comeu ontem.... deitei comida ontem por volta das 24h (quando desliga a luz) e hoje de manha ainda lá estava a metade da pastilha que lhe tinha colocado.. espero que logo, quando xegar a casa já a tenha comido.

 

Esses aceleradores de ciclo são caros?? Isto tá mau de finanças e a namorada já se ta a chatear com os gastos... :D :oops:

 

Obrigado pela ajuda.

 

Abraço.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi again

 

Pois... quanto às plantas que falas eu não aconselhava, pois penso que com a iluminação que tens, não iriam durar muito tempo...

 

O cycle da nutrafin penso que custe menos de 7.5€, mas não tenho certezas. :oops:

 

Quanto aos gastos... pois custa a todos, eu então a estudar, custa-me mesmo muito manter dois aquarios sem ter uma fonte de rendimento, mas chega-se la :D

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei o Cycle no aqua e já mudei filtros. Comprei ceramica nova, uma especie de "fio emaranhado" que substitui por um tipo esponja que tinha e ainda coloquei lã de vidro. (existem posições certas para colocação dos varios tipos de materias filtrantes ou tanto faz?? eu pus o "fio emaranhado" da eheim por baixo, depois a ceramica e por cima a lâ de vidro. Hoje à noite já troco a lã de vidro que está lá com 2 dias e disseram-me que ele fica sujo logo ao fim de pouco tempo.

 

Um erro que fiz, foi que despejei o saco com a ceramica para dentro do cesto do filtro e foi também o pó da ceramica junto. esqueci-me de passar por agua o cesto e quando liguei o filtro no aqua, veio uma mancha de pó que acabou por ficar à tona. Há algum problema com este pó? estava a pensar, com uma bomba mais pequena, à mão, filtrar essa sujidade. Que me dizem??

 

Hoje, vou tentar ir buscar umas plantas que o user se7en ofereceu! :wink:

 

Depois é esperar para colocar novos habitantes e ver se desta vez não morrem :wink:

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter plantado as plantas que comprei ao Se7en, andei a alterar o modo como a agua caia no aquario (saida do filtro) e depois de tirar a torneira e voltar a colocar, esta começou a verter, depois de apertar um pouco mais, partiu :wink::shock:

 

Agora, o filtro ta parado e tenho o aquario por conta de um filtro interior minusculo... =(

 

 

Tenho que esperar para ver se me arranjam a torneira. Mas de qualquer modo, se alguem souber onde encontrar torneiras para um filtro JEBO 805 agradeço. Para já, so a Aquaplante se disponibilizou para TENTAR arranjar.. mas não tenho garantias ainda...

 

se alguem souber onde encontrar, agradeço desde já...

 

Abraço

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá de novo e desde já peço desculpa por voltar a este topico.

 

Mas depois de 15 dias sem o filtro, eis que chegou a torneira e já está o filtro desde ontem a trabalhar.

 

Tal como tinha dito antes, 2 dias antes de parar o filtro, já tinha colocado cycle no aqua, e voltei a colocar uma semana depois como indicava na embalagem, mesmo sem o filtro estar a trabalhar. Penso que não há problema com isso, pois não? na embalagam diz que não ha perigo de sobredosagem...

 

Ontem, (15 dias depois da primeira dose) voltei a colocar uma dose "dobrada" que é a indicada apenas nas 2 primeiras vezes, mas coloquei essa dose porque tinha acabado de por o filtro a funcionar de novo.

 

A questão que coloco é se devo aguardar algum tempo para as bacterias colonizarem o filtro ou não é necesário esperar? é que no cycle diz que se pode colocar logo os peixes, que as condições da agua ficam logo prontas para os receber... mas como é lógico estou algo receoso.

 

 

O pleco durante estes dias tem estado muito bem, esta a crescer a olhos vistos... cheers

 

Obrigado desde já.

 

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá de novo....

 

Eu tenho colocado aqui mensagens com algumas duvidas e embora ninguem tenha respondido, vou continuar... :?

 

Hoje fiquei um tanto triste.... sabado ofereceram-me 2 guppyes (um macho e uma femea) que sabado pareciam muito bem... ambos comiam bem e andavam bem pelo aquario, ontem (domingo) não os vi nem alimentei (estive fora de casa e não consegui lá ir mesmo), hoje, quando sai do trabalho voltei a casa e verifico que a femea andava de um lado para o outro do aqua tipo maluca, mas pareceu-me que estava bem... o seu modo de estar permanecia igual a sabado. Já o macho esta muito murcho... e não comeu... ate o pus dentro da rede e deitei comida, mas ele nem com a comida à frente da boca comeu... já por outro lado a femea comeu tudo o que apanhou.

 

Fui fazer testes da agua a uma loja no olivais shopping, já que em casa não tenho os ditos.

 

Eles não tinham disponiveis muitos, pelo que me fiquei pelos de PH: que era 7 e de amonia, que estava a 0,1... (segundo a pessoa que me atendeu não é minimamente preocupante) ... amanha vou fazer teste de nitritos...

 

Outra coisa é a temperatura da agua.. sabado esta entre os 27/28º e hoje estava acima de 30º... Poderá ser da temperatura? eu acho um pouco estranho ate porque a femea está bem.. =/

 

Eu Tinha o aquario com um filtro interior, enquanto que o filtro exterior esteve parado por causa da torneira... será de o filtro principal ainda não ter bacterias suficientes??

 

Que acham que pode estar a acontecer?? :S

 

De onde virá o meu problema??

 

Abraços e obrigado desde já.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz hoje um outro teste, o de nitratos... o resultado foi entre 0 e 5 mg/l...

 

Acham que é muito/pouco?? na caixa dizia que ate 5mg/l estava OK....

 

O Gupie macho morreu, mas hoje deram-me mais alguns ainda muito pequenos só para ajudarem na estabilização do aquario... se morrerem não há grande problema, emora espere que isso não aconteça...

 

Como não tem comentado o que tenho dito, agradecia que me comentassem a quantidade de amonia, os nitratos e o PH da agua... dão-me essa ajuda?? :wink::P

 

Abraço e obrigado desde já

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não toquei no filtro durante o tempo que esteve parado. Teste de nitritos vou tentar fazer hoje.

 

Queria fazer uma TPA de 10%, mas como não consigo tirar o cloro à agua de modo "natural",deixando repousar a agua, estava a pensar recorrer a algo tipo cycle (que ja tenho em casa) ou AQUASAFE da TETRA. os anti-cloro são istantaneos?

tipo, eu estava a pensar fazer a troca com garrafões de 5 litros. encho o garrafão com agua da torneira, deito-lhe a dose indicada de aquasafe ou cycle e posso juntar logo ao aquario??

 

 

Mas os Nitratos e a amonia, estão bem??

 

Abraço.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.