Umas questões sobre caracois e não só.


bokasanta

Recommended Posts

Boas montei um aquário, á cerca de 1 mês e meio. E quando introduzi as plantas achei muita graça porque junto vinha um caracol. Agora passado este tempo, já contabilizo 6 caracois e todos muito bem desenvolvidos e a minha pergunta é esta:

 

Isto poderá representar algum tipo de ameaça ao equilibrio do aquário, do tipo virar uma praga de caracois? Se sim existe algum metodo para evitar isto ou basta tirá-los á mão?

 

A minha segunda pergunta é relacionada com o aparecimento, no vidro do aquário junto ao areão e em vários locais, de uma substancia gelatinosa envolvendo um número enorme de pequenas bolas parecendo ovos. Se forem ovos serão dos caracois ou dos neons?

 

Já agora uma ultima questão relacionada com os caracois. Eles comem as plantas aquáticas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, meia duzia de caracois não faz mal e até ajuda a combater algumas algas, mas se não forem controlados torna-se uma praga de dezenas ou centenas, o melhor, para não usar quimicos, é colocar botias palhaço.

 

Um abraço

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vires que estão a tornar-se mesmo uma praga e a comerem-te as plantas, já li algures que metendo uma folha de alface pendurada no aqua durante a noite, ao outro dia de manhã muitos deles estarão lá pendurados :lol: Depois é só deitares fora.

No meu caso, tenho apenas alguns que nem extermino exactamente por causa das algas. Mas, para controlar a população, como não tenho botias, um ou outro que eu apanhe a jeito à tona de água esmago-o com o dedo contra o vidro :shock: Os meus escalares adoram!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quero ter pragas... e não tenho :shock:

 

já pensei em pedir numa loja esses caracois...

 

eles não veem...

 

se veem não se reproduzem... nunca vi nenhum... não tenho algas...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL vais à FishPlanet em Benfica foi lá que consegui a minha criação particular :wink:

Comprei lá umas plantas que vinham cravadas deles na espuma que vem a envolver as raízes. Lavei e voltei a lavar para os tirar mas mesmo assim parece que não o suficiente.

 

Agora tenho uns belos exemplares bem gordinhos :)

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ricardo, se quiseres eu tenho cá ao pontapé. Envio-te uns 30-40 de Physias e Planorbis.

 

planorbis.jpg

Planorbis

 

physia.jpg

Physia

 

Para teres uma ideia, eles estão em cima de um cartão da vodafone, de tamanho idêntico a um cartão multibanco.

 

Mas estes que mostro aqui, são já dos maiores.

A enviar-te são animais de 2-3 mm cada.

 

Eu ofereço-tos, basta pagares-me os portes do correio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também ivanpantz, eu!!!!

Os meus Botias palhaço acabaram com todos os caracóis do meu aqua, andavam a fazer um bom trabalhinho, mas foram comidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracois sao pragas, no entanto se controladas são benéficos para as algas, acho que depende da especie, por norma comem algas, mas também podem petiscar uma plantas, mas la esta, os que petiscam plantas sao algumas especies! no meu futuro aqua, vou po-lo a ciclar com umas ampularias!

 

os phisias são pragas, e nunc amorrem :wink: no meu nano que est ainactivo a meses, isto parece mais um charco de M@£§€6 que outra coisa :D eles continuam vivinhos :oops:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

isso é nojento xD...

 

isso come algas? ou vira-se para as plantas? criam?

Eu não te percebo... primeiro dizes que queres.

Agora chamas-lhes nojentos? Em que é que ficamos?

 

Sim, comem algas, se bem que para mim há maneiras melhores de evitar algas. Não comem plantas. As únicas plantas que comem, são só as que já estão mortas.

 

Não sei se criam... eu comprei 100 caracóis destes e agora estou a oferecê-los... O que é que achas?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uma vez pedi esse caracois na loja...

E posso-vos dizer que não me arrependo em nada...

Desde logo se tornaram praga, limpam tudo, nem os vejo, são nocturnos...

Só vejo coisas benéficas neles...

Ricardo Gomes..

O que têm os bichos de nojento?..Não percebi essa apreciação....

Depois a praga que tinha quase que desapareceu voltando a aparecer quando voltei a ter algas...

A população controla-se a si mesma conforme as fontes de alimento...

 

Abraços

 

bernardo Gordo.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas, meia duzia de caracois não faz mal e até ajuda a combater algumas algas, mas se não forem controlados torna-se uma praga de dezenas ou centenas, o melhor, para não usar quimicos, é colocar botias palhaço.

 

Um abraço

 

Para quem não tem aquarios onde possa ter botias palhaço que podem atingir os 30 cm existe algum outro peixe ou camarão que possa ser utilizado para impedir estas pragas !?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.